Honda XRE 190 ABS 2022: cores e grafismos inéditos são destaque do modelo campeão de versatilidade e robustez

A tradição da Honda de oferecer motocicletas versáteis e competentes para uma infinita variedade de usos é inquestionável. Os modelos da categoria trail se destacam neste contexto, e dos portões da fábrica de Manaus, AM, saíram modelos lendários: Honda XL 250R, XL 125S, a família NX – 125, 150, 350 Sahara –, as NXR Bros e a XRE 300, cujo sucesso resultou no lançamento da “irmã” XRE 190 em meados de 2016.

A porta de entrada da família XRE se mantém, há cinco anos de seu lançamento, fiel ao conceito de trail aventureira e uma das motocicletas On-Off Road mais versáteis do line-up Honda no Brasil. O equilíbrio entre performance, economia e robustez é seu grande atrativo, que a coloca em posição estratégica, um degrau acima da NXR 160 Bros e um abaixo da XRE 300 ABS.

Oferecida em duas versões, ABS e a ABS Adventure, as XRE 190 ABS 2022 chegam com novos grafismos e esquema cromático renovado. A exclusiva Honda XRE 190 ABS Adventure vem com uma nova cor fosco, cinza, com detalhes em vermelho e grafismos em preto, composição que exalta a agressividade. Na XRE 190 ABS as novas tonalidades de vermelho e azul perolizado contam com grafismos renovados e ampliação das áreas em preto.

O motor OHC monocilíndrico arrefecido a ar deriva do motor que equipa as linhas CG e Bros, cuja capacidade cúbica foi elevada para equipar a XRE e exatos 184,4 cc mediante o aumento do diâmetro do pistão. O sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) Flex One permite o uso tanto de etanol como de gasolina. A potência máxima é de 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O torque máximo alcança 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm. O câmbio é de cinco marchas.

O chassi de aço é tipo berço semiduplo, com suspensão dianteira telescópica e a traseira monoamortecida, ambas de longo curso, o que em conjunto com a boa ergonomia e assento de dois níveis torna a Honda XRE190 muito confortável, com a distância em relação ao solo do assento contida a 836 mm. Destaque do modelo é a frenagem ABS, que atua no disco dianteiro de 240 mm, deixando a atuação do traseiro isenta do sistema, o que favorece a utilização em terrenos não pavimentados. Quanto aos pneus, a Honda XRE 190 ABS traz modelos mistos calçados em rodas raiadas de aço, medidas 90/90-19 na dianteira e 110/70-17 na traseira.

O estilo inconfundível das XRE está presente através das carenagens laterais, cujo volume e formato favorecem o porte e a personalidade do modelo, destacada pelo característico “bico” sob o farol, elemento de design que identifica esta família de aventureiras. Outros detalhes relevantes no design da XRE 190 ABS são o painel totalmente digital, o banco em dois níveis, as alças laterais integradas ao bagageiro sobre a rabeta e a lanterna traseira com lente dupla.

   Disponíveis na rede de concessionários Honda a partir de outubro, as Honda XRE 190 ABS modelo 2022 tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O preço público sugerido base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro é o seguinte:

Honda XRE 190 ABS Adventure (Cinza Fosco): R$ 16.650,00

Honda XRE 190 ABS (Vermelho e Azul Perolizado): R$ 16.250,00