Os cintos de segurança são os dispositivos mais eficientes do sistema de proteção, pois mantêm os ocupantes do veículo presos aos bancos de modo a aproveitar as vantagens dos outros recursos de segurança incorporados ao veículo. Eles também impedem que os ocupantes sejam arremessados contra o interior do veículo, contra algum passageiro ou para fora do veículo. Quando usados corretamente, os cintos de segurança mantêm o corpo do ocupante devidamente posicionado em uma colisão, aproveitando completamente as vantagens da proteção adicional oferecida pelos airbags.
Além disso, os cintos de segurança ajudam a protegê-lo em quase todos os tipos de colisão, inclusive:
|
|
Todas as cinco posições dos bancos são equipadas com cintos de segurança subabdominais/transversais com retratores de travamento de emergência. Durante a condução normal do veículo, o retrator permite que o ocupante movimente-se livremente sobre o banco, enquanto uma certa tensão é mantida sobre o cinto. Durante uma colisão ou parada repentina, o retrator trava para conter o movimento do corpo.
O cinto de segurança deve estar travado corretamente ao utilizar um sistema de proteção infantil voltado para a frente. Consulte Segurança de Crianças.
|
O retrator de travamento de emergência pode travar se você estender o cinto de segurança rapidamente. Se isto acontecer, retraia levemente o cinto de segurança e, em seguida, estenda-o lentamente. Os cintos de segurança não podem oferecer proteção total em todos os tipos de impactos. Porém, na maioria dos casos, os cintos de segurança podem reduzir o risco de ferimentos graves. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional. Além disso, muitos países exigem o uso do cinto de segurança. Conheça a legislação dos países nos quais você irá dirigir. |
Siga estas instruções para o uso correto:
O sistema de cinto de segurança inclui um indicador no painel de instrumentos para lembrar o motorista ou o passageiro dianteiro ou ambos de colocarem os cintos de segurança.
Se o modo de alimentação for alterado para o modo LIGADO e um dos cintos não estiver afivelado, o indicador acenderá.
O bipe soará periodicamente e o indicador piscará se você começar a conduzir o veículo sem colocar o cinto de segurança.
Afivelado
Desafivelado
Afivelado
Desafivelado
*Não disponível em todos os modelos
|
O indicador de advertência também se acende se o passageiro dianteiro não colocar o cinto de segurança após alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO. Quando ninguém estiver sentado no banco do passageiro dianteiro, ou uma criança ou um adulto de baixa estatura estiver sentado no banco, o indicador de advertência não se acenderá e o bipe não soará. Se o indicador de advertência se acender ou o bipe soar sem nenhum passageiro dianteiro. Verifique se:
Se o indicador de advertência não se acender, enquanto um passageiro estiver sentado no banco do passageiro dianteiro e não estiver usando o cinto de segurança, algo pode estar interferindo com o sensor de detecção de ocupante. Verifique se:
Se não existir nenhuma destas condições, leve o veículo para inspeção na Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional, o mais rápido possível |
O seu veículo monitora o uso do cinto de segurança do banco traseiro. A interface de informações ao motorista avisa se algum dos cintos de segurança traseiros não está afivelado.
O display aparece se:
O indicador de lembrete do cinto de segurança pisca e um bipe soa se o cinto de segurança de qualquer um dos passageiros traseiros for desafivelado durante a condução.
Afivelado
Desafivelado
Afivelado
Desafivelado
*Não disponível em todos os modelos
Para maior segurança, os bancos dianteiros estão equipados com tensionadores automáticos dos cintos de segurança.
Os tensionadores automáticos tensionam os cintos de segurança dos bancos dianteiros durante uma colisão frontal de moderada a severa. Os tensionadores também podem ser ativados durante uma colisão sem que os airbags dianteiros sejam acionados.
|
Os tensionadores dos cintos de segurança são ativados apenas uma vez. Se um tensionador for ativado, o indicador SRS (consulte Indicador SRS (Sistema Suplementar de Segurança)) se acenderá. Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para substituir o tensionador e inspecionar o sistema dos cintos de segurança, pois o sistema poderá não oferecer proteção em caso de colisão futura. Durante um impacto lateral de moderado a severo, os tensionadores de ambos os lados do veículo são ativados. |
Com o banco dianteiro na posição correta, sente-se na posição vertical e o mais atrás possível no banco (Veja as figuras para a postura correta no assento):
Consulte Bancos.
1. Puxe lentamente o cinto de segurança para fora.
2. Puxe a lingueta de engate e introduza-a na fivela. Puxe o cinto de segurança com força para confirmar se a fivela está travada firmemente.
Lingueta de Engate
Fivela
3. Posicione o cinto subabdominal na posição mais baixa possível sobre o quadril (Veja a figura) e, em seguida, puxe o cinto transversal para cima para ajustar confortavelmente o cinto subabdominal. Isso fará com que a força da colisão atue no osso pélvico e reduzirá o risco de ferimentos internos.
4. Se necessário, puxe novamente o cinto para eliminar qualquer folga. Certifique-se de que o cinto passe sobre a parte central do tórax e ombro. Isso distribuirá as forças do impacto sobre os ossos mais fortes na parte superior do corpo.
|
O posicionamento inadequado dos cintos de segurança pode causar ferimentos graves ou até mesmo fatais em uma colisão. Certifique-se de que todos os cintos de segurança estejam posicionados adequadamente antes de dirigir o veículo. |
|
Nenhuma pessoa deve se sentar em um banco em que o cinto de segurança não esteja funcionando corretamente. O uso de um cinto de segurança que não esteja funcionando corretamente pode não proteger o ocupante em uma colisão. Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspecionar o cinto de segurança o mais rápido possível. Nunca introduza objetos na fivela ou no mecanismo do retrator. Se o cinto de segurança parece estar travado em uma posição totalmente retraída, puxe firmemente o cinto de segurança para fora do mecanismo do retrator e, em seguida, empurre-o de volta. Em seguida, puxe o cinto de segurança suavemente para fora do mecanismo do retrator e afivele a lingueta de engate corretamente. Se não conseguir liberar o cinto de segurança de uma posição totalmente retraída, não permita que ninguém se sente na posição do banco onde se encontra o cinto de segurança defeituoso e leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para reparo. Consulte Sobre os Cintos de Segurança e Inspeção do Cinto de Segurança. Use sempre o cinto de segurança corretamente e sente-se em posição ereta, o mais distante possível do volante de direção ou do painel de instrumentos. Caso o assento do banco traseiro seja rebatido, certifique-se de que os fechos dos cintos de segurança estejam nos seus respectivos lugares (acima do assento do banco traseiro). Consulte Rebatimento dos Assentos dos Bancos Traseiros para Cima. Para destravar o cinto de segurança, pressione o botão PRESS, de cor vermelha. Em seguida, conduza o cinto com a mão até que esteja completamente retraído. Ao sair do veículo, certifique-se de que o cinto de segurança tenha retornado completamente à posição original, não interferindo no fechamento da porta. |
Os pontos de fixação superiores dos cintos de segurança nos bancos dianteiros são ajustáveis para acomodar corretamente os ocupantes dianteiros com estatura alta ou baixa.
1. Puxe o botão de destravamento e mova o dispositivo de fixação para cima ou para baixo.
2. Posicione o dispositivo de fixação de modo que o cinto de segurança passe pelo centro do tórax e sobre o ombro.
|
A altura do ponto de fixação superior pode ser ajustada em quatro níveis. Se o cinto de segurança estiver envolvendo o pescoço, reduza a altura um nível por vez. Depois de efetuar o ajuste, certifique-se de que a posição do ponto de fixação superior esteja travada. |
1. Puxe para fora a lingueta de engate pequena e a lingueta de engate do cinto de segurança das fendas de fixação no teto.
Lingueta de Engate
Lingueta de Engate Pequena
2. Alinhe as marcas triangulares da lingueta de engate pequena e da fivela de ancoragem. Certifique-se de que o cinto de segurança não esteja torcido. Fixe o cinto de segurança na fivela de ancoragem.
Fivela de Ancoragem
3. Insira a lingueta de engate na fivela. Coloque adequadamente o cinto de segurança, da mesma forma que é colocado o cinto de segurança de três pontos.
Lingueta de Engate
Fivela
|
Usar o cinto de segurança com lingueta de engate da ancoragem destacável desafivelada aumenta a chance de ferimentos graves ou fatais em uma colisão. Antes de usar o cinto de segurança, certifique-se de que a ancoragem destacável esteja corretamente travada. |
|
Para destravar a ancoragem destacável, insira a lingueta de engate na fenda lateral da fivela de ancoragem.
|
Considere a alternativa:
Se estiver grávida, a melhor forma de proteger a você e seu futuro filho ao conduzir um veículo é usar sempre o cinto de segurança. Ao posicionar o cinto de segurança, use o cinto transversal sobre o tórax, evitando o abdômen, e mantenha o cinto subabdominal na posição mais baixa possível sobre o quadril. (Veja a figura.)
|
Durante a gestação, sempre pergunte ao seu médico se você está autorizada a dirigir. Para reduzir o risco de ferimentos a você e ao seu futuro bebê, que podem ser causados pelo acionamento do airbag:
|
Verifique regularmente as condições dos cintos de segurança da seguinte maneira:
Qualquer cinto de segurança que não esteja em boas condições ou funcionando corretamente não oferecerá a proteção adequada e deve ser substituído o mais rápido possível. Um cinto de segurança em uso durante uma colisão pode não oferecer o mesmo nível de proteção, em caso de colisão subsequente. Inspecione os cintos de segurança na Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional após qualquer colisão.
NOTAS:
|
|