Etanol e/ou gasolina*¹ comum, comercialmente disponível ou aditivada em qualquer proporção.
O uso de gasolina não recomendada pode causar um ruído persistente e forte de pancada metálica, que pode causar danos ao motor.
*¹: Gasolina do tipo C - comum, comercialmente disponível, em atendimento a Resolução vigente do CONAMA - PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar para Veículos Automotores) e a especificação vigente estabelecida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) para uso automotivo.
A gasolina aditivada distingue-se da comum tipo C por receber aditivos com propriedades detergentes e dispersantes. Dessa forma, evita-se a formação de corrosão e depósitos no sistema de alimentação do veículo, permitindo sempre um bom fluxo de combustível ao longo do tempo. A decisão pelo uso da gasolina aditivada cabe ao cliente, porém ressalta-se primordialmente o cuidado com sua procedência, seja comum ou aditivada. Se este tipo de combustível não estiver disponível, a gasolina premium com octanagem 95 ou superior sem chumbo pode ser usado temporariamente.
Ao trafegar por outros países, onde o etanol ou a gasolina com mistura de etanol anidro não está disponível, deve-se sempre utilizar gasolina premium com octanagem 95 ou superior sem chumbo. Verifique a seguinte inscrição na bomba do posto de abastecimento: “sin plomo” em países de língua espanhola.
A Honda recomenda a utilização do aditivo “Engine Cleaner Pro Honda”, conforme as indicações de uso do produto. Procure uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para obter o produto.
|
Se for necessário estacionar o veículo por um período prolongado, abasteça o tanque de combustível com combustível suficiente. Imediatamente após abastecer, principalmente ao trocar de combustível, o motor e o sistema de combustível entram em um período de compensação de desempenho do combustível. Será necessário conduzir o veículo moderadamente, em velocidade constante, por aproximadamente 10 minutos, sem aceleração rápida se o tráfego permitir. Durante esse período, será possível notar ruídos no motor. O uso de gasolina contendo chumbo apresenta os seguintes riscos:
O uso de aditivos complementares não recomendados pela Honda, ou seja, frascos de aditivos não recomendados pela Honda, comercializados em postos de abastecimento ou lojas de autopeças, e o uso de combustível adulterado, com chumbo ou outros combustíveis não homologados, comprometerá o desempenho do veículo, além de causar danos aos componentes do sistema de alimentação, do escapamento e do próprio motor. Estes danos não são cobertos pela garantia. O reparo de danos nos controles de emissões, motor e sistema de alimentação de combustível, causados pelas seguintes condições, pode não ser coberto pela garantia do veículo:
|
1. Estacione o veículo com a bomba do posto de serviço no lado esquerdo do veículo, na parte traseira.
2. Desligue o motor.
3. Puxe a alavanca de liberação da portinhola de abastecimento de combustível no canto inferior esquerdo do painel.
Alavanca de Liberação da Portinhola de Abastecimento de Combustível
4. Abra manualmente a portinhola de abastecimento de combustível.
5. Remova lentamente a tampa do tanque de combustível. Se ouvir um chiado, aguarde até parar e gire lentamente a tampa para removê-la.
Tampa
6. Coloque a tampa do tanque de combustível no suporte.
7. Insira completamente o bico da bomba de abastecimento.
8. Depois de abastecer, recoloque a tampa do tanque de combustível e aperte-a até ouvir pelo menos um clique.
Tampa
Suporte
|
O combustível é altamente inflamável e explosivo. Você poderá sofrer queimaduras ou ferimentos graves ao manusear o combustível.
|
|
O bico da bomba de abastecimento para automaticamente, para deixar espaço no tanque de combustível, de modo que não vaze devido às mudanças na temperatura. Não continue a abastecer após a parada automática da bomba de abastecimento. O combustível adicional pode exceder a capacidade total do tanque de combustível. |