Equipe Honda Racing de Rally avalia roteiro do Sertões 2021

Rally

Equipe Honda Racing de Rally avalia roteiro do Sertões 2021

São Paulo (SP) – O anúncio do roteiro da 29ª edição do Sertões agitou a equipe Honda Racing de Rally, que busca o décimo título da competição. Serão dez dias de disputas 100% no Nordeste, contando o Prólogo e mais nove etapas, de 13 a 22 de agosto, com largada na Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), e chegada na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE). Ao todo, os competidores percorrerão 3.524 quilômetros, sendo 2.164 de especiais (trechos cronometrados), com passagem por sete estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia e Alagoas. A prova vale pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Dona de nove títulos na classificação geral das motos, a equipe Honda Racing de Rally vai para o Sertões 2021 com o experiente Jean Azevedo, sete vezes campeão das motos, e Gregorio Caselani, vencedor em 2016. Os dois aceleram na categoria Moto 1. Assim como no ano passado, Bissinho Zavatti é o representante do time na Moto 2, classe na qual defende o título conquistado em 2020. Os pilotos aceleram a motocicleta Honda CRF 450RX. Na classe Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, o atual campeão Thiago Veloso terá a companhia de Tiago Wernersbach, que estreia na disputa com a Honda CRF 250F. Dário Júlio é o chefe do time.
 
“Gostei bastante desse percurso. Ficou legal e, pensando nas equipes e apoios, bem distribuído em tamanho de deslocamentos, especiais e com a maratona no meio do rali. Vai ser em uma região bem propícia para a modalidade. É um local que tem uma variação de terreno muito grande. Estamos nos preparando, treinando e ansiosos para o início da temporada. O ritmo de trabalho está intenso e estamos sempre prontos para defender a Honda Racing nas três categorias”, destaca Dário, que comanda a equipe desde 2013.

Para Jean Azevedo, heptacampeão do Sertões na geral das motos e dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, a edição 2021 do principal rali do país terá uma cara diferente. “Vamos largar e chegar em dois lugares pequenos, que não são grandes centros. As etapas não serão tão longas, mas os dias prometem ser intensos e disputados. Do roteiro, a etapa chave será o primeiro dia da maratona – na qual os competidores não têm ajuda externa mecânica – com chegada em Xique Xique (BA), onde teremos muita areia. Já passamos lá em outras edições e é uma região muito dura. Estamos treinando intensamente para chegarmos bem-preparados para mais esse desafio”, comenta o paulista de 47 anos.

O gaúcho Gregorio Caselani também aprovou o roteiro. “Vai ter diversos tipos de terrenos e o rali promete ser bem técnico. Os areiões serão muito, mas muito pesados. A nossa preparação segue forte, mesmo com os adiamentos das provas. Estávamos prontos para o Rally RN 1500, que foi reprogramado para o fim do mês. Todas essas mudanças são necessárias, mas estamos trabalhando para que não mexam com o nosso psicológico e nem quebrem o planejamento físico”, ressalta o piloto de 34 anos, vencedor da edição de 2016.

Atual campeão da Moto 2, Bissinho Zavatti alerta para uma disputa acirrada no Sertões 2021. “A prova será bem dura e difícil, principalmente pela diminuição da quilometragem no dia a dia da competição. Estou muito feliz e preparado para encarar novamente esse desafio. Ficar sem as provas até junho tem dificultado um pouco a preparação, mas estou me dedicando bastante, muito focado e cheio de vontade”, diz o paulista, que completa 35 anos no próximo mês.
 
Em sua segunda participação na prova, Thiago Veloso, campeão da classe Brasil em 2020, analisou detalhadamente o percurso. “Vai ser uma prova muito técnica, com especiais não tão longas e sem grandes deslocamentos. Os 220 quilômetros de areia ininterruptos no primeiro dia de maratona podem tirar muita gente da prova”, evidencia o mineiro de 37 anos. Sobre os treinos e preparação, Veloso comenta que a pandemia influenciou muito. “Até agora não tivemos competições de rali. Participei de duas provas de enduro de regularidade neste ano para manter o ritmo. Tenho treinado bastante e evoluído muito para buscar mais um título e subir novamente no lugar mais alto do pódio.” 

Estreante no Sertões, Tiago Wernesbach, tricampeão brasileiro de enduro na categoria Brasil, está contando os dias para a largada. “Este ano é tudo novidade para mim e, com certeza, será uma grande aventura repleta de desafios. Não conheço as cidades do roteiro, mas estou treinando bastante para encarar essa disputa. Participar de provas, como o Rally Piocerá e o Mineiro de Enduro de Regularidade, antes da estreia oficial tem me ajudado a controlar a ansiedade”, conta o capixaba, que comemora 27 anos no próximo dia 14.

A equipe Honda Racing de Rally tem patrocínio do Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID, Michelin e Seguros Honda.
 
Confira o roteiro completo do Sertões 2021*:

13/08/2021 - sexta-feira - Prólogo - 11 km
Praia da Pipa - Tibau do Sul (RN)

 
O Prólogo, disputa que define a ordem de largada do primeiro dia, vai simular uma situação real de prova. Em um percurso de 11 km, os pilotos conseguirão acelerar e os mais rápidos vão largar na frente. 
 
14/08/2021 - sábado
1ª etapa - Praia da Pipa - Tibau do Sul (RN) a Patos (PB)

Deslocamento inicial: 82 km
Trecho especial: 235 km
Deslocamento final: 93 km
Total: 410 km
 
O Sertões 2021 terá início com o competidor se aclimatando à prova para chegar ao ápice lá no meio. A especial começa mostrando a cara do rally em 2021. No primeiro dia, não haverá areia, mas uma região montanhosa, muito bonita e inédita. O dia contará com média e alta velocidades, uma parte mais travada, exigindo navegação. Depois, o ritmo mais rápido ditará a disputa e no último terço, um pouco de trial e quebradeira. 

15/08/2021 - domingo
2ª etapa - Patos (PB) a Araripina (PE)

Deslocamento inicial: 27 km
Trecho especial: 245 km
Deslocamento final: 237 km
Total: 509 km
 
A segunda etapa será uma especial muito boa e dura, com predomínio de piçarra e estradas de fazenda. Não deve ter lama. Será uma etapa de ligação, que levará para o sertão mais a oeste, com pequenas estradas estreitas.
 
16/08/2021 - segunda-feira
3ª etapa - Araripina (PE) a São Raimundo Nonato (PI)

Deslocamento inicial: 146 km
Trecho especial: 220 km
Deslocamento final: 38 km
Total: 404 km
 
O terceiro dia promete uma etapa prazerosa, com muitos trechos rápidos. Começa em pequenas estradas e depois segue para estradas mais largas, com um pouco de retas e boas condições de pilotagem. O deslocamento inicial será muito bonito, com passagem por parques eólicos, subidas e descidas de serra até chegar no início da especial, em um vilarejo. O trecho cronometrado será travado, com travessia de ponte de 800 metros de comprimento e passagem por fazenda. Na sequência, entra em uma parte mais rápida, volta para uma região montanhosa, até chegar à parte final, que é bem rápida.
 
17/08/2021 - terça-feira
4ª etapa - São Raimundo Nonato (PI) a São Raimundo Nonato (PI)

Deslocamento inicial: 16 km
Trecho especial: 290 km
Deslocamento final: 5 km
Total: 311 km
 
A quarta etapa será em laço, com largada e chegada em São Raimundo Nonato (PI). A prova será prazerosa, em um lugar com visual magnífico. A especial é 100% inédita, em torno da Serra da Capivara, em trilhas que nunca foram usadas, com muita pedra e rocha. O começo será em trial, com os primeiros 20 quilômetros duríssimos. Depois, o trecho fica travado e volta a ser rápido. A última parte é uma serra e, por fim, a prova fica mais rápida.
 
18/08/2021 - quarta-feira
5ª etapa - São Raimundo Nonato (PI) a Xique Xique (BA) - Maratona

Deslocamento inicial: 11 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 93 km
Total: 433 km

A primeira parte da maratona, embora em uma região já conhecida, será a melhor e ao mesmo tempo mais dura especial do ano do rally. A organização preparou o inédito trecho de 220 quilômetros ininterruptos de areia, além de passagem por todos os brejos (vilas) da região. Haverá travessia de balsa e os pilotos seguirão agrupados. O Sertões passou na região em 2012. Os apoios seguem direto para Petrolina (PE).
 
19/08/2021 - quinta-feira
6ª etapa - Xique Xique (BA) a Petrolina (PE) - Maratona

Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 310 km
Deslocamento final: 146 km
Total: 456 km
 
Para a segunda parte da maratona, o rally terá uma especial dura, com muita navegação e piçarra. Haverá pouca areia nesse dia, mas a técnica, concentração e equipamento serão essenciais. Todo o cuidado e atenção é pouco em mais uma especial inédita.
 
20/08/2021 - sexta-feira
7ª etapa - Petrolina (PE) a Paulo Afonso (BA) 

Deslocamento inicial: 133 km
Trecho especial: 242 km
Deslocamento final: 24 km
Total: 399 km
 
A sétima etapa terá uma especial mais completa, em local inédito para os participantes. Eles vão andar às margens do Rio São Francisco e o dia será dividido em três partes. A primeira, com trecho bem técnico em um terreno duro e apertado em estradas pequenas e passagem por rios que vão estar secos. A segunda parte vai andar em um local mais rápido e estrada de piçarra. Já a terceira parte entra em um trecho de areia que fica mais duro. Será areia pesada até o final.
 
21/08/2021 - sábado
8ª etapa - Paulo Afonso (BA) a Garanhuns (PE)

Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 152 km
Deslocamento final: 200 km
Total: 391 km
 
A prova segue acompanhando o Rio São Francisco, com mais uma especial inédita, técnica e dura. Começa com trechos sinuosos, algumas passagens por vilas e zonas de radar. Os competidores vão andar em trechos do estado de Alagoas. O piso muda radicalmente de piçarra para areia, para alguns trechos de trial, com pedras grandes, e termina em estradinhas de fazenda mais rápidas.
 
22/08/2021 - domingo
9ª etapa - Garanhuns (PE) a Tamandaré (PE)

Deslocamento inicial: 58 km
Trecho especial: 141 km
Deslocamento final: 12 km
Total: 211 km
 
O último dia do Sertões 2021 foi pensado para todos no rally. Não só para os competidores, mas para toda a equipe que terá tempo de chegar à base final para comemorar o fim da disputa. Apesar de curto, o trecho exigirá navegação e muita atenção. Não terá areia, mas a especial apresenta piçarras, pedras e subidas e descidas de serras, além de um trecho de canavial. O visual promete ser bonito.
 
TOTAL DO PERCURSO: 3.524 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.164 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações. 

Reportagem: Mundo Press

Confira também