Encontrar uma concessionária

Honda NC 750X, um verdadeiro novo conceito

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

Honda NC 750X, um verdadeiro novo conceito

Mobilidade 06/09/2018
Guidão e porta capacete no tanque da moto Honda NC 750X

Uma das mais inovadoras motos dos últimos tempos é a Honda NC 750X, modelo cuja sigla entrega a ideia que norteou sua criação: NC está para “New Concept”, novo conceito em inglês. Como veremos, tal sigla está longe de ser apenas um bla bla bla marqueteiro mas sim algo que realmente está incorporado à moto NC 750X.

Quando a primeira moto Honda NC 750X foi lançada mundialmente, no final de 2011, seus projetistas foram precisos ao determinar o público-alvo, motociclistas maduros que em um dado momento da vida tiveram de renunciar ao uso da motocicleta.

As razões? As mais variadas como casamento, a compra de um imóvel, filhos ou o que seja. A maioria não deu “adeus” às motos, mas apenas um “até breve”. Com o tempo foram voltando ao mundo das duas rodas através das scooters, mirando economia e praticidade. Porém, por mais geniais que sejam as scooters atuais, scooter é scootere motocicleta é motocicleta.

E foi para estes novos/antigos motociclistas que nasceu a NC, com características típicas das scooters –economia e praticidade–, mas com dinâmica típica de motocicleta. Usar o espaço normalmente dedicado ao tanque de combustível para ali criar um amplo porta-capacetes foi genial, e o mesmo pode ser dito do posicionamento do reservatório de combustível, que foi parar sob o assento do condutor, com acesso ao bocal na porção dedicada ao passageiro.

Tal proeza no design exigiu ummotor com características específicas, com par de cilindros bem inclinado à frente para dar espaço ao porta-capacete. E tal motor não somente exibe arquitetura singular como também um comportamento adequado à condutores que mais do que esportividade queriam economia de exercício.

A cifra 750 é, historicamente, associada à motos de desempenho superior. Com a NC (que nasceu 700cc e em sua segunda geração cresceu aos 750cc) a Honda inovou também nesse aspecto. O caráter de seu motor privilegia o torque em baixas e médias rotações no lugar da potência em altos giros.

A consequência destas opções técnicas foi a adequação da NC ao uso plural, onde a capacidade de encarar rodovias e vias expressas é equivalente ao bom comportamento em deslocamentos urbanos curtos e frequentes.

Outra peculiaridade da NC é o preciso planejamento de engenharia que visou economia sem prejuízo da eficiência técnica. O motor pode ser considerado um parente mais do que próximo do motor de quatro cilindros em linha de 1,5 litro que equipa diversos automóveis Honda como o Fit, City e WR-V. Quase que um quatro em linha cortado ao meio, no bicilindro que equipa a NC750X consumo de combustível vem junto com a economia industrial, por adotar componentes similares aos usados nos motores automobilísticos.

Quantos quilômetros por litro faz a Honda NC 750X? Marcas próximas dos 28 km/l são possíveis tendo em vista o projeto deste motor ter peculiaridades que permitem marcas de consumo excelentes, como se o motor tivesse a metade da capacidade cúbica enão fosse um 750cc.

No âmbito dos freios, a Honda NC 750X ABS além de trazer o dispositivo antitravamento oferece uma solução para aproveitamento de material, conseguindo de uma mesma peça os dois discos de freio, sendo o traseiro, menor, obtido do miolo do disco dianteiro.

Verdadeiramente um “New Concept” criado pelos técnicos da Honda, a NC tem como única representante no Brasil a “crossover” 750X. No exterior há ainda uma versão naked, a NC 750S, a custom CTX e um interessante cruzamento entre scooter emotocicleta, o Integra.

Em tempos onde sustentabilidade e o aproveitamento de horas de engenharia e matéria prima assumem importância fundamental, através da NC 750X e suas irmãs, a Honda introduz na indústria motociclística uma prática há muito usada na indústria do automóvel, onde uma única plataforma dá origem a diversos tipos de automóveis. Um mesmo chassi, suspensões e motor deu origem à crossover NC 750X, à naked NC 750S, à custom CTX 700 e ao Integra. Uma inovação que realmente merece ser chamada de Novo Conceito.