Honda avança em sua iniciativa global de inovação aberta com investimentos em novas startups

A Honda Innovations, braço da Honda R&D (subsidiária do grupo Honda dedicada à pesquisa e desenvolvimento) no Vale do Silício, almeja fomentar um ecossistema global de startups em estágio inicial com o investimento em quatro empresas de capital de risco (ou venture capital, em inglês). Essas parcerias aprimoram as ferramentas do programa Honda Xcelerator, que prevê o desenvolvimento conjunto e colaboração com aceleradores e incubadoras - para apoiar inovadores em todos os estágios.

Desde 2015, o Honda Xcelerator tem apoiado startups com financiamento para rápida materialização de projetos, acesso a espaços de trabalho colaborativos, além de conectar as empresas com mentores da Honda e possibilitar o acesso a todos os produtos da marca, incluindo veículos de teste e protótipos de robótica. Com uma abordagem ampla, o Honda Xcelerator visa o desenvolvimento de produtos e serviços para a mobilidade do futuro, agregando um novo valor à experiência do cliente.

A Honda irá incrementar seu apoio aos inovadores em estágio inicial com investimentos nas seguintes empresas de capital de risco:

  • 360 Capital Partners, uma empresa europeia de capital de risco sediada em Paris, França, que investe por todo o continente em tecnologia de ponta com foco em robótica, mobilidade e inovação industrial.
  • JB Nordic Ventures, fundo recém-lançado, fruto de uma parceria entre duas empresas de capital privado e de risco: a BaltCap, maior na região báltica, e o JBIC IG Partners, subsidiada pelo governo japonês. O fundo concentra-se em projetos de tecnologia da informação, robótica e mobilidade para o Báltico, Islândia e Escandinávia.
  • SOSV, empresa de capital de risco sediada nos Estados Unidos, com foco na aceleração de startups direcionadas para hardware, mobilidade, software para operações de negócios entre países, ciências dos alimentos e da vida em São Francisco, Nova York, Londres, Shenzhen, Xangai e Taipei.
  • Yunqi Partners, uma empresa de capital de risco em Xangai e Pequim, China, que investe em projetos centrados em serviços corporativos, internet das coisas (IOT), robótica e mobilidade.

 

Essas parcerias expandem o apoio da Honda à inovação global por meio das operações do Xcelerator em grandes centros de tecnologia ao redor do mundo, incluindo Israel, Boston, Detroit, Japão, China e Europa.

"O investimento da Honda em empresas de capital de risco desempenha um papel fundamental no apoio do Honda Xcelerator a ecossistemas de inovação global em todos os estágios", afirma Nick Sugimoto, CEO da Honda Innovations. “Essas parcerias com empresas de capital de risco, juntamente com nossa colaboração contínua com startups selecionadas em todo o mundo, aumentam nossa capacidade de alavancar novos negócios e apoiar tecnologias transformadoras em estágio inicial”.

 

Alcançar o sucesso com a colaboração do Honda Xcelerator

Como parte do relacionamento da Honda com os ecossistemas de startups nos Estados Unidos e por todo o mundo, o Honda Xcelerator adota uma abordagem holística e não exclusiva de desenvolvimento conjunto, investimento e incubação. O programa continua a trabalhar e contribuir para o sucesso geral de startups, incluindo DeepMap, Tactual Labs e WayRay, no desenvolvimento de tecnologias que enfocam os desafios impostos por veículos autônomos e carros conectados avançados. Desde o início de suas colaborações com o Honda Xcelerator, firmado na CES 2018, as três empresas conseguiram levantar capital de risco adicional e passaram a trabalhar com outros importantes agentes da indústria automotiva.

Também resultado da colaboração com o Honda Xcelerator, recentemente, a Honda anunciou uma parceria estratégica com a SoundHound Inc.®, líder em inteligência artificial habilitada por voz e tecnologias de conversação. A colaboração prevê acelerar o desenvolvimento de um assistente de inteligência artificial comandado por voz.

O Honda Xcelerator anunciará parcerias com duas startups na CES 2019, que acontece de 8 a 11 de janeiro em Las Vegas (EUA). Inovadores e startups interessados em oportunidades de colaboração com o Honda Xcelerator podem acessar o site http://xcelerator.hondainnovations.com/ e seguir o perfil @HondaInnovation no Twitter.

Sobre a Honda Innovations A Honda Innovations impulsiona a colaboração transformadora em todas as áreas da Honda. Como parte da Honda Innovations, o Honda Xcelerator e a Honda Developer Studio, dois programas abertos de inovação, servem como catalisadores para descobrir e experimentar novas tecnologias e conceitos de negócios. A Honda Innovations é parceira de inovadores de todas as formas e tamanhos desde startups até marcas globais e comunidades de design e desenvolvimento para criar produtos e serviços de ponta. A Honda Innovations está sediada no Vale do Silício e opera globalmente. Para saber mais, visite HondaInnovations.com.

Sobre a Honda Technology A Honda está criando tecnologias e produtos que incluem avanços em veículos automotizados, conectividade e mobilidade ultra-baixa em carbono. Na América do Norte, a empresa possui mais de 1 milhão de veículos equipados com a tecnologia avançada de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING® ou AcuraWatch® e mais de 1.200.000 veículos com compatibilidade Apple CarPlay® e Android Auto.