Os airbags podem impor sérios riscos. Para que sejam efetivos, os airbags precisam inflar com uma força enorme. Portanto, embora ajudem a salvar vidas, eles podem causar ferimentos graves e, às vezes, até fatais, se os ocupantes não estiverem usando adequadamente os cintos de segurança e sentados na posição correta.
O que você deve fazer: Use sempre o cinto de segurança corretamente e sente-se em posição ereta, o mais distante possível do volante de direção, porém de modo a manter o total controle do veículo. O passageiro dianteiro deve mover o banco para trás, o mais distante possível do painel.
Lembre-se, no entanto, de que nenhum sistema de segurança oferece proteção total contra ferimentos graves ou até mesmo fatais em uma colisão severa, mesmo quando os cintos de segurança são usados corretamente ou os airbags são inflados.
Não coloque objetos rígidos ou pontiagudos entre você e um airbag dianteiro. Dirigir o veículo carregando objetos pontiagudos no colo ou dirigir com um objeto pontiagudo na boca pode resultar em ferimentos, se os airbags dianteiros forem inflar.
Não fixe nem coloque as dos airbags dianteiros. Objetos colocados sobre as coberturas identificadas com a inscrição “SRS AIRBAG” podem interferir no funcionamento correto do airbag ou, em caso de atuação do sistema, podem ser arremessados no interior do veículo, causando ferimentos aos ocupantes.
|
Quando estiver dirigindo, mantenha as mãos e os braços afastados do caminho de ativação do airbag dianteiro, segurando em cada lado do volante de direção. Não descanse o braço sobre a cobertura do airbag. Os airbags só podem inflar com o interruptor de ignição* na posição LIGADA Após uma colisão com o acionamento do airbag dianteiro, pode-se observar a presença de pó proveniente da superfície do airbag. Embora esse pó não apresente nenhuma substância nociva, pessoas com problemas respiratórios podem sentir um certo desconforto temporário. Se isso ocorrer, saia do veículo logo que seja seguro fazê-lo. |
*1: Modelos com sistema de acesso sem chave* têm o botão ENGINE START/STOP* ao invés do interruptor de ignição*.
* Não disponível em todos os modelos
Em uma colisão frontal de moderada a severa, os airbags dianteiros inflarão para proteger a cabeça e o tórax do motorista e/ou passageiro no banco dianteiro.
Os airbags dianteiros SRS (Sistema Suplementar de Segurança) foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e não para substituí-los. Os cintos de segurança representam o sistema de proteção principal para os ocupantes.
Pequenas colisões frontais: Os airbags dianteiros foram projetados para proteção suplementar aos cintos de segurança e ajudar a salvar vidas, e não para impedir pequenas escoriações ou fraturas que podem ocorrer durante uma pequena colisão frontal de moderada a severa.
Impactos laterais: Os airbags dianteiros podem oferecer proteção quando uma desaceleração súbita faz com que o motorista ou passageiro dianteiro seja arremessado para a frente do veículo. Os airbags laterais e os airbags de cortina foram especificamente projetados para ajudar a reduzir a gravidade dos ferimentos que podem ocorrer durante um impacto lateral de moderado a severo, que faz com que o motorista ou passageiro seja arremessado em direção à lateral do veículo.
Impactos traseiros: Os encostos de cabeça e os cintos de segurança são sua melhor proteção durante um impacto traseiro. Os airbags dianteiros não fornecem proteção significativa e não foram projetados para inflar em colisões traseiras.
Capotamentos: Os cintos de segurança e, em veículos equipados com um sensor de capotamento*, os airbags de cortina oferecem melhor proteção em um capotamento. Como os airbags dianteiros fornecem pouca ou nenhuma proteção, eles não foram projetados para inflar durante um capotamento.
*Não disponível em todos os modelos
Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na estrutura do veículo ou na suspensão pode causar a ativação de um ou mais airbags. Os exemplos incluem: bater no meio-fio, na borda de um buraco, ou em outro objeto fixo e baixo, causando uma desaceleração súbita no chassi do veículo. Como o impacto ocorre embaixo do veículo, os danos podem não ser aparentes de imediato.
Como a energia do impacto em uma colisão é absorvida pelas peças da carroçaria sujeitas a esmagamento, os danos visíveis nem sempre indicam a necessidade de acionamento do airbag. Na verdade, algumas colisões podem resultar em danos severos ao veículo sem ativar os airbags, já que os airbags não teriam sido necessários ou não teriam oferecido proteção mesmo se tivessem sido inflados.
|
Se ocorrer um problema no sistema de airbag, o indicador SRS se acenderá no painel de instrumentos. Ignorar o indicador SRS pode resultar em ferimentos graves ou fatais, se os sistemas de airbag ou dos tensionadores dos cintos de segurança não funcionarem corretamente. Se o indicador SRS alertá-lo sobre um possível problema, leve o seu veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o mais rápido possível para inspeção. Se o indicador SRS se acender, remova imediatamente do banco do passageiro dianteiro, o sistema de proteção infantil voltado para trás. Mesmo que o airbag do passageiro dianteiro tenha sido desativado, não ignore o indicador de advertência do airbag. O sistema do airbag pode ter um defeito que faria o airbag do passageiro dianteiro ser ativado, causando ferimentos graves ou fatais. |
Se for inevitável a instalação de um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro, você deve desativar manualmente o sistema de airbag do passageiro dianteiro, usando a chave de ignição* ou a chave embutida*.
*Não disponível em todos os modelos
|
|
Os airbags laterais ajudam a proteger o torso e a pelve do motorista ou do passageiro dianteiro durante um impacto lateral de moderado a severo.
Os airbags de cortina ajudam a proteger a cabeça do motorista, do passageiro dianteiro e dos passageiros traseiros nas posições externas durante um impacto lateral de moderado a severo.
Um ou ambos os airbags de cortina também podem inflar em uma colisão frontal em ângulo com impacto moderado a severo. Nestes casos, os airbags de cortina irão inflar logo após os airbags frontais.
Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag lateral e/ou um airbag de cortina. Nesse caso, pode ocorrer pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.
É possível que um airbag lateral e/ou um airbag de cortina não infle durante um impacto que resulte em um dano aparentemente severo. Isso pode ocorrer quando o ponto de impacto ocorre em direção à dianteira ou traseira do veículo, ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nesses casos, o airbag lateral e/ou o airbag de cortina não seria necessário e nem ofereceria proteção mesmo se tivessem sido inflados.
|
Não fixe acessórios sobre ou perto dos airbags laterais. Eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags ou causar ferimentos se o airbag inflar. Não fixe quaisquer objetos nos vidros laterais ou colunas do teto, pois eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags de cortina. |