Honda Racing começa Campeonato Brasileiro de Enduro FIM com novidades

Enduro

Honda Racing começa Campeonato Brasileiro de Enduro FIM com novidades

Itapema (SC) – A temporada 2020 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM começa neste final de semana (7 e 8/3), em Itapema (SC), com novidades para a equipe Honda Racing. A principal é a chegada de um novo piloto no time oficial: Vinicius Calafati, paulista de 25 anos, atual campeão brasileiro da modalidade na categoria E3.

A missão do novo reforço será defender o título da classe, com a moto Honda CRF 450RX, com kit especial para a E3, e também buscar a vitória na Enduro GP - ranking geral que reúne os melhores pilotos da competição. “Quero agradecer a oportunidade de fazer parte da equipe Honda Racing. Estou muito feliz e minhas expectativas são as melhores possíveis. A adaptação com a moto está sendo ótima, fiz uma boa pré-temporada e treinei bastante. Fui muito bem recebido por todos do time e estou preparado para as provas”, diz Calafati, natural da cidade de Guariba, na região de Ribeirão Preto. 

Ao lado de Calafati, permanecem na equipe o capixaba Bruno Crivilin, atual bicampeão brasileiro de Enduro FIM na Enduro GP e E1, que mais uma vez compete com a motocicleta CRF 250RX; o mineiro Gabriel Soares, vice-campeão brasileiro em 2019 na E2, com a CRF 450RX; e a goiana Bárbara Neves, bicampeã latino-americana e brasileira de Enduro FIM na categoria Feminina. Novamente, ela utilizará o modelo CRF 250F nas competições nacionais. 

O chefe da equipe é o multicampeão Felipe Zanol. “Neste ano, tivemos uma mudança no time. Buscamos um piloto mais experiente para a classe E3, com vários títulos e um dos favoritos para entrar também na briga da classificação geral. Estamos com uma equipe mais forte em busca sempre dos melhores resultados”, completa Zanol.

Na etapa de Itapema, os pilotos vão encarar três voltas por dia em um circuito de 45 quilômetros, divididos em três especiais (trechos cronometrados), sendo um cross teste e dois enduro testes. Para Bruno Crivilin, a prova tem tudo para ser uma grande abertura. “Estou muito bem preparado neste ano. Fiz a pré-temporada com o meu preparador, depois passei algumas semanas em treinamento na Itália. Acredito que estou bem forte, assim como meus companheiros de equipe e dos outros times também. Gosto disso, quanto mais competitivo, melhor fica”, comenta.
 
Já Gabriel Soares iniciou o ano com um desafio de regularidade no Rally Cerapió, como uma das preparações para o Brasileiro de Enduro FIM. “Com certeza, participar de uma competição, mesmo de modalidade diferente, me ajudou bastante. Os treinos com a moto nova, o modelo 2020 da CRF 450RX, estão sendo muito bons. Estou confiante e pronto para o desafio deste fim de semana e também de toda a temporada”, ressalta. 

Quem também está empolgada para mais ano no Brasileiro de Enduro FIM é Bárbara Neves. “A etapa de Itapema é bastante desafiadora e a expectativa é grande. Ano passado choveu e piso ficou bem escorregadio, mas gostamos de encarar essas adversidades. Participei do Rally Cerapió como preparação, mas meu foco está no Enduro FIM para defender o título na categoria Feminina. E nas etapas que não tiver a classe exclusiva para as mulheres, irei disputar com os meninos”, revela a piloto.
 
Edgers Factory Team é equipe satélite Honda - Outra novidade da Honda no Enduro FIM para este ano é a equipe satélite Edgers Factory Team, com mais quatro pilotos que também representarão o esquadrão vermelho. O time contará com Patrick Capila, na E2; Nicolás Rodriguez, na EJ; além de Tiago Wernersbach e Gabriel Mattos, na E4 Pró. O chefe da equipe é Reinaldo Almeida.
A equipe Honda Racing de Enduro FIM é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2020 – 1ª etapa
Base do evento: Itapema Off-Road

Programação*
6 de março (sexta-feira)

16h às 19h - Secretaria de prova – Hotel Solis
17h30 - Briefing – Hotel Solis
20h - Super Prime – Praça da Paz

7 de março (sábado)
7h às 9h50 - Início das vistorias técnicas e Parque Fechado
8h - Largada das categorias infantis
10h - Largada dos primeiros pilotos das principais categorias
16h20 - Previsão final das atividades
20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia - Restaurante Osmari

8 de março (domingo)
8h - Largada das categorias infantis
9h - Largada dos primeiros pilotos das principais categorias
15h - Previsão de encerramento das atividades
17h - Divulgação dos resultados oficiais do dia – Itapema Off Road

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Reportagem: Mundo Press

Confira também