Encontrar uma concessionária

Rally dos Sertões, nove anos de domínio Honda

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Rally dos Sertões, nove anos de domínio Honda

Na Competição 23/09/2019
Tunico Maciel em Honda CRF 450RX e equipe comemorando campeonato de Rally dos Sertões

Tunico Maciel, mineiro de 25 anos, anotou no seu currículo mais uma vitória ao guidão da Honda CRF 450RX – a segunda consecutiva dele! – na principal competição de fora de estrada do Brasil, o Rally dos Sertões

Foi a 26ª edição da história deste rali, que desta vez teve seus competidores largando de Campo Grande, capital no Mato Grosso do Sul para, exatamente uma semana depois, chegaram à cearense Aquiraz, às margens do Oceano Atlântico. 

O percurso total foi de 4.887 km dos quais 2.858 k realizados “de mão no fundo”, as etapas cronometradas cuja somatória de tempos definiram que Tunico ao guidão de sua CRF foi piloto mais rápido desta edição. Segundo o próprio, “...não encostei o guidão da moto no chão em momento algum.”, jeito bonito de dizer que não sofreu um escorregão sequer, coisa raríssima em ralis de longa duração e tamanha variedade de terrenos.  

Na segunda colocação chegou o companheiro de equipe de Tunico, o paulista Jean Azevedo, maior vencedor do Sertões (sete conquistas), que pressionou o jovem mineiro durante todo o decorrer do rali, fato que certamente valoriza ainda mais a conquista de Tunico Maciel.   

Para a Honda a vitória no Rally dos Sertões 2019 foi a quinta consecutiva nesta competição. Ponto em comum destas conquistas? A Honda CRF 450RX, a máquina de enduro “canhão” que com seus 62 cv de potência e menos de 120 kg de peso representa uma arma invencível para vitórias no rali. 

Aliás, vitórias, no plural mesmo, pois a segunda colocação de Jean Azevedo representou a 1ª colocação na categoria Super Production enquanto Maciel venceu a categoria geral e a Production Aberta, que se diferencia da Super Production por detalhes em termos de preparação. 

Das oito etapas especiais (cronometradas) disputadas em 2019, a equipe Honda Racing venceu sete: cinco delas com Tunico Maciel e duas com o veterano Jean Azevedo. Em alguns dias – dois – o percurso total do rali superou os 700 km rodados, sendo que em dois dias os concorrentes encararam etapas cronometradas longuíssimas, de mais de 500 km. 

Para a equipe Honda a conquista de Tunico Maciel representou a nona vitória da marca na classificação geral do Sertões em um período de onze anos, o que comprova a competência não apenas das motocicletas Honda como também de uma grande equipe, que a cada dia de competição é capaz de oferecer a infraestrutura ideal para que pilotos excepcionais possam mostrar todo seu talento.  

Assuntos