Airbags

Componentes do Sistema de Airbag

Os airbags dianteiros, laterais dianteiros e de cortina são inflados de acordo com a direção e severidade do impacto. O sistema SRS (Sistema Suplementar de Segurança) inclui:

Informações Importantes sobre os Airbags

Os airbags podem impor sérios riscos. Para que sejam efetivos, os airbags precisam inflar com uma força enorme. Portanto, embora ajudem a salvar vidas, eles podem causar ferimentos graves e, às vezes, até fatais, se os ocupantes não estiverem usando adequadamente os cintos de segurança e sentados na posição correta.

O que você deve fazer: Use sempre o cinto de segurança corretamente e sente-se em posição ereta, o mais distante possível do volante de direção, porém de modo a manter o total controle do veículo. O passageiro dianteiro deve mover o banco para trás, o mais distante possível do painel.

Lembre-se, no entanto, de que nenhum sistema de segurança oferece proteção total contra ferimentos graves ou até mesmo fatais em uma colisão severa, mesmo quando os cintos de segurança são usados corretamente ou os airbags são inflados.

Não coloque objetos rígidos ou pontiagudos entre você e um airbag dianteiro. Dirigir o veículo carregando objetos pontiagudos no colo ou dirigir com um objeto pontiagudo na boca pode resultar em ferimentos, se os airbags dianteiros forem inflados.

Não fixe nem coloque objetos sobre as coberturas dos airbags dianteiros. Objetos colocados sobre as coberturas identificadas com a inscrição “SRS AIRBAG” podem interferir no funcionamento correto do airbag ou, em caso de atuação do sistema, podem ser arremessados no interior do veículo, causando ferimentos aos ocupantes.

Atenção

Não tente desativar os airbags. Juntos, os airbags e os cintos de segurança fornecem maior proteção durante um impacto.

Quando estiver dirigindo, mantenha as mãos e os braços afastados do caminho de ativação do airbag dianteiro, segurando em cada lado do volante de direção. Não descanse o braço sobre a cobertura do airbag.

Os airbags são ativados apenas uma vez. Eles não poderão protegê-lo contra impactos adicionais que podem ocorrer durante a sequência de colisão.

Cuidado

  • Da mesma forma, não trafegue em nenhum momento com os pés sobre o painel, mesmo que em baixa velocidade e em trajetos curtos. Em caso de acionamento do airbag, o passageiro poderá ser gravemente ferido.
  • Durante o acionamento do airbag, a bolsa de ar presente no sistema será inflada com grande velocidade a fim de proteger os ocupantes dos assentos dianteiros. No entanto, esse processo pode causar escoriações, lesões e queimaduras decorrentes do atrito da bolsa contra os ocupantes.
  • Devido a grande velocidade de acionamento dos airbags será ouvido um ruído alto, que poderá causar desconforto auditivo temporário. Além disso, os componentes do sistema de airbag (acionador, coberturas, locais de alojamentos e outros componentes) podem ficar aquecidos (exceto a bolsa de nylon). Evite tocar nos componentes do sistema de airbag, localizados atrás e ao redor da bolsa de nylon, logo após o seu acionamento. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES.

Tipos de Airbags

O seu veículo pode estar equipado com três tipos de airbags:

Cada um deles será abordado nas próximas páginas.

Atenção

Os airbags somente podem inflar quando o modo de alimentação estiver no modo LIGADO.

Após uma colisão com o acionamento do airbag, pode-se observar a presença de pó proveniente da superfície do airbag. Embora esse pó não apresente nenhuma substância nociva, pessoas com problemas respiratórios podem sentir um certo desconforto temporário. Se isso ocorrer, saia do veículo logo que seja seguro fazê-lo.

Airbags Dianteiros (SRS)

Em uma colisão frontal de moderada a severa, os airbags dianteiros inflarão para proteger a cabeça e o tórax do motorista e/ou passageiro no banco dianteiro.

Os airbags dianteiros SRS (Sistema Suplementar de Segurança) foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e não para substituí-los. Os cintos de segurança representam o sistema de proteção principal para os ocupantes.

Locais de Alojamento

Os airbags dianteiros estão alojados no centro do volante de direção para o motorista, e no painel para o passageiro do banco dianteiro. Ambos os airbags estão identificados com a inscrição “SRS AIRBAG”.

Funcionamento

Os airbags dianteiros foram projetados para inflar durante colisões frontais de moderadas a severas. Quando o veículo desacelera repentinamente, os sensores enviam informações para a unidade de controle, que emite sinais para que um ou ambos os airbags sejam inflados.

Uma colisão frontal pode ser diretamente de frente ou em ângulo entre dois veículos, ou quando o veículo colide com um objeto parado, como uma parede de concreto.

Atenção

Os airbags dianteiros são projetados para suplementar os cintos de segurança no auxílio e redução da possibilidade de ferimentos na cabeça e no peito em impactos frontais.

Como os Airbags Dianteiros Funcionam

Enquanto o cinto de segurança protege o seu tronco, os airbags proporcionam proteção suplementar para sua cabeça e tórax.

Os airbags dianteiros esvaziam-se imediatamente e, portanto, não interferem na visibilidade ou na capacidade do motorista de manobrar ou operar outros controles do veículo.

O tempo total para inflar e esvaziar o airbag é tão rápido que o seu acionamento pode não ser notado pela maioria dos ocupantes.

Pequenas colisões frontais: Os airbags dianteiros foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e ajudar a salvar vidas, e não para impedir pequenas escoriações ou fraturas que podem ocorrer durante uma pequena colisão frontal de moderada a severa.

Impactos laterais: Os airbags dianteiros podem oferecer proteção quando uma desaceleração súbita faz com que o motorista ou passageiro dianteiro seja arremessado para a frente do veículo. Os airbags laterais e os airbags de cortina foram especificamente projetados para ajudar a reduzir a gravidade dos ferimentos que podem ocorrer durante um impacto lateral de moderado a severo, que faz com que o motorista ou passageiro seja arremessado em direção à lateral do veículo.

Impactos traseiros: Os encostos de cabeça e os cintos de segurança são sua melhor proteção durante um impacto traseiro. Os airbags dianteiros não fornecem proteção significativa e não foram projetados para inflar em colisões traseiras.

Capotamentos: Os cintos de segurança e os airbags de cortina oferecem melhor proteção em um capotamento. Como os airbags dianteiros fornecem pouca ou nenhuma proteção, eles não foram projetados para inflar durante um capotamento.

Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na estrutura do veículo ou na suspensão pode causar a ativação de um ou mais airbags. Os exemplos incluem: bater no meio-fio, na borda de um buraco, ou em outro objeto fixo e baixo, causando uma desaceleração súbita no chassi do veículo. Como o impacto ocorre embaixo do veículo, os danos podem não ser aparentes de imediato.

Como a energia do impacto em uma colisão é absorvida pelas peças da carroçaria sujeitas a esmagamento, os danos visíveis nem sempre indicam a necessidade de acionamento do airbag. Na verdade, algumas colisões podem resultar em danos severos ao veículo sem ativar os airbags, já que os airbags não teriam sido necessários ou não teriam oferecido proteção mesmo se tivessem sido inflados.

Airbags Laterais

Os airbags laterais ajudam a proteger o torso e a pelve do motorista ou do passageiro dianteiro durante um impacto lateral de moderado a severo.

Locais de Alojamento

Os airbags laterais estão alojados na borda externa dos encostos dos bancos do motorista e do passageiro dianteiro.

Esses locais estão identificados com a inscrição “SIDE AIRBAG”.

Local de Alojamento

Atenção

Não fixe acessórios sobre ou perto dos airbags laterais. Eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags ou causar ferimentos se o airbag inflar.

Funcionamento

Quando os sensores detectam um impacto lateral de moderado a severo, a unidade de controle sinaliza ao airbag lateral do lado do impacto para inflar imediatamente.

Airbag Lateral Inflado

Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag lateral. Nesse caso, pode ocorrer pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.

É possível que um airbag lateral não infle durante um impacto que resulte em um dano aparentemente severo. Isso pode ocorrer quando o ponto de impacto ocorre em direção à dianteira ou traseira do veículo, ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nesses casos, o airbag lateral não seria necessário nem ofereceria proteção mesmo se tivessem sido inflados.

Atenção

Não cubra ou substitua as capas dos encostos dianteiros sem consultar uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.

A substituição inadequada ou recobrir os encostos dianteiros com capas pode evitar que os airbags laterais inflem apropriadamente durante um impacto lateral.

Não deixe o passageiro dianteiro se reclinar lateralmente, com a cabeça na trilha de acionamento do airbag lateral. Um airbag inflando pode bater com muita força e ferir gravemente o passageiro.

Sente-se sempre em posição ereta e com as costas apoiadas contra o encosto do banco.

Airbags de Cortina

Os airbags de cortina ajudam a proteger a cabeça do motorista, do passageiro dianteiro e dos passageiros traseiros nas posições externas durante um impacto lateral de moderado a severo.

Locais de Alojamento

Os airbags de cortina estão localizados no teto, acima dos vidros em ambos os lados do veículo.

Alojamento do Airbag de Cortina

Funcionamento

O airbag de cortina foi projetado para inflar durante colisões laterais com impacto de moderado a severo.

Airbag de Cortina Inflado

Um ou ambos os airbags de cortina também podem inflar em uma colisão frontal em ângulo com impacto de moderado a severo.

Devido ao sistema de airbag detectar a desaceleração súbita, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag de cortina. Nestes casos, pode existir pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.

É possível que um airbag de cortina não infle durante um impacto que resulte em dano aparentemente severo. Isto pode ocorrer quando o ponto de impacto foi em direção à dianteira ou traseira do veículo ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nestes casos, o airbag de cortina não seria necessário nem forneceria proteção mesmo se tivesse sido inflado.

Atenção

Os airbags de cortina serão mais eficientes quando o ocupante estiver usando adequadamente o cinto de segurança e sentado em posição ereta, bem encostado no banco.

Não fixe quaisquer objetos nos vidros laterais ou colunas do teto, pois eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags de cortina.

Modelos com gancho de roupas*

Não coloque um cabide nem objetos rígidos no gancho de roupas. Isso poderá resultar em ferimentos se o airbag de cortina inflar.

*Não disponível em todos os modelos

Indicador do Sistema de Airbag

Modelos com display de informações*

Se ocorrer um problema no sistema de airbag, o indicador SRS se acenderá no painel de instrumentos.

Modelos com interface de informações ao motorista*

Se ocorrer um problema no sistema de airbag, o indicador SRS se acenderá no painel de instrumentos e uma mensagem aparecerá na interface de informações ao motorista.

Indicador SRS (Sistema Suplementar de Segurança)

O indicador se acende por alguns segundos e se apaga em seguida para informar que o sistema está funcionando corretamente.

Se o indicador se acender em qualquer outra ocasião, ou não se acender, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspecionar o sistema o mais rápido possível. Se deixar de fazer isso, os airbags e tensionadores dos cintos de segurança podem não funcionar corretamente quando forem necessários.

Cuidado

Ignorar o indicador SRS pode resultar em ferimentos graves ou fatais, se os sistemas de airbag ou dos tensionadores dos cintos de segurança não funcionarem corretamente.

Se o indicador SRS alertá-lo sobre um possível problema, leve o seu veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o mais rápido possível para inspeção.

Manutenção do Airbag

Você não precisa nem deve executar a manutenção ou substituição de componentes do sistema de airbag. No entanto, deve efetuar os serviços de manutenção no veículo em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional nas seguintes situações:

Se um airbag tiver sido inflado, será necessário substituir a unidade de controle e outras peças relacionadas. Da mesma forma, será necessário substituir o tensionador automático do cinto de segurança que tenha sido ativado.

Mesmo que os airbags não tenham sido ativados, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspecionar os seguintes componentes: tensionadores dos cintos de segurança dianteiros e cada um dos cintos em uso durante a colisão.

Atenção

É terminantemente proibido remover os componentes do airbag do veículo.

No caso de falha ou desativação, ou após a ativação do airbag/tensionador do cinto de segurança, contate uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para solucionar o problema.

Não se deve usar componentes recuperados do sistema de airbag, incluindo airbags, tensionadores, sensores e unidade de controle.

Não tente remover o airbag. Este serviço deve ser efetuado somente por uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.

*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.

*Não disponível em todos os modelos