Reboque de Emergência do Veículo

Chame um serviço de reboque profissional, caso seja necessário rebocar o veículo.

O operador transporta o veículo na parte de trás de um caminhão.

Essa é a melhor maneira para rebocar o veículo.

O caminhão de guincho utiliza dois braços articulados sob as rodas dianteiras para levantá-las. As outras duas rodas permanecem no solo. Essa é uma maneira aceitável para rebocar o veículo.

Atenção

Tentar levantar ou rebocar o veículo pelos para-choques causará danos graves. Os para-choques não foram projetados para suportar o peso do veículo.

Nunca reboque o veículo somente com uma corda ou corrente. Isso é muito perigoso, já que as cordas ou corrente podem deslocar-se de lado a lado ou quebrar.

Certifique-se de que o freio de estacionamento esteja liberado. Se o freio de estacionamento não puder ser liberado, o veículo deverá ser transportado em um guincho com plataforma. Consulte Freio de Estacionamento.

Tampa

3. Retire o gancho para reboque e a chave de roda do compartimento de bagagem.

4. Parafuse o gancho para reboque no orifício e aperte-o firmemente com a chave de roda.

Gancho para Reboque

Chave de Roda

5. Fixe o dispositivo de reboque ao gancho para reboque.

6. Dê partida no motor.

7. Pressione o pedal de freio.

8. Mova a alavanca seletora para a posição e mantenha nesta posição por 5 segundos, em seguida, mova a alavanca seletora para a posição .

9. Libere o freio de estacionamento.

Atenção

Rebocar o veículo é proibido por lei em alguns países. Verifique e siga os requisitos legais do país onde você está conduzindo o veículo antes de rebocar o veículo.

Se você não puder seguir o procedimento exato, não reboque o veículo com as rodas dianteiras no solo.

O reboque inadequado, como por trailer ou outro veículo motorizado, pode danificar a transmissão.

Não prenda o veículo em um ângulo no qual os cabos de reboque encostem no para-choque dianteiro. Para evitar danos ao veículo, proteja o para-choque com uma fita.

Se não for possível ligar o motor, poderão ocorrer os seguintes problemas, durante o reboque do veículo.

  • A frenagem poderá ser dificultada, pois a assistência de frenagem estará desativada.
  • O volante de direção poderá ficar difícil de manusear, pois o sistema de direção elétrica progressiva estará desativado.

Com as rodas dianteiras no solo, não reboque o veículo em velocidades acima de 55 km/h e à distância superior a 80 km.

Ao descer um longo declive, os freios aquecerão. Isso pode impedir que os freios funcionem adequadamente. Se o seu veículo tiver que ser rebocado em um declive, ligue para um serviço de reboque profissional.

Para evitar danos ao seu veículo, use o gancho para reboque apenas para rebocar o veículo em piso plano e em linha reta. Não reboque o veículo em ângulo. Este gancho não deve ser utilizado para rebocar o veículo para um equipamento de plataforma. Não o use para fixar o veículo, puxando-o para baixo.

Se decidir rebocar o veículo com as quatro rodas sobre o solo, certifique-se de usar uma barra de reboque adequada para o veículo e que seja fixada firmemente.

Se não puder mover a alavanca da transmissão ou dar partida no motor, a transmissão será danificada, caso seu veículo seja rebocado com as rodas dianteiras no solo.