Use um aspirador para remover o pó antes de usar um pano.
Use um pano umedecido com uma solução de sabão neutro e água morna para remover a sujeira.
Use um pano limpo para remover os resíduos de sabão.
Use uma escova macia e uma solução de sabão neutro e água morna para limpar os cintos de segurança.
Deixe o cinto de segurança secar e libere-o somente quando estiver totalmente seco, para evitar que a umidade danifique os seus componentes. Limpe as alças dos pontos de fixação dos cintos de segurança com um pano limpo.
Se a fivela estiver suja, ela poderá fazer com que o cinto de segurança retorne lentamente. Para a limpeza da fivela, use um pano macio umedecido em água morna.
Abertura da Fivela
|
Não derrame líquidos no interior do veículo. Os dispositivos e sistemas elétricos podem não funcionar corretamente se for derramado líquido sobre eles. Não use sprays à base de silicone nos dispositivos elétricos, como dispositivos de áudio e interruptores. Isso poderá causar mau funcionamento dos componentes ou um incêndio no interior do veículo. Se um spray à base de silicone for inadvertidamente usado nos dispositivos elétricos, consulte uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Dependendo da composição, as substâncias químicas e líquidos aromáticos poderão causar descoloração, rugas e rachaduras nas peças de resina e tapeçaria. Não use solventes alcalinos ou orgânicos, tais como benzina ou gasolina. Após o uso de produtos químicos, certifique-se de limpá-los suavemente com um pano seco. Não deixe panos usados sobre as peças plásticas ou de tecido por longos períodos sem lavar. Tenha cuidado para não derramar desodorizadores de ar líquidos. Não utilize ar comprimido para limpeza interna. Faça-a somente com aspirador de pó. |
Use limpa-vidros.
|
O vidro traseiro possui filamentos térmicos na sua parte interna. Limpe cuidadosamente a parte interna do vidro traseiro com um pano macio, no mesmo sentido dos filamentos térmicos, para não danificá-los. Caso o vidro traseiro seja limpo no sentido vertical, os filamentos poderão ser desalojados e rompidos. Tenha cuidado para não derramar líquidos, como água ou limpador de vidro, sobre ou ao redor da cobertura do sensor crepuscular*. Modelos com câmera de detecção dianteira*Tenha cuidado para não derramar líquidos, como água ou limpador de vidro, sobre ou ao redor da cobertura da câmera de detecção dianteira. |
O tapete do motorista é fixado às ancoragens do assoalho, impedindo que escorregue para a frente.
Não coloque tapetes adicionais sobre o tapete com ancoragem.
Destravar
Travar
|
|
*1: Se disponível
*Não disponível em todos os modelos
Aspire frequentemente o revestimento para remover a sujeira e o pó. Dê atenção especial às pregas e costuras. Limpe o revestimento com um pano macio umedecido em uma solução de 90% de água e 10% de sabão neutro. Em seguida, esfregue com um pano limpo e seco. Remova imediatamente toda a poeira ou sujeira das superfícies do revestimento.
|
É importante limpar o mais rápido possível o líquido, a sujeira ou o pó da superfície do revestimento. Os líquidos derramados sobre a superfície pode penetrar no revestimento, causando manchas. A sujeira ou o pó pode causar abrasão no revestimento. Além disso, algumas roupas de cor escura que entram em atrito com os revestimentos, resultam em descoloração ou manchas. |
Remova o pó e a sujeira, utilizando um aspirador de pó. Limpe o painel com um pano macio umedecido em uma solução de sabão neutro e água.
*Não disponível em todos os modelos
Remova o pó da carroçaria do veículo depois de dirigir. Inspecione regularmente o veículo quanto a riscos nas superfícies pintadas. Um risco nas superfícies pintadas pode resultar em ferrugem na carroçaria. Se encontrar um risco, repare-o imediatamente em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
As lavagens frequentes ajudam a preservar a aparência do veículo. A sujeira e a areia podem riscar a pintura, enquanto pingos de seiva de árvores, dejetos de pássaros e agentes químicos de chaminés prejudicam permanentemente a aparência do veículo.
|
Não esguiche água diretamente nas entradas de ar nem no compartimento do motor, pois pode ocorrer mau funcionamento.
Não esguiche água diretamente na portinhola de abastecimento de combustível. Um jato de alta pressão poderá abri-la. Após a lavagem do veículo com água ou quaisquer produtos químicos, conduza o veículo por uma curta distância e acione os freios diversas vezes antes de estacionar, para remover qualquer resíduo dos freios. Estacionar o veículo com os freios molhados ou com a presença de quaisquer produtos químicos, pode fazer com que os freios oxidem e fiquem travados. |
|
Solventes químicos e produtos de limpeza abrasivos muito fortes podem danificar a pintura, riscar os vidros e corroer as peças metálicas e plásticas do veículo. Recomendamos não lavar o motor. Porém, em caso de extrema necessidade, dirija-se a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Produtos químicos, solventes, detergentes e sprays não devem ser utilizados em hipótese alguma. Não utilize produtos químicos, tais como solventes, detergentes, sprays, anticorrosivos ou qualquer tipo de óleo para limpar a região inferior do veículo. Esses produtos, quando aplicados, danificam os coxins, buchas, mangueiras e demais componentes de borracha. |
Uma boa camada de cera automotiva ajuda a proteger a pintura do veículo contra os elementos da natureza. A cera desgasta-se com o tempo e expõe a pintura do veículo, portanto, reaplique, conforme necessário.
Sempre lave e seque todo o veículo antes de encerá-lo. A aplicação de cera deve ser feita sempre que a água depositada sobre a carroçaria formar poças grandes, e não gotas pequenas. Use sempre cera em pasta ou líquida de alta qualidade. Faça a aplicação de acordo com as instruções do fabricante.
|
Solventes químicos e produtos de limpeza fortes podem danificar a pintura e as peças metálicas e de plástico do veículo. Siga as instruções do fabricante do produto. |
Ao derramar gasolina, óleo, líquido de arrefecimento do motor ou fluido da bateria nas peças revestidas, elas poderão ficar manchadas ou o revestimento poderá descascar. Limpe imediatamente a área atingida com um pano macio e água.
|
Peça informações a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional sobre o revestimento correto quando for necessário reparar a superfície pintada das peças fabricadas em resina. |
Use limpa-vidros.
|
A utilização de produtos que repelem água na parte externa do para-brisa, pode gerar ruídos entre a borracha da palheta do limpador e o para-brisa. |
O alumínio está sujeito à deterioração causada por sal e outros contaminantes da estrada. Use uma esponja e sabão neutro para limpar as rodas imediatamente.
Não use produtos químicos fortes (incluindo alguns produtos para limpeza de rodas disponíveis no mercado) ou uma escova com cerdas duras. Eles podem danificar o revestimento das rodas de liga de alumínio, que ajuda a impedir a corrosão e escurecimento do alumínio.
Dependendo do tipo de acabamento, as rodas também pode perder o seu brilho ou parecer polida. Para evitar manchas de água, limpe as rodas secas com um pano, enquanto elas ainda estão molhadas.
Os polidores e ceras de limpeza podem restituir o brilho perdido à pintura. Em geral, os polidores contêm abrasivos suaves e solventes que retiram a camada final da pintura. Se após a aplicação de cera, o acabamento da pintura do veículo não apresentar o brilho original, utilize um polidor. A remoção de piche, insetos etc. utilizando-se solventes, também retira a cera. Não se esqueça de reaplicar a cera nessas áreas, mesmo que o restante da carroçaria não necessite ser encerada.
Inspecione frequentemente o veículo quanto a riscos ou falhas na pintura. Repare-os imediatamente para evitar corrosão. Os danos deverão ser reparados em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
Existem alguns fatores e condições que podem provocar a corrosão de um veículo, dentre eles:
1. A sujeira acumulada em cavidades da carroçaria.
2. A remoção de partes da pintura bem como de camadas protetoras externas e da parte inferior do veículo.
3. Veículos frequentemente expostos ao tempo (sem cobertura), pouco utilizado e com pouca frequência de lavagem.
Os veículos Honda dispõem de várias medidas preventivas contra a corrosão. O proprietário pode contribuir para evitar a corrosão efetuando uma manutenção periódica simples:
Os veículos Honda foram projetados para atender aos mais modernos conceitos de segurança e, portanto, suas carroçarias possuem alta resistência aos esforços mecânicos que o veículo é submetido durante sua utilização, além de componentes que se deformam em caso de colisão, absorvendo parte da energia causada pelo impacto e proporcionando maior proteção aos seus ocupantes. Outro fator importante é que a característica de deformação dos para-lamas dianteiros e capô é mais acentuada em relação às demais peças da carroçaria, a fim de promover maior proteção aos pedestres em caso de atropelamento.
Assim, esses componentes se deformarão com maior facilidade, caso venham a sofrer solicitações estruturais adversas, como apoio do corpo, pressão manual, impacto de objetos ou chuva de granizo (dependendo da intensidade, se for exposto a uma chuva de granizo, o veículo poderá sofrer avarias nas superfícies expostas da carroçaria).
Os serviços de reparos da carroçaria afetam a resistência à corrosão. Existem peças metálicas da carroçaria no mercado que imitam as peças Genuínas Honda, mas que na realidade são bastante inferiores em qualidade, ajuste e acabamento. Uma vez instaladas, não proporcionam o mesmo aspecto de alta qualidade nem o mesmo nível de resistência à corrosão. Ao notificar sua empresa seguradora sobre uma colisão, exija que o veículo seja reparado em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Dessa forma, o veículo estará sendo reparado com peças Genuínas Honda e por técnicos qualificados.
As lentes internas das luzes externas (faróis, luzes de freio etc.) podem embaçar temporariamente se você dirigir na chuva, ou após o veículo passar por um lava-rápido.
A condensação também pode ocorrer dentro das lentes, quando existir diferença significativa entre as temperaturas ambiente e dentro das lentes (como o embaçamento dos vidros do veículo em condições chuvosas). Essas condições são processos naturais, não são problemas estruturais de projeto nas luzes externas.
As características de projeto das lentes podem resultar em umidade nas superfícies da moldura das luzes. Isto também não é mau funcionamento.
Entretanto, se existir grande quantidade de acúmulo de água ou grandes gotas de água dentro das lentes, leve seu veículo para inspeção na Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
Consulte a etiqueta do código de cores fixada na coluna da porta do motorista, antes de pintar o veículo.
*Não disponível em todos os modelos