Este ano a Honda pretende superar a produção de 100 milhões de unidades de uma motocicleta emblemática, a Super Cub, que em 2018 celebrará o 60º aniversário.

Quer conhecer um pouco da história da Super Cub? A Honda conta para você.

INSPIRAÇÕES

Em 1956, o presidente da Honda,
Soichiro Honda, e o diretor executivo,
Takeo Fujisawa, foram à Europa em
busca de ideias para desenvolver
mais um grande produto. Na volta,
eles tinham a certeza de que era
preciso criar um conceito totalmente
novo, com estilo e de fácil pilotagem.

ORIGINALIDADE

Por meio da orientação de “criar coisas que possam caber na mão”, ficou definido que a Super Cub deveria ter algumas características especiais, capazes de torná-la uma moto única.

MOTOR

Essa foi a primeira tentativa de criar um motor OHV (válvulas no cabeçote) de 50 cm3 e 4 tempos. Ele teria que manter a potência estável e a robustez mesmo em baixas velocidades, pois as condições das estradas do Japão eram muito ruins na época.

VELA DE IGNIÇÃO

Esta vela foi produzida para evitar o superaquecimento e, depois de muitos testes, um desempenho surpreendente foi alcançado: 4,5 HP a 9.500 rpm.

QUADRO

A ideia era criar um motor horizontal para facilitar o posicionamento do piloto. Por isso, o quadro também ganhou um design inovador, com uma tubulação inferior principal, capaz de dar mais segurança durante a pilotagem, sobretudo para as mulheres.

TRANSMISSÃO

Foi desenvolvida uma embreagem automática centrífuga, que eliminou a alavanca de embreagem da manopla esquerda e tornou as trocas de marcha mais simples. Isso mudou o jeito de pilotar uma motocicleta.

FILOSOFIA HONDA

Para se chegar à estrutura ideal da Super Cub, houve muitas discussões, em que todos participavam e eram ouvidos. E dessa atmosfera criativa surgiu o conceito de “wai-gaya” (“burburinho” – que remete ao barulho de muitas pessoas falando ao mesmo tempo durante as reuniões), o qual passou a representar a cultura corporativa da Honda.

INOVAÇÃO

A Honda inovou conseguindo criar do zero um pneu aro 17 e de 21’’. Assim, o tamanho dos pneus deu origem ao estilo da Super Cub. Soichiro costumava dizer que, muitas vezes, o design é a chave para a criação de produtos industriais.

DESIGN

O guidão de aço prensado também ganhou um design original. Além disso, foi usada uma resina de polietileno nova na criação do para-lama dianteiro e dos protetores de pernas. Esse material permitiu que as peças da carenagem ficassem bem mais leves.

O RESULTADO

PUBLICIDADE NACIONAL

AVANÇO INTERNACIONAL

MODELOS NACIONAIS JAPONESES

Lançada em agosto de 1958, a Super Cub ultrapassou todas as previsões de sucesso e continuou a surpreender o mundo cada vez mais.

Um grande projeto exige trabalho, pesquisa, testes e esforço conjunto. Quando se quer criar produtos inovadores para dar a cada consumidor a mais alta satisfação, esses fatores são fundamentais. E é por isso que até hoje, 60 anos depois, a Super Cub ainda é símbolo de um pensamento inovador no mundo da mobilidade.

A campanha de publicidade à época do lançamento foi focada em Mobilidade e Sentimento, com o objetivo de transmitir a ideia de que as pessoas poderiam aproveitar mais a vida equilibrando vida pessoal e trabalho. Logo após o lançamento, houve 4 mil pedidos.

Para se aproximar mais do público feminino, aventais florais foram distribuídos para os vendedores. No oitavo ano de lançamento, a marca alcançou 5 milhões de vendas totais.

SuperCUB salvou a Honda economicamente após a primeira investida, não bem sucedida, no mercado dos EUA. O modelo fez sucesso entre os jovens, que a adotaram para lazer em pesca e acampamentos, e também por trabalhadores que usavam a moto para fazer entregas.

A campanha "You meet the nicest people on a Honda", de 1963, foi um boom na América do Norte e a moto virou tema até de uma música dos Beach Boys, “Little Honda”. Depois disso, o modelo avançou na Europa, investindo nas categorias 125cc e 250cc, campeã de vendas. Avançou também no Sudeste Asiático em versões de baixo custo.

Desde o lançamento da SuperCUB C100 em 1958, uma série de outros modelos chegaram ao mercado e fizeram igualmente sucesso. O Cub CM90 alavancou as vendas na época de recuperação pós-guerra. Mais tarde, evoluiu para a SuperCUB 90, com design exclusivo que durou até 1980.

Nos anos 60 houve ainda o lançamento da SuperCUB C50, com mais potência e fácil manutenção, e a SuperCUB C50M, primeira motocicleta do mundo equipada com sinalizadores de direção. Em 1971, a SuperCUB Deluxe C50 foi lançada.

Ela apresentava tanque de combustível integrado ao quadro da motocicleta, guidão em formato de gaivota e para-lamas, entre outras novas características. A Super CUB Deluxe dourada com assento florido foi a motocicleta de número 10 milhões, produzida em Suzuka em 1971, que nunca foi colocada à venda.