Honda Racing

Honda apresenta planejamento e ações para provas off-road
27/7/2012 17:53

A Honda apresentou nesta sexta-feira (27) o planejamento de ações e patrocínios para competições off-road nacionais e internacionais até janeiro de 2013. A empresa terá uma equipe oficial, a Team HRC, do Japão, com quatro pilotos no Dakar, entre eles o brasileiro Felipe Zanol; patrocinará o Rally dos Sertões e o Enduro da Independência. O plano de ações divulgado inclui a disputa do Rally do Marrocos, na África.

As informações foram divulgadas pelo gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia, Alexandre Cury, durante coletiva à imprensa em São Paulo. Também participaram do evento com jornalistas os pilotos Felipe Zanol e Dário Júlio, e Luciano Giúdice, gerente de marketing da empresa.

Enduro da Independência

Considerada a maior e mais tradicional prova de enduro de regularidade do Brasil, o Enduro da Independência completa 30 anos em 2012. O evento, de 5 a 8 de setembro, deve reunir cerca de 400 pilotos, entre profissionais e amadores. A largada será em Belo Horizonte (MG). De lá, segue para Nova Lima, Mariana e termina em Sabará.

Tetracampeão do Enduro da Independência na categoria Master, Dário Júlio está confirmado para mais um ano de disputa na competição. “É muito importante essa participação da Honda no principal evento de enduro de regularidade, que reúne o maior número de pilotos. Venci quatro vezes com a CRF-230F e neste ano devo correr com a CRF-250X”, diz Dário, da Equipe Honda Mobil.

Dakar

Com uma das vagas garantidas no Team HRC, equipe oficial Honda no Rally Dakar 2013, Felipe Zanol terá nos próximos meses uma série de compromissos antes da competição off-road mais importante do planeta. Zanol testará no início de setembro a moto, com base na CRF-450X, desenvolvida e produzida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motocicletas da Honda, no Japão. “É a primeira vez que participo de um projeto como esse. Tudo está sendo novidade. Estou na expectativa para conhecer o equipamento e ver como vou me adaptar”, destaca Zanol.

Para intensificar a preparação para o Dakar, Zanol vai encarar o Rally do Marrocos, no norte da África, de 14 a 20 de outubro deste ano. “É uma competição tradicional e terei os primeiros resultados da preparação”, afirma Zanol.

DNA

“Faz parte do DNA da Honda apoiar, incentivar e investir em competições com motocicletas. Em nível global, estamos no MotoGP, Mundial de Superbike e voltamos para o Dakar. Aqui no Brasil, patrocinamos campeonatos de motocross, motovelocidade, rali e enduro. Sem contar as equipes oficiais e incentivos a pilotos satélites. Queremos divulgar e fortalecer, cada vez mais, o motociclismo nacional”, afirma Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia.

Faça o download de imagens do evento em:  http://www.vipcomm.com.br/novo/honda/fotos

Piloto Honda Felipe Zanol fala sobre a preparação para Rally Dakar 2013

Entrevista exclusiva com mineiro aborda questões como nova motocicleta, corridas preparatórias
e expectativa para a principal competição off-road do mundo

Qual a expectativa de representar a Honda no Rally Dakar?
É uma honra fazer parte desta equipe que há 23 anos não participa oficialmente do Rally Dakar. Espero corresponder às expectativas e ajudar no desenvolvimento da moto para termos um equipamento 100% na competição.

Como foram as negociações com a Honda?
Foram ótimas e acertamos tudo de forma bem ágil. Assim, já queremos preparar tudo com antecedência e desenvolver um bom equipamento.

Com a Team HRC, você terá Helder Rodrigues, Sam Sunderland e Javier Pizzolito como companheiros de equipe. Você os conhece?
Conheço o Helder há muito tempo. Corri dois anos com ele em Portugal. Ele é um cara ótimo. Disputei com o Pizzolito um Enduro del Verano, mas tivemos contato no Dakar deste ano. Já o Sunderland ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Teremos um português e um argentino na equipe. Isso facilita na hora de trocar experiências?
Com certeza facilita. O Helder é mais experiente e pode nos ajudar durante a corrida. O importante é que todos irão batalhar para um bom resultado da equipe no Dakar.

O que você pode falar da motocicleta que correrá no Dakar?
A moto será desenvolvida especialmente para o Dakar. A experiência que tenho com a CRF 450X é que ela é uma excelente moto, muito resistente e confiável. Já corri o Rally dos Sertões duas vezes e tenho treinado muito com a moto para facilitar a adaptação quando o protótipo estiver pronto.

Você tem viagem programada ao Japão para acompanhar o desenvolvimento da motocicleta? Há algum teste previsto?
A equipe tem um teste em agosto na Califórnia, mas não poderei ir, pois estarei disputando o Rally dos Sertões. Meu primeiro teste será em setembro, no Japão. Essa viagem deve durar uma semana e será importante para eu fazer acertos em conjunto com os mecânicos para o Dakar. Não vejo a hora de ver a moto nova.

No ano de estreia no Rally Dakar você foi o melhor das Américas. Qual é a sua meta para o próximo ano?
Meu objetivo é melhorar o resultado deste ano. Com mais experiência e uma equipe maior e melhor, terei condições para que isto aconteça. É preciso ter muita calma e tranquilidade, pois o Dakar é uma corrida muito complicada. Um bom planejamento será fundamental para melhorar a colocação.

Antes do Rally Dakar teremos o Rally dos Sertões, que servirá como um grande treino...
A expectativa é boa, pois pela primeira vez conseguirei andar na moto antes do Dakar e me preparar muito melhor. Após dois vice-campeonatos, espero chegar ao título neste ano. A experiência adquirida nos últimos ralis vai me ajudar bastante.

Após o Rally dos Sertões, você disputará outra competição visando o Rally Dakar?
Sim, farei o Rally do Marrocos, em outubro. Será lá que terei meus primeiros resultados da preparação.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais informações para a imprensa:
VIPCOMM Agência de Comunicação

Jornalistas responsáveis: Ricardo Ribeiro/Carolina Yada
Tel: (11) 3868-1245 l ramal (30)
E-mail: carolina.yada@vipcomm.com.br
Site oficial: www.honda.com.br/equipehonda