Manutenção Sob o Capô

Itens de Manutenção Sob o Capô

Figura meramente ilustrativa

Tampa de Abastecimento de Óleo do Motor

Vareta de Nível de Óleo do Motor (Alça Laranja)

Fluido do Lavador (Tampa Azul)

Fluido de Freio (Tampa Preta)

Bateria

Reservatório do Líquido de Arrefecimento do Motor

Tampa do Radiador

Como Abrir o Capô

1. Estacione o veículo em uma superfície plana e acione o freio de estacionamento.

2. Puxe a alavanca de abertura do capô, localizada no canto esquerdo inferior do painel de instrumentos, do lado do motorista.

Alavanca de Abertura do Capô

Puxe

3. Mova a alavanca de trava (localizada abaixo da extremidade dianteira do capô na direção do centro) para liberar o mecanismo de trava e levante o capô. Após levantar levemente o capô, você pode soltar a alavanca de trava.

Alavanca

4. Remova a haste de apoio da presilha, usando a alça de espuma. Coloque-a no orifício de apoio do capô.

Haste de Apoio

Alça de Espuma

Presilha

Para fechar o capô, levante-o levemente para soltar a haste de apoio do seu orifício. Encaixe novamente a haste de apoio em sua presilha. Abaixe o capô até aproximadamente 30 cm do fechamento e solte-o, para que ele feche e trave através da ação do seu próprio peso.

Cuidado

Antes de acionar a alavanca de abertura do capô, desligue o motor. Inspeções e/ou ajustes no compartimento do motor com o motor em funcionamento são operações arriscadas e só devem ser efetuadas por um técnico especializado, visto que correias e polias se encontram em movimento.

A haste de apoio do capô pode ficar muito quente devido ao calor do motor. Para evitar possíveis queimaduras, não manuseie a parte metálica da haste de apoio do capô; ao invés disso, use a alça de espuma.

Não se apoie nem aplique peso no capô, a fim de evitar danos. Antes de fechá-lo, certifique-se de abaixar a haste de apoio.

Atenção

Não abra o capô se os braços dos limpadores estiverem levantados. O capô atingirá os braços dos limpadores, podendo causar danos ao capô e/ou aos braços dos limpadores.

Ao fechar o capô, verifique se ele está firmemente travado.

Se a alavanca de trava estiver dura, ou se não for possível abrir o capô movendo a alavanca de trava, será necessário limpar e lubrificar o mecanismo de trava.

Óleos e Fluidos Pro Honda

Para saber mais, acesse o site: www.honda.com.br/pos-venda

Óleo de Motor Recomendado

O óleo é o principal contribuinte para o desempenho e vida longa do motor. Se conduzir o veículo com óleo insuficiente ou deteriorado poderá ocorrer falha ou danos ao motor.

(Figura Ilustrativa)

Atenção

Aditivos para Óleo de Motor

O veículo não requer aditivos para óleo. Eles podem afetar o desempenho e a durabilidade do motor.

A utilização de lubrificantes com especificações diferentes poderá ser feita SOMENTE quando o produto for recomendado pela Honda.

Siga rigorosamente a Tabela de Manutenção Preventiva. Consulte Plano de Manutenção.

Filtro de Combustível

Substitua o filtro de combustível de acordo com as recomendações da Tabela de Manutenção Preventiva. Consulte Plano de Manutenção.

Somente técnicos qualificados devem efetuar a substituição do filtro. Se as tubulações de combustível não forem manuseadas de forma correta, o combustível no sistema poderá jorrar e apresentar risco.

Atenção

Sempre utilize o combustível adequado para evitar obstrução. Consulte Informações Sobre Combustível.

O uso de combustível inadequado poderá obstruir o filtro de combustível e danificar o sistema de controle de emissões do veículo.

Verificação do Óleo do Motor

Recomendamos verificar o nível do óleo do motor sempre que reabastecer o veículo. Estacione o veículo em uma superfície plana. Antes de verificar o óleo, aguarde aproximadamente três minutos após desligar o motor.

1. Remova a vareta de nível (alça laranja).

2. Limpe a vareta com um pano limpo ou papel-toalha.

3. Reinsira totalmente a vareta em seu orifício.

Vareta de Nível

4. Remova novamente a vareta e verifique o nível. O nível deverá estar entre as marcas superior e inferior. Adicione óleo, se necessário.

Marca Superior

Marca Inferior

Atenção

Se o nível do óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione óleo lentamente e com cuidado para não abastecer em excesso.

Adição de Óleo do Motor

1. Desrosqueie e remova a tampa de abastecimento de óleo do motor.

2. Adicione o óleo lentamente.

3. Recoloque a tampa de abastecimento de óleo do motor e aperte-a firmemente.

4. Aguarde três minutos e verifique novamente a vareta de nível de óleo do motor.

Tampa de Abastecimento de Óleo do Motor

Atenção

Não adicione o óleo de motor acima da marca de nível superior. O abastecimento excessivo de óleo pode resultar em vazamentos e danos ao motor.

Se o óleo for derramado, limpe-o imediatamente. O óleo derramado pode danificar os componentes do compartimento do motor.

Líquido de Arrefecimento do Motor

Líquido de arrefecimento especificado: Líquido de arrefecimento Pro Honda

O líquido de arrefecimento é pré-misturado com 40% de anticongelante e 60% de água. Não adicione diretamente qualquer anticongelante ou água.

Recomendamos verificar o nível do líquido de arrefecimento sempre que reabastecer o veículo. Verifique o reservatório. Adicione o líquido de arrefecimento, conforme necessário.

Reservatório

1. Certifique-se de que o motor e o radiador estejam frios.

2. Verifique a quantidade de líquido de arrefecimento no reservatório.

3. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos.

Reservatório

MIN

MAX

Atenção

Se o veículo tiver que ser conduzido em locais em que as temperaturas ficam constantemente abaixo de -30°C, o líquido de arrefecimento deverá ser substituído por um líquido de arrefecimento mais concentrado. Consulte uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para obter os detalhes sobre o líquido de arrefecimento recomendado.

Se o líquido de arrefecimento Pro Honda não estiver disponível, use outro líquido de arrefecimento sem silicato como substituição temporária. Verifique se é um líquido de arrefecimento de alta qualidade recomendado para motores de alumínio.

O uso contínuo de líquido de arrefecimento não Genuíno Honda pode resultar em corrosão, causando mau funcionamento ou falha do sistema de arrefecimento. Tão logo seja possível, mande lavar o sistema de arrefecimento e reabasteça-o com líquido de arrefecimento Pro Honda.

Não adicione inibidores de ferrugem ou outros aditivos no sistema de arrefecimento do seu veículo, pois eles podem ser incompatíveis com o líquido de arrefecimento ou componentes do motor.

Radiador

1. Certifique-se de que o motor e o radiador estejam frios.

2. Gire a tampa do radiador 1/8 de volta no sentido anti-horário e alivie toda a pressão no sistema de arrefecimento.

3. Pressione e gire a tampa do radiador no sentido anti-horário para removê-la.

4. O nível do líquido de arrefecimento deverá atingir a base do gargalo de abastecimento. Adicione líquido de arrefecimento, se o nível estiver baixo.

Tampa do Radiador

5. Recoloque a tampa do radiador e aperte-a firmemente.

Cuidado

A remoção da tampa do radiador com o motor quente pode fazer com que o líquido de arrefecimento seja expelido sob pressão, causando queimaduras graves.

Sempre deixe o motor e o radiador esfriarem antes de remover a tampa do radiador.

Atenção

Adicione o líquido de arrefecimento lenta e cuidadosamente para que não seja derramado. Limpe imediatamente todo o líquido de arrefecimento derramado, pois isso poderá danificar os componentes no compartimento do motor.

Fluido da Transmissão

Fluido da Transmissão Automática (CVT)

Fluido Especificado: Fluido Pro Honda para transmissão CVT - HCF-2

Verifique na Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o nível do fluido e substitua, se necessário.

Siga o programa de manutenção do veículo para a substituição do fluido da transmissão automática (CVT). Consulte a Tabela de Manutenção Preventiva. Consulte Plano de Manutenção.

Não tente verificar ou substituir o fluido da transmissão automática (CVT) sozinho.

Atenção

Não misture o Fluido Pro Honda para transmissão CVT - HCF-2 com outros fluidos de transmissão.

O uso de outros fluidos que não seja o Fluido Pro Honda para transmissão CVT - HCF-2 pode afetar adversamente o funcionamento e a durabilidade da transmissão do veículo danificando-a.

Qualquer dano causado pelo uso de um fluido de transmissão que não seja equivalente ao Fluido Pro Honda para transmissão CVT - HCF-2 não será coberto pela garantia Honda.

Fluido de Freio

Fluido Especificado: Fluido para freio DOT 3 ou DOT 4

Verificação do Fluido de Freio

O nível do fluido deverá estar entre as marcas MIN e MAX na lateral do reservatório.

Reservatório

MAX

MIN

Atenção

O fluido de freio DOT 5 não é compatível com o sistema de freio do veículo e pode causar danos consideráveis.

Recomendamos o uso de um produto Genuíno Honda.

Se o nível do fluido de freio estiver na marca MIN ou abaixo dela, leve o veículo o mais rápido possível a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspecionar se há vazamentos ou pastilhas de freio gastas.

Reabastecimento do Reservatório do Fluido dos Lavadores

Verifique o nível do fluido do lavador do para-brisa olhando o reservatório.

Se o nível estiver baixo, abasteça o reservatório do lavador.

Abasteça o reservatório com fluido do lavador cuidadosamente. Não deixe que o reservatório do fluido dos lavadores transborde.

Reservatório

Atenção

Não use anticongelante para motor ou solução de vinagre e água no reservatório do lavador. O anticongelante pode danificar a pintura do veículo. A solução de vinagre e água pode danificar a bomba do lavador do para-brisa.

Use somente fluido lavador para para-brisa disponível comercialmente.

Evite o uso de água que contenha elevado conteúdo mineral, para evitar o acúmulo de calcita no reservatório.

A utilização de produtos como detergente, sabão líquido etc. diluídos na água do reservatório do fluido dos lavadores, poderá ressecar e diminuir a vida útil das borrachas das palhetas dos limpadores, e ocasionar ruídos durante o funcionamento dos limpadores.