Use o freio de estacionamento para manter o veículo imóvel ao estacionar. Quando o freio de estacionamento está aplicado, você pode liberá-lo manual ou automaticamente.
O freio de estacionamento com acionamento elétrico pode ser aplicado a qualquer momento, independentemente da definição do modo de alimentação, se a bateria do veículo estiver conectada e carregada.
Puxe para cima suavemente e com firmeza o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Interruptor do Freio de
Estacionamento com Acionamento Elétrico
O modo de alimentação deve estar no modo LIGADO, para que o freio de estacionamento com acionamento elétrico possa ser liberado.
1. Pressione o pedal de freio.
2. Pressione o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Liberar o freio de estacionamento manualmente, usando o interruptor, ajuda o seu veículo a começar a se movimentar de modo lento e suave, quando o veículo estiver em um declive, em rampas íngremes.
Interruptor do Freio de
Estacionamento com Acionamento Elétrico
|
Você pode ouvir a operação do motor do sistema de freio de estacionamento com acionamento elétrico, na área das rodas traseiras, ao aplicar ou liberar o freio de estacionamento. Isso é normal. O pedal de freio pode mover-se ligeiramente, devido a operação do sistema de freio de estacionamento com acionamento elétrico, ao aplicar ou liberar o freio de estacionamento. Isso é normal. O freio de estacionamento não pode ser aplicado ou liberado, quando a bateria estiver com pouca carga. Consulte Se a Bateria do Veículo Ficar Sem Carga. Se você puxar e segurar o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico, durante a condução do veículo, os freios das quatro rodas serão acionados pelo sistema VSA, até que o veículo pare completamente. Em seguida, o freio de estacionamento com acionamento elétrico é aplicado e o interruptor deve ser liberado. |
Se a função do freio de estacionamento automático for ativada:
Ao pressionar o pedal do acelerador, o freio de estacionamento é liberado.
Use o pedal do acelerador para liberar o freio de estacionamento, ao iniciar a condução do veículo em um aclive ou no trânsito.
Pressione levemente o pedal do acelerador.
Quando estiver em um aclive, o pedal do acelerador pode precisar ser pressionado um pouco mais, para liberá-lo.
O freio de estacionamento pode ser liberado automaticamente quando:
Pedal do Acelerador
|
O freio de estacionamento é acionado automaticamente nas seguintes situações.
Modelos com ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade*
Todos os modelosSe o freio de estacionamento não puder ser liberado automaticamente, libere-o manualmente. Quando o veículo estiver sendo conduzido em um aclive, o pedal do acelerador pode precisar ser pressionado um pouco mais, para liberar automaticamente o freio de estacionamento com acionamento elétrico. O freio de estacionamento não pode ser liberado automaticamente, enquanto os seguintes indicadores estiverem acesos:
O freio de estacionamento pode não ser liberado automaticamente, enquanto os seguintes indicadores estiverem acesos:
|
Com o modo de alimentação no modo LIGADO, siga os procedimentos a seguir para ativar ou desativar a função do freio de estacionamento automático.
1. Mova a alavanca seletora para a posição
.
2. Sem pressionar o pedal de freio, puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
3. Puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico. Quando um bipe soar, libere o interruptor e dentro de três segundos, puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico novamente.
4. Quando um aviso soar indicando que o procedimento foi completado, libere o interruptor.
Se precisar, desative a função temporariamente para usar uma máquina de lavagem automática do tipo esteira. Você pode desativar a função temporariamente, conforme o procedimento a seguir.
1. Pressione o pedal de freio e pare o veículo em um local seguro.
2. Mantenha o pedal de freio pressionado e o freio de estacionamento com acionamento elétrico liberado.
3. Altere o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO e, em seguida, pressione o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico dentro de dois segundos.
|
Em temperaturas extremamente baixas, o freio de estacionamento pode congelar, se estiver aplicado. Ao estacionar o veículo, use um bloco ou calço na roda para impedir o movimento das rodas e certifique-se de que a função do freio de estacionamento automático está desativada. Além disto, ao usar máquinas de lavagem automática do tipo esteira, desative a função do freio de estacionamento automático e deixe o freio de estacionamento liberado. |
*Não disponível em todos os modelos
O veículo está equipado com freios a disco nas quatro rodas. A assistência hidráulica ajuda a reduzir o esforço necessário no pedal do freio. O sistema de assistência ao freio aumenta a força de frenagem ao pressionar o pedal do freio com força em uma situação de emergência. O sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio) ajuda a manter o controle do volante em frenagens severas. Consulte Sistema de Assistência ao Freio e Sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio).
|
Verifique os freios após conduzir em vias alagadas, ou se houver acúmulo de água na superfície da estrada. Se necessário, seque os freios pressionando levemente o pedal várias vezes. Se ouvir um som contínuo de atrito metálico ao aplicar os freios, será necessário substituir as pastilhas. Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. O uso frequente do pedal do freio em aclives e declives acumula calor, reduzindo assim a eficiência dos freios. Aplique o freio-motor, soltando o pedal do acelerador e reduzindo para uma marcha inferior. Ao conduzir, não descanse o pé no pedal do freio, pois isso aplicará levemente os freios, causando perda de eficiência com o tempo e reduz a vida útil das pastilhas. Fazer isso também confundirá os motoristas que trafegam atrás do seu veículo. Sempre que o sentido de deslocamento do veículo for alterado (exemplo: frente para ré e vice-versa), ao acionar o pedal de freio, poderá ser notado um pequeno “estalo”, que ocorre devido ao reposicionamento das pastilhas de freio. Esse ruído é normal e não afeta a eficiência de frenagem ou a dirigibilidade do veículo. Os discos de freio podem apresentar oxidação superficial, caso o veículo permaneça parado sem utilização por alguns dias. Esta oxidação não afeta a segurança e a eficiência de frenagem, e para eliminá-la, basta conduzir o veículo normalmente, aplicando o freio levemente, onde o contato entre a pastilha e o disco fará a remoção da oxidação, fazendo com que o disco apresente o aspecto normal de contato com a pastilha. |
Mantém o freio aplicado após a liberação do pedal de freio, até que o pedal do acelerador seja pressionado. Este sistema pode ser utilizado enquanto o veículo está temporariamente parado, como em semáforos ou tráfego intenso.
Afivele o cinto de segurança corretamente e, em seguida, dê partida no motor. Pressione o botão brake hold.
O sistema fica na configuração ligada ou desligada, selecionada anteriormente, cada vez que você afivelar o cinto de segurança do motorista e dar partida no motor.
Botão Brake Hold
Se Acende
Pressione o pedal de freio para que o veículo pare completamente. A alavanca seletora
deve estar em alguma posição diferente de ou
.
Pedal de Freio
Aceso
Se Acende
Pressione o pedal do acelerador, enquanto a alavanca seletora estiver em alguma posição
diferente de ou
. O sistema é cancelado e o veículo começa a se mover.
Pedal do Acelerador
Aceso
Se Apaga
|
Mesmo com o sistema brake hold ativado, o veículo poderá mover-se em rampas íngremes ou escorregadias, ao retirar o pé do pedal de freio. Se um veículo mover-se inesperadamente, ele pode causar uma colisão, resultando em FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. Nunca ative o sistema brake hold ou confie nele para manter o veículo imóvel, ao parar em rampas íngremes ou escorregadias. O uso do sistema brake hold para estacionar o veículo poderá resultar no movimento inesperado do veículo. Se um veículo mover-se inesperadamente poderá causar uma colisão, resultando em FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. Nunca deixe o veículo quando o freio estiver acionado temporariamente
pelo sistema brake hold. Sempre mova a alavanca seletora para a posição Ao usar o sistema brake hold, mantenha o pedal de freio acionado até que o indicador brake hold se acenda. Libere o pedal do freio, após o indicador brake hold se acender. |
|
Enquanto o sistema estiver ativado, você pode alterar o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO ou estacionar o veículo, através do mesmo procedimento que você faz normalmente. Consulte Quando Estiver Parado. Se o sistema está ligado ou ativado, o sistema brake hold é desligado automaticamente quando o motor for desligado. Você pode ouvir um ruído de operação, se o veículo se mover enquanto o sistema brake hold estiver em operação. O sistema gera ruídos enquanto mantém o veículo parado e quando ele se mover. |
Somente o indicador do sistema brake hold está aceso:
Quando o indicador brake hold está aceso ao mesmo tempo:
Botão Brake Hold
Se Apaga
Se Apaga
|
Certifique-se de desligar o sistema brake hold antes do uso de máquinas de lavagem automática. Se você alterar o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO ou desafivelar o cinto de segurança do motorista, enquanto o sistema brake hold estiver ligado, o sistema brake hold será desligado automaticamente. Neste caso, quando o cinto de segurança do motorista for afivelado e o sistema de alimentação for alterado para o modo LIGADO novamente, o sistema brake hold será ligado, sem a necessidade de pressionar o botão brake hold. |
Ajuda a evitar o travamento das rodas e manter o controle do volante, acionando rapidamente os freios, muito mais rápido do que você.
O sistema de distribuição eletrônica do freio (EBD), que integra o ABS, também equilibra a distribuição da frenagem das rodas dianteiras para as traseiras, de acordo com a carga do veículo.
Nunca se deve bombear o pedal do freio. Deixe o ABS trabalhar por você, mantendo sempre uma pressão firme e estável no pedal do freio. Isso geralmente é conhecido como “pisar e manobrar”.
O pedal do freio pode pulsar levemente quando o ABS estiver funcionando. Pressione o pedal do freio e mantenha-o firmemente pressionado. Em pavimento seco, será necessário pressionar fortemente o pedal do freio antes que o ABS seja ativado. Contudo, será possível perceber imediatamente que o ABS foi ativado ao tentar parar em pisos escorregadios.
O ABS pode ser ativado ao pressionar o pedal de freio durante a condução do veículo em:
Quando a velocidade do veículo for inferior a 10 km/h, o ABS será cancelado.
|
O ABS poderá não funcionar corretamente se forem usados pneus de tamanho e tipo incorretos. Se o indicador ABS se acender durante a condução, poderá existir um problema no sistema. Embora a frenagem normal não seja afetada, é possível que o ABS não funcione. Leve seu veículo imediatamente a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. O ABS não foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o tempo ou a distância necessária para parar o veículo. Ele foi desenvolvido para limitar o bloqueio dos freios, o que pode levar à derrapagem e perda do controle do veículo. Nos seguintes casos, o seu veículo precisará de uma distância de parada maior do que um veículo sem o sistema ABS:
As seguintes características podem ser observadas no sistema ABS:
Essas vibrações e ruídos são normais e não são motivo de preocupação. |
Concebido para dar assistência ao motorista, gerando uma força de frenagem maior, ao pressionar fortemente o pedal do freio em uma frenagem de emergência.
Pressione firmemente o pedal do freio para maior potência de frenagem.
Durante o funcionamento do sistema de assistência ao freio, o pedal poderá trepidar levemente e um ruído poderá ser ouvido. Isso é normal. Mantenha o pedal do freio firmemente pressionado.
É ativado quando você freia severamente, enquanto conduz o veículo a 60 km/h ou mais, para alertar os motoristas atrás de você sobre a freada brusca, piscando rapidamente os sinalizadores de advertência (pisca-alerta). Isto pode ajudar a alertar os motoristas atrás de você para adotarem meios adequados para evitar uma possível colisão com seu veículo.
Frenagem Severa
As Luzes de Freio se
Acendem
As Luzes Sinalizadoras de
Advertência (Pisca-alerta) Piscam
Os Indicadores dos
Sinalizadores de Advertência Piscam
As luzes sinalizadoras de advertência param de piscar quando:
|
O sinal de parada de emergência não é um sistema que pode prevenir uma possível colisão traseira, causada por uma frenagem severa. Ele pisca os sinalizadores de advertência (pisca-alerta), ao acionar o freio severamente. Sempre é recomendável evitar frenagens bruscas, a menos que seja absolutamente necessário. O sinal de parada de emergência não é ativado quando os sinalizadores de advertência estiverem ativados. Se o ABS parar de funcionar por um certo período durante a frenagem, o sinal de parada de emergência poderá não ser ativado totalmente. |