Este ano a Honda pretende superar a produção de 100 milhões de unidades de uma motocicleta emblemática, a Super Cub, que em 2018 celebrará o 60º aniversário.

Quer conhecer um pouco da história da Super Cub? A Honda conta para você.

INSPIRAÇÕES

Em 1956, o presidente da Honda,
Soichiro Honda, e o diretor executivo,
Takeo Fujisawa, foram à Europa em
busca de ideias para desenvolver
mais um grande produto. Na volta,
eles tinham a certeza de que era
preciso criar um conceito totalmente
novo, com estilo e de fácil pilotagem.

ORIGINALIDADE

Por meio da orientação de “criar coisas que possam caber na mão”, ficou definido que a Super Cub deveria ter algumas características especiais, capazes de torná-la uma moto única.

MOTOR

Essa foi a primeira tentativa de criar um motor OHV (válvulas no cabeçote) de 50 cm3 e 4 tempos. Ele teria que manter a potência estável e a robustez mesmo em baixas velocidades, pois as condições das estradas do Japão eram muito ruins na época.

VELA DE IGNIÇÃO

Esta vela foi produzida para evitar o superaquecimento e, depois de muitos testes, um desempenho surpreendente foi alcançado: 4,5 HP a 9.500 rpm.

QUADRO

A ideia era criar um motor horizontal para facilitar o posicionamento do piloto. Por isso, o quadro também ganhou um design inovador, com uma tubulação inferior principal, capaz de dar mais segurança durante a pilotagem, sobretudo para as mulheres.

TRANSMISSÃO

Foi desenvolvida uma embreagem automática centrífuga, que eliminou a alavanca de embreagem da manopla esquerda e tornou as trocas de marcha mais simples. Isso mudou o jeito de pilotar uma motocicleta.

FILOSOFIA HONDA

Para se chegar à estrutura ideal da Super Cub, houve muitas discussões, em que todos participavam e eram ouvidos. E dessa atmosfera criativa surgiu o conceito de “wai-gaya” (“burburinho” – que remete ao barulho de muitas pessoas falando ao mesmo tempo durante as reuniões), o qual passou a representar a cultura corporativa da Honda.

INOVAÇÃO

A Honda inovou conseguindo criar do zero um pneu aro 17 e de 21’’. Assim, o tamanho dos pneus deu origem ao estilo da Super Cub. Soichiro costumava dizer que, muitas vezes, o design é a chave para a criação de produtos industriais.

DESIGN

O guidão de aço prensado também ganhou um design original. Além disso, foi usada uma resina de polietileno nova na criação do para-lama dianteiro e dos protetores de pernas. Esse material permitiu que as peças da carenagem ficassem bem mais leves.

O RESULTADO

Lançada em agosto de 1958, a Super Cub ultrapassou todas as previsões de sucesso e continuou a surpreender o mundo cada vez mais.

Um grande projeto exige trabalho, pesquisa, testes e esforço conjunto. Quando se quer criar produtos inovadores para dar a cada consumidor a mais alta satisfação, esses fatores são fundamentais. E é por isso que até hoje, 60 anos depois, a Super Cub ainda é símbolo de um pensamento inovador no mundo da mobilidade.