Brasileira Bárbara Neves é bicampeã latino-americana de Enduro

Enduro

Brasileira Bárbara Neves é bicampeã latino-americana de Enduro

Pichilemu (Chile) - A piloto Bárbara Neves, da equipe Honda Racing Brasil, faturou neste domingo (6) o título da categoria Pró no Campeonato Latino-Americano de Enduro Feminino 2019. Com a taça, após dois dias de disputas em Pichilemu, a cerca de 200 quilômetros de Santiago, no Chile, a goiana de 19 anos comemora o segundo título latino-americano da sua carreira. O primeiro foi conquistado no ano passado, na categoria Open Júnior (para atletas de até 21 anos).

A lista de grandes feitos de Bárbara não para de crescer na temporada 2019. Primeira mulher a integrar o time oficial na história da Honda Racing Brasil, ela é a atual bicampeã brasileira e do Enduro da Independência, tradicional prova de regularidade do calendário nacional. “Estou muito feliz pelo meu segundo título latino-americano e por estar na equipe Honda Racing, uma conquista muito importante para mim e para nós, mulheres no esporte”, afirma Bárbara. 

No Chile, a conquista da taça latino-americana na categoria Pró, a principal do certame, teve sabor especial. “Chegar aqui e ser bicampeã latino-americana é importantíssimo, ainda mais agora com o título na categoria Pró, o que é um feito ainda maior. Foi um bicampeonato com gosto de dever mais que cumprido”, ressalta. 

Para subir no lugar mais alto do pódio, Bárbara teve de se adaptar rapidamente ao terreno arenoso e à motocicleta Honda CRF 250RX, já que no Brasil ela compete com o modelo nacional CRF 250F. “Foi uma prova cheia de emoções, uma experiência maravilhosa. Tive um apoio sensacional da equipe Honda Racing do Chile, que deixou a moto na medida certa para mim. A Honda CRF 250RX foi impecável no desafio. A minha principal dificuldade foi o terreno pesado e arenoso, muito diferente do tipo de solo que estou acostumada no Brasil”, explica Bárbara. 

Os trechos cronometrados (especiais) foram realizados na areia da praia e numa região de areia mais escura, em local de plantação de eucaliptos. “O percurso foi muito desafiador, as especiais estavam bem montadas. A cada volta, as características ficaram ainda mais difíceis, com a formação de valas e muitos buracos.” O pódio da categoria Pró ficou completo com as pilotos Valeria Rodriguez e Tania Gonzalez, ambas do Chile. 

Apesar da temporada 2019 estar terminando, Bárbara está a caminho de mais uma competição no exterior. “Estou na reta final para fechar o ano com chave de ouro. Na semana que vem, embarco para Portugal, onde disputo o Enduro Internacional Feminino. Vou fazer o melhor que eu puder, quero novamente representar muito bem o Brasil”, concluiu. A prova, na cidade de Lousada, será realizada no dia 20 de outubro.

Reportagem: Mundo Press

 

Confira também