Cooperação entre Honda e Red Bull Group a partir de 2022

A Honda e o Red Bull Group estabeleceram um programa de cooperação focado em atividades do automobilismo, incluindo a Fórmula 1, no desenvolvimento de jovens pilotos e outros formatos do esporte a motor, bem como iniciativas de marketing e branding.

Conforme anunciado em 2 de outubro de 2020, a Honda concluirá seu projeto de Fórmula 1 como fornecedora de unidades de energia no final da temporada de 2021. A empresa fará uso de toda a experiência, recursos humanos e conhecimento técnico que adquiriu nos últimos sete anos da era híbrida para colaborar com a meta de alcançar a neutralidade de carbono em toda a companhia.

O automobilismo sempre fez parte do DNA da Honda e a empresa continuará a se esforçar para ser a melhor em todas as categorias das quais participar, ao mesmo tempo em que promove os valores e a emoção do esporte.

No caso específico da Honda Fórmula 1 PU*1, a Red Bull Powertrains terá o direito de usar a propriedade intelectual da Honda a partir de 2022, como suporte para seus programas de F1 com as equipes Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri. Isso se deve ao pedido feito pela Red Bull após o anúncio de que a Honda está deixando o esporte.

Os três pontos principais do acordo entre as duas empresas são:

1) A Red Bull Powertrains tem o direito de usar a propriedade intelectual da Honda relacionada ao conjunto motriz.

2) A Honda apoiará a Red Bull Powertrains na construção do conjunto motriz para 2022 e também fornecerá suporte de operação em pista e corrida, do Japão, durante a temporada de 2022. E, a partir de 2023, a Red Bull Powertrains assumirá a responsabilidade por toda a fabricação e manutenção da Red Bull Racing e da Scuderia AlphaTauri motores.

3) Os funcionários da Honda Racing Development UK (Milton Keynes) se tornarão funcionários da Red Bull Powertrains.

Além disso, a Red Bull e a Honda continuarão a trabalhar juntas em seus respectivos programas de jovens pilotos, a Red Bull Junior Team e o Honda Formula Dream Project, para promover ainda mais o crescimento do automobilismo no Japão, com o objetivo final de atrair mais pilotos japoneses para o automobilismo mundial de primeira linha, como aconteceu com Yuki Tsunoda na Fórmula 1.

Haverá também cooperação adicional entre as duas empresas, que lidam com várias formas de automobilismo, além de esportes e atividades de marketing. O objetivo desse aspecto específico do projeto é promover a vasta gama de produtos de mobilidade da Honda para um público mais amplo.

Em uma mudança operacional, todas essas atividades do automobilismo de quatro rodas passarão agora a atuar sob o guarda-chuva da HRC (Honda Racing Corporation), a empresa que dirige com tanto sucesso as atividades de motociclismo da Honda há muitos anos. O objetivo é fortalecer a operação e a marca do automobilismo da Honda, tornando-a mais eficiente ao integrar as tecnologias e experiências conquistadas a partir das atividades do automobilismo nos negócios em quatro rodas e motocicletas. Especificamente, o HRC apoiará a atividade de Fórmula 1 do Red Bull Group em 2022, assumindo o controle de todos os pontos mencionados acima.

O objetivo da Honda é continuar proporcionando a seus clientes a realização de sonhos no automobilismo, por meio dos esforços do Team Honda, ou seja, os pilotos, engenheiros e mecânicos envolvidos em tantos campeonatos diferentes ao redor do mundo.

Christian Horner, CEO e chefe de equipe da Red Bull Racing Honda

“A colaboração da Red Bull com a Honda tem sido um enorme sucesso e, embora nosso relacionamento na Fórmula 1 esteja mudando, nenhum de nós deseja que seja o fim da história. Estamos muito satisfeitos que nosso ambicioso e empolgante projeto Red Bull Powertrains será fortemente apoiado pela Honda, técnica e operacionalmente, em 2022 e isso ajudará a garantir que a transição da Red Bull para o status de fabricante de chassis e unidade de força seja perfeita. Igualmente empolgante é a notícia de que nossa colaboração com a Honda se estenderá a uma variedade de atividades do automobilismo, desde o desenvolvimento de pilotos a outras disciplinas de corrida e até mesmo em todo o mundo esportivo. Este trecho da viagem de Fórmula 1 da Honda está chegando ao fim, mas juntos estamos embarcando em uma nova e fascinante jornada.”

Koji Watanabe, Diretor de Operações de Marca e Comunicação, Honda Motor Co., Ltd.

“Estou feliz por termos chegado a um acordo com o Red Bull Group cobrindo todos os detalhes dos direitos de propriedade intelectual da F1 Power Unit e, desta forma, a Honda ainda pode contribuir para o mundo do automobilismo. Agora estamos trabalhando duro para fortalecer a estrutura da HRC, para garantir que nossos fãs possam continuar a desfrutar do papel da Honda em todos os tipos de esportes motorizados.”

 

Nota de rodapé:

1* Conjunto Motriz