Encontrar uma concessionária

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas

Na prática

Dicas de pilotagem, segurança e muito mais. Para você melhorar o desempenho e a performance e ainda ter mais prazer a bordo da sua motocicleta.

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas

Na prática 30/08/2021

A Semana Nacional de Trânsito – SNT –, acontece há mais de três décadas no Brasil, entre os dias 18 e 25 de setembro de todos os anos. Neste período, uma série de ações são realizadas em todo o país pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e apoiadores da iniciativa, todos unidos pelo o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de valorizar a segurança no trânsito.

A cada ano a SNT elege um tema. No ano passado ele foi “Perceba o risco, proteja a vida”, e para este ano o tema é exatamente o título desta postagem, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.”

Dar à população informações sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito é fundamental, especialmente no Brasil, país no qual o número de lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito alcança índices demasiadamente elevados.

Com dimensões continentais e população superior a 211 milhões de habitantes, o Brasil é o sexto país mais populoso do planeta, e também exibe uma frota gigante, superior a 105 milhões de veículos dos quais perto de 30% são motos.

O motociclista é cruelmente afetado pela violência do trânsito brasileiro, que é fruto de diversos fatores, entre os quais um ingrediente – a falta de informação/educação – é exatamente o ponto para o qual iniciativas como as Semanas Nacionais de Trânsito se revelam fundamentais.

É óbvio que não é apenas com um bom slogan, uma frase de efeito jogada em materiais de divulgação, que um problema tão grande quanto a redução dos acidentes se resolve. Todavia, a iniciativa de órgãos governamentais através da SNT é compromisso anual, e serve de ponto de partida para uma tomada de posição de toda sociedade em prol da busca de conscientização em relação ao problema, e da soluções para alcançarmos níveis de segurança satisfatório para todos.

A Honda é uma empresa que, desde sempre, está envolvida com aspectos de segurança de modo teórico e prático. Na já distante década de 1970, quando iniciou suas atividades no Brasil, a empresa realizou campanhas publicitárias não apenas para vender suas motocicletas, mas também divulgar a importância do uso do capacete, então equipamento não obrigatório.

A formação de instrutores e a abertura de espaços próprios, ou em parceria com suas concessionárias, visando ministrar cursos de pilotagem, é ação contínua da Honda, que hoje exibe três CETH – Centro Educacional de Trânsito Honda –, situados nos em Indaiatuba (SP), Manaus (AM) e Recife (PE), verdadeiros polos de disseminação da cultura da segurança no trânsito prática e teórica.  

Para a Honda, fabricar motos dentro do mais elevado padrão de qualidade é apenas parcela de sua missão, complementada com iniciativas de caráter socioeducativo como o investimento nos CETH, iniciativa sem paralelo no segmento, e muitas outras ações que premiam a necessidade de incutir a cultura da segurança no trânsito em nossa sociedade, mirando a redução dos acidentes de trânsito no Brasil.       

Nesta SNT 2021 a Honda realizará diversas ações divulgadas em suas redes sociais, porém o mais importante é você lembrar que... No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.