Airbags

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Informações Importantes Sobre os Airbags

Os airbags podem impor sérios riscos. Para que sejam efetivos, os airbags precisam inflar com uma força enorme. Portanto, embora ajudem a salvar vidas, eles podem causar ferimentos graves e, às vezes, até fatais, se os ocupantes não estiverem usando adequadamente os cintos de segurança e sentados na posição correta.

O que você deve fazer: Use sempre o cinto de segurança corretamente e sente-se em posição ereta, o mais distante possível do volante de direção, porém de modo a manter o total controle do veículo. O passageiro dianteiro deve mover o banco para trás, o mais distante possível do painel.

Lembre-se, no entanto, de que nenhum sistema de segurança oferece proteção total contra ferimentos graves ou até mesmo fatais em uma colisão severa, mesmo quando os cintos de segurança são usados corretamente ou os airbags são inflados.

Não coloque objetos rígidos ou pontiagudos entre você e um airbag dianteiro. Dirigir o veículo carregando objetos pontiagudos no colo ou dirigir com um objeto pontiagudo na boca pode resultar em ferimentos, se os airbags dianteiros forem inflados.

Não fixe nem coloque objetos sobre as coberturas dos airbags dianteiros, airbags de joelho do motorista e airbags de joelho do passageiro dianteiro. Objetos colocados sobre as coberturas identificadas com a inscrição SRS AIRBAG podem interferir no funcionamento correto do airbag ou, em caso de atuação do sistema, podem ser arremessados no interior do veículo, causando ferimentos aos ocupantes.

Atenção

Quando estiver dirigindo, mantenha as mãos e os braços afastados do caminho de ativação do airbag dianteiro, segurando em cada lado do volante de direção. Não descanse o braço sobre a cobertura do airbag.

Os airbags somente podem inflar quando o modo de alimentação estiver no modo LIGADO.

Após uma colisão com o acionamento do airbag dianteiro, pode-se observar uma pequena quantidade de fumaça. Isto é proveniente do processo de acionamento do airbag e não apresenta nenhum risco à saúde. Pessoas com problemas respiratórios podem sentir um certo desconforto temporário. Se isso ocorrer, saia do veículo logo que seja seguro fazê-lo.

Airbags Dianteiros (SRS)

Em uma colisão frontal de moderada a severa, os airbags dianteiros SRS (Sistema Suplementar de Segurança) inflarão para proteger a cabeça e o tórax do motorista e/ou passageiro no banco dianteiro.

Os airbags dianteiros SRS (Sistema Suplementar de Segurança) foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e não para substituí-los. Os cintos de segurança representam o sistema de proteção principal para os ocupantes.

Pequenas colisões frontais: Os airbags dianteiros foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e ajudar a salvar vidas, e não para impedir pequenas escoriações ou fraturas que podem ocorrer durante uma pequena colisão frontal de moderada a severa.

Impactos laterais: Os airbags dianteiros podem oferecer proteção quando uma desaceleração súbita faz com que o motorista ou passageiro dianteiro seja arremessado para a frente do veículo. Os airbags laterais e os airbags de cortina foram especificamente projetados para ajudar a reduzir a gravidade dos ferimentos que podem ocorrer durante um impacto lateral de moderado a severo, que faz com que o motorista ou passageiro seja arremessado em direção à lateral do veículo.

Impactos traseiros: Os encostos de cabeça e os cintos de segurança são sua melhor proteção durante um impacto traseiro. Os airbags dianteiros não fornecem proteção significativa e não foram projetados para inflar em colisões traseiras.

Capotamentos: Os cintos de segurança e os airbags de cortina fornecem uma melhor proteção durante um capotamento. Como os airbags dianteiros oferecem pouca ou nenhuma proteção, eles não foram projetados para inflar durante um capotamento.

Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na estrutura do veículo ou na suspensão pode causar a ativação de um ou mais airbags.

Alguns exemplos incluem: bater no meio-fio, na borda de um buraco, ou em outro objeto fixo e baixo, causando uma desaceleração súbita no chassi do veículo. Como o impacto ocorre embaixo do veículo, os danos podem não ser aparentes de imediato.

Como a energia do impacto em uma colisão é absorvida pelas peças da carroçaria sujeitas a esmagamento, a existência de danos visíveis nem sempre indica a necessidade de acionamento do airbag. Na verdade, algumas colisões podem resultar em danos severos ao veículo sem ativar os airbags, já que os airbags não teriam sido necessários ou não teriam oferecido proteção mesmo se tivessem sido inflados.

Cuidado

Se ocorrer um problema no sistema de airbag, o indicador SRS se acenderá no painel de instrumentos. Ignorar o indicador SRS pode resultar em ferimentos graves ou fatais, se os sistemas de airbag ou dos tensionadores dos cintos de segurança não funcionarem corretamente.

Se o indicador SRS alertá-lo sobre um possível problema, leve o seu veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o mais rápido possível para inspeção.

Se o indicador SRS se acender, remova imediatamente do banco do passageiro dianteiro, o sistema de proteção infantil voltado para trás. Mesmo que o airbag do passageiro dianteiro tenha sido desativado, não ignore o indicador de advertência do airbag. O sistema do airbag pode ter um defeito que faria o airbag do passageiro dianteiro ser ativado, causando ferimentos graves ou fatais.

Sistema de Desligamento do Airbag do Passageiro Dianteiro

Se for inevitável a instalação de um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro, você deve desativar manualmente o sistema de airbag do passageiro dianteiro, usando a chave embutida.

Cuidado

  • O sistema do airbag do passageiro dianteiro deve ser desligado somente se não puder evitar a colocação de um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro.
  • Se o airbag do passageiro dianteiro inflar, ele pode atingir o sistema de proteção infantil voltado para trás com força suficiente para causar ferimento fatal ou grave na criança.
  • Certifique-se de ligar o sistema do airbag do passageiro dianteiro quando não for usar um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro.
  • Deixar o sistema do airbag do passageiro dianteiro desativado pode resultar em ferimento grave ou fatal em uma colisão.

Airbags de Joelho

Em uma colisão frontal de moderada a severa, os airbags de joelho SRS inflarão para ajudar a manter o motorista e/ou o passageiro do banco dianteiro na posição correta e ajudar a maximizar os benefícios proporcionados pelos outros recursos de segurança incorporados ao veículo.

Os airbags de joelho SRS (Sistema Suplementar de Segurança) foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e não para substituí-los. Os cintos de segurança representam o sistema de proteção principal para os ocupantes.

Atenção

Não fixe acessórios sobre ou perto dos airbags de joelho. Eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags ou causar ferimentos se o airbag inflar.

O motorista e o passageiro dianteiro não devem guardar qualquer objeto sob o assento ou atrás de seus pés. Os objetos podem interferir na ativação adequada do airbag no caso de uma colisão frontal de moderada a severa, podendo resultar em proteção inadequada.

Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na estrutura do veículo ou na suspensão pode causar a ativação de um ou mais airbags.

Alguns exemplos incluem: bater no meio-fio, na borda de um buraco, ou em outro objeto fixo e baixo, causando uma desaceleração súbita no chassi do veículo. Como o impacto ocorre embaixo do veículo, os danos podem não ser aparentes de imediato.

Como a energia do impacto em uma colisão é absorvida pelas peças da carroçaria sujeitas a esmagamento, a existência de danos visíveis nem sempre indica a necessidade de acionamento do airbag. Na verdade, algumas colisões podem resultar em danos severos ao veículo sem ativar os airbags, já que os airbags não teriam sido necessários ou não teriam oferecido proteção mesmo se tivessem sido inflados.

Airbags Laterais e de Cortina

Os airbags laterais ajudam a proteger o torso e a pelve do motorista ou do passageiro dianteiro durante um impacto lateral de moderado a severo.

Os airbags de cortina ajudam a proteger a cabeça do motorista, do passageiro dianteiro e dos passageiros traseiros nas posições externas durante um impacto lateral de moderado a severo.

Um ou ambos os airbags de cortina também podem inflar em uma colisão frontal em ângulo com impacto de moderado a severo. Nestes casos, os airbags de cortina irão inflar logo após os airbags frontais.

Devido ao sistema de airbag detectar a desaceleração súbita, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag lateral e/ou um airbag de cortina. Nestes casos, pode existir pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.

É possível que um airbag lateral e/ou um airbag de cortina não infle durante um impacto que resulte em dano aparentemente severo. Isto pode ocorrer quando o ponto de impacto foi em direção à dianteira ou traseira do veículo ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nestes casos, o airbag lateral e/ou um airbag de cortina não seria necessário nem forneceria proteção mesmo se tivesse sido inflado.

Atenção

Não fixe acessórios sobre ou perto dos airbags laterais. Eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags ou causar ferimentos se o airbag inflar.

Não fixe quaisquer objetos nos vidros das portas ou colunas do teto, pois eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags de cortina.