Airbags

Airbags

Fatos Importantes Sobre os Airbags

Os airbags podem apresentar graves riscos. Para funcionar de forma eficaz, os airbags precisam ser inflados com uma força enorme. Portanto, embora ajudem a salvar vidas, eles podem causar queimaduras, hematomas e outros ferimentos, alguns até fatais, se os ocupantes não estiverem usando adequadamente os cintos de segurança e sentados na posição correta.

O que você deve fazer: sempre use o cinto de segurança corretamente e sente-se em posição ereta, o mais distante possível do volante de direção, porém de modo a manter o total controle do veículo. O passageiro dianteiro deve mover o banco para trás, o mais distante possível do painel. Lembre-se, porém, de que nenhum sistema de segurança pode evitar todos os ferimentos graves ou até mesmo fatais em uma forte colisão, mesmo quando os cintos de segurança são usados corretamente, ou os airbags são acionados.

Não coloque objetos rígidos ou pontiagudos entre você e um airbag dianteiro. Carregar objetos rígidos ou pontiagudos no colo ou dirigir com um cachimbo ou outro objeto pontiagudo na boca poderá causar ferimentos, caso os airbags dianteiros sejam acionados.

Não prenda nem coloque objetos sobre as tampas dos airbags dianteiros.

Objetos colocados sobre as tampas marcadas com a inscrição SRS AIRBAG podem interferir no funcionamento correto do airbag ou, em caso de acionamento do sistema, podem ser arremessados no interior do veículo, causando ferimentos aos passageiros.

Atenção

Quando estiver dirigindo, mantenha as mãos e os braços afastados do caminho de acionamento do airbag dianteiro, segurando cada lado do volante de direção. Não descanse o braço sobre a tampa do airbag.

Os airbags só podem ser acionados com o interruptor de ignição na posição LIGADA .

Quando um airbag é acionado em uma colisão, é emitido um pequeno volume de fumaça. Essa fumaça é proveniente do processo de combustão do material que inflar o airbag, mas não é prejudicial. Pessoas com problemas respiratórios podem apresentar temporariamente certo desconforto. Caso isso ocorra, saia do veículo assim que for seguro.

Airbags Dianteiros (SRS)

Os airbags dianteiros são acionados para ajudar a proteger a cabeça e o tórax do motorista e/ou passageiro dianteiro em uma colisão frontal de moderada a severa.

A sigla SRS (Supplemental Restraint System - Sistema de Segurança Suplementar) indica que os airbags foram projetados para oferecer proteção suplementar aos cintos de segurança e não para substituí-los. Os cintos de segurança constituem o principal sistema de proteção para os ocupantes do veículo.

Colisões frontais de pequena intensidade: os airbags dianteiros são projetados para oferecer proteção suplementar aos cintos de segurança e ajudar a salvar vidas e não para impedir pequenas escoriações ou fraturas que possam ocorrer em decorrência de uma colisão frontal de moderada a severa.

Impactos laterais: os airbags dianteiros podem oferecer proteção quando uma desaceleração súbita faz com que o motorista ou o passageiro dianteiro sejam arremessados para frente. Airbags laterais* e de cortina* foram especificamente projetados para ajudar a reduzir a gravidade dos ferimentos que podem ocorrer em caso de um impacto lateral de moderado a severo, que pode fazer com que o motorista ou o passageiro sejam arremessados em direção à lateral do veículo.

Impactos traseiros: os encostos de cabeça e os cintos de segurança constituem a melhor proteção em caso de um impacto traseiro. Os airbags dianteiros não oferecem proteção significativa e não foram projetados para inflar em colisões traseiras.

Capotamentos: Os cintos de segurança e airbags de cortina* oferecem melhor proteção em um capotamento. Como os airbags dianteiros fornecem pouca ou nenhuma proteção, eles não foram projetados para inflar durante um capotamento.

Como o sistema de airbag detecta desacelerações súbitas, um forte impacto na estrutura do veículo ou na suspensão pode causar a ativação de um ou mais airbags. Os exemplos incluem um impacto no meio-fio, na borda de um buraco ou em outro objeto fixo e baixo que cause uma desaceleração súbita no chassi do veículo. Como o impacto ocorre sob o veículo, os danos podem não ser aparentes de imediato.

Como partes da carroçaria sujeitas a esmagamento absorvem a energia do impacto em uma colisão, a extensão dos danos visíveis nem sempre indica a necessidade do acionamento dos airbags. De fato, algumas colisões podem acarretar graves danos ao veículo sem ativar os airbags, já que estes não seriam necessários ou não ofereceriam proteção mesmo se tivessem sido acionados.

Atenção

Se ocorrer algum problema no sistema de airbag, o indicador do SRS acenderá. Ignorar o indicador do SRS poderá resultar em ferimentos sérios ou fatais se o sistema de airbag ou os tensionadores não funcionarem corretamente.

Se o indicador do SRS acender devido a um possível problema, leve o seu veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.

*Não disponível em todos os modelos

Airbags Laterais* e de Cortina*

Os airbags laterais* ajudam a proteger o torso e a pelve do motorista ou do passageiro dianteiro durante um impacto lateral de moderado a severo.

Os airbags de cortina* ajudam a proteger a cabeça do motorista e dos passageiros que estão sentados nos assentos laterais durante um impacto lateral de moderado a severo.

Um ou ambos os airbags de cortina* também podem inflar em uma colisão frontal em ângulo com impacto de moderado a severo. Nestes casos, os airbags de cortina* irão inflar logo após os airbags frontais.

Devido ao sistema de airbag detectar a desaceleração súbita, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag lateral* e/ou um airbag de cortina*. Nestes casos, pode existir pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.

É possível que um airbag lateral* e ou um airbag de cortina* não infle durante um impacto que resulte em dano aparentemente severo. Isto pode ocorrer quando o ponto de impacto foi em direção a dianteira ou traseira do veículo ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nestes casos, o airbag lateral* e/ou o airbag de cortina* não seria necessário nem forneceria proteção mesmo se tivesse sido inflado.

Atenção

Não fixe acessórios sobre ou perto dos airbags laterais*. Eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags ou causar ferimentos se o airbag inflar.

Não prenda nenhum objeto nos vidros laterais ou nas colunas do teto, pois ele poderá interferir no funcionamento adequado dos airbags de cortina*.

*Não disponível em todos os modelos