Pilotos da equipe Honda Racing relembram visita à fábrica em Manaus (AM)

Motocross

Pilotos da equipe Honda Racing relembram visita à fábrica em Manaus (AM)

São Paulo (SP) – Antes de ser decretado o período de quarentena por causa do coronavírus, os pilotos da equipe Honda Racing puderam visitar a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM), cidade onde foi realizada também a apresentação do time para a temporada 2020. A experiência não sai da memória dos integrantes da equipe e eles contam o que viram por lá. 

O complexo, inaugurado em 1976, produz 24 modelos nacionais de 110 a 1000 cilindradas. Em março, a fábrica comemorou a marca de 25 milhões de motos produzidas nos últimos 43 anos. Entre essas motocicletas está a CRF 250F, utilizada por Bissinho Zavatti, tetracampeão do Rally dos Sertões e bicampeão brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Brasil. “Foi muito legal ver o passo a passo de como uma moto é feita. Era o meu sonho conhecer a fábrica da Honda. São impressionantes a tecnologia, organização e o processo de montagem das motos”, conta Zavatti.
 
Estreante no time da Honda Racing de Enduro FIM, Vinicius Calafati teve a visita à fábrica como uma das primeiras atividades oficiais na equipe. “Imaginava que a fábrica era grande, mas superou todas as minhas expectativas. Sou formado em Engenharia Mecânica e pude ver de perto vários processos, inclusive de produção de algumas peças, que são feitas na própria fábrica. Isso me deixa muito feliz, saber que no Brasil há uma empresa desse porte como a Honda”, comenta o tetracampeão brasileiro de Enduro FIM.

O passeio pela Moto Honda da Amazônia, além da visita à linha de montagem, contou com uma apresentação geral da empresa e exibição de vídeo institucional. Os pilotos também puderam acompanhar a fabricação de aros, motores e o funcionamento do departamento de teste dos produtos e do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT).

Outra ação destinada aos pilotos da equipe Honda Racing foi a sessão de autógrafos e fotos em três refeitórios, durante o horário de almoço dos colaboradores. “Eles fazem parte da nossa história. São eles que produzem a maioria das motos que circulam no país. É muito bacana eles conhecerem a gente pessoalmente e também podermos retribuir esse carinho”, ressalta Hector Assunção, piloto de Motocross e atual campeão do Arena Cross na categoria Pró. “Gostei muito de ver como eles amam as motos e acompanham os nossos desempenhos nas competições”, complementa Pedro Sampaio, da Motovelocidade, vice-campeão do SuperBike Brasil 2019.
 
O experiente Jean Azevedo, que já tinha visitado a fábrica antes, destacou que dessa vez a experiência foi outra por estar com os demais companheiros de equipe. “O pessoal estava ansioso para ver de perto o processo de produção das motos e como os produtos saem ao final da linha de montagem. O momento com os colaboradores no refeitório também foi uma oportunidade única e uma sessão de autógrafos bem diferente do que estamos acostumados”, revela o dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e heptacampeão do Rally dos Sertões.
 
Além dos integrantes dos times oficiais de Motocross, Rally, Enduro FIM e Motovelocidade, os pilotos apoiados Fred Kyrillos, do Motocross Freestyle, e Rafael Paschoalin, embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R, visitaram a fábrica pela primeira vez. “Não é por acaso que a Honda tem 80% do mercado brasileiro. A gente imagina o tamanho da empresa, mas quando chega lá, vimos que é tudo dez vezes mais. É um outro nível, outro padrão. Fiquei impressionado com tudo”, finaliza Paschoalin.
 
A equipe Honda Racing é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, Circuit, ASW, DID, Seguros Honda e Zeta.

Reportagem: Mundo Press

Confira também