1971

Constituição da Honda Motor do Brasil Ltda

O início de nossa história no Brasil se dá em 26 de outubro de 1971, no bairro da Pompeia em São Paulo/SP. Com a fundação da Honda Motor do Brasil Ltda, iniciamos as importações de motocicletas da marca para o território brasileiro e contribuímos para que elas se popularizassem no País.

1976

Nasce aquela que seria a maior fábrica de motos Honda do mundo

Cinco anos após chegar no Brasil, a Honda inaugurava sua primeira fábrica de motocicletas no país, em Manaus/AM. O primeiro lançamento foi a CG 125, que mudou o mercado nacional por sua versatilidade, durabilidade, robustez, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

1981

Consórcio Honda: fortalecimento da Alegria de Comprar

Para facilitar o acesso dos brasileiros aos nossos veículos, criamos em 1981 o Consórcio Honda. Graças ao Consórcio, já foram comercializadas mais de 12,5 milhões de cotas e entregamos mais de 5 milhões de motocicletas Honda zero-quilômetro.

1987

Mais tranquilidade com a Seguros Honda

Fundamos a Seguros Honda com o objetivo de oferecer, em parceria com seguradoras de credibilidade no mercado, um portfólio customizado para atender às necessidades de cobertura dos produtos Honda, com custo competitivo.

1992

Início das importações de automóveis Honda

Em 1992 chegava ao porto de Santos-SP o primeiro carro importado pela Honda Automóveis do Brasil Ltda: um Honda Accord! Pouco tempo depois, o Civic, Odyssey e Prelude também chegavam por aqui. Era o início das importações de automóveis, preparando o mercado para a fábrica que instalaríamos aqui no Brasil alguns anos depois.

1997

Honda Automóveis do Brasil Ltda. é fundada em Sumaré

Com 400 sonhadores, demos a partida em nossa nova fábrica no Brasil. Instalada em Sumaré/SP, a Honda Automóveis produzia em seu início 20 unidades do Civic por dia. Hoje, a fábrica já atingiu a marca de 1.500.000 de automóveis produzidos, incluindo os modelos: City, Fit, HR-V, além do Novo Civic Geração 10! Atualmente são produzidos mais de 500 carros por dia.

1998

É criado o primeiro Centro Educacional de Trânsito Honda

Desde o início das importações de motocicletas investimos em programas educativos, pois buscamos não só oferecer produtos de qualidade, mas também garantir aos seus usuários condições para usufruí-los com segurança. Em 2 de março de 1998, levamos essa missão para um novo nível: inauguramos nosso primeiro Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba/SP!

2000

A Honda Serviços Financeiros se completa: início do Banco Honda

Em julho de 2000, a Honda Serviços Financeiros lançou sua terceira frente de atuação: o Banco Honda. Com a missão de se tornar a melhor opção de financiamento aos produtos Honda, a marca passa a oferecer Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para que pessoas físicas e jurídicas obtenham o veículo dos sonhos de forma rápida, prática e justa.

2006

Acelerando em Pernambuco

Com a crescente demanda no Nordeste, em 2006 inauguramos 3 unidades Honda em Recife-PE: o Centro de Treinamento Técnico, que capacita profissionais das concessionárias Honda no Nordeste; o Centro Educacional de Trânsito, referência nacional na conscientização de motociclistas sobre segurança no trânsito; e o Centro de Distribuição, que garante a logística no abastecimento de peças de reposição em nossa rede na região. Iniciamos ainda um importante projeto social, que desde então tem feito a diferença da vida de jovens carentes da cidade: o Curso de Iniciação em Mecânica Veicular.

2013

Início da construção da nova fábrica de automóveis em Itirapina/SP

Com a construção da nova unidade, esperamos dobrar a capacidade produtiva da marca no País.

2013

Manaus - Honda amplia atividades na cidade

Um dia antes do aniversário de Manaus/AM, comemorado em 24 de outubro, inauguramos na cidade o terceiro Centro Educacional de Trânsito Honda no país. Meses antes, havíamos inaugurado também o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Motocicletas numa planta que segue o conceito de “one floor”, integrando diversos departamentos com a missão de desenvolver novas tecnologias, aprimorar processos produtivos e produtos Honda.

2014

Inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis

Com o objetivo de aumentar a nacionalização de componentes para nossos veículos e fortalecer o desenvolvimento de modelos que atendam cada vez mais às expectativas específicas dos consumidores sul-americanos, em 27 de fevereiro de 2014 inauguramos o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis em Sumaré/SP, que se tornou dos principais centros de desenvolvimento da Honda fora do eixo Japão - Estados Unidos.

2014

Por um mundo mais verde: início das atividades do Parque Eólico de Xangri-Lá/RS

O primeiro parque eólico do setor automotivo do Brasil e o primeiro do grupo Honda no mundo, nasceu em novembro de 2014. O empreendimento tem capacidade para suprir toda a demanda de energia elétrica da nossa fábrica de automóveis e escritórios em Sumaré e São Paulo. Em seu primeiro ano de operação, o parque permitiu à Honda Automóveis reduzir em 50% o volume de CO2 gerado por suas operações.

2015

Inauguração da nova sede da Honda South America

A Honda South America é a holding responsável pelo desenvolvimento das operações de motocicletas, automóveis e produtos de força no continente sul-americano, onde a empresa possui unidades comerciais e/ou de produção no Brasil, Argentina, Peru e Chile. Em 2015, a HSA passou a ficar sediada em Sumaré/SP.

2016

Celebração dos 45 anos de presença no Brasil

Em 2016, comemoramos diversas datas especiais: 45 anos de presença no Brasil, 40 anos da fábrica de Manaus e da produção de nossa primeira motocicleta produzida em solo brasileiro, a CG, que inclusive ganhou edição comemorativa de aniversário, além de 35 anos do Consórcio Honda. O ano também foi marcado por importantes lançamentos: a décima geração do carro chefe da marca no segmento de automóveis, o Novo Civic Geração 10 e, claro, a tão aguardada Africa Twin.

2017

Um ano de muitas comemorações e lançamentos!

Em 2017 comemoramos o lançamento do WR-V, o primeiro carro com desenvolvimento liderado pela P&D brasileira. Ele chegou a tempo de celebrar os 20 anos de produção da Honda Automóveis no Brasil. Em motocicletas, o destaque foi para SH 150i, no setor de scooters, e para os freios CBS nas linhas CG e NXR 160 Bros.