A cada ano, muitas crianças sofrem acidentes graves ou até mesmo fatais em colisões veiculares por não estarem protegidas adequadamente. Na verdade, os acidentes com veículos são a causa número um de acidentes fatais envolvendo crianças.
Para reduzir o número de acidentes fatais e ferimentos em crianças, quando transportar bebês e crianças em um veículo, proteja-os adequadamente.
|
Crianças sem proteção ou protegidas inadequadamente podem sofrer ferimentos graves ou fatais em uma colisão. Qualquer criança que seja muito pequena para usar um cinto de segurança deve ser adequadamente protegida em um sistema de proteção infantil. Crianças maiores devem ser adequadamente protegidas com um cinto de segurança, usando um “assento de elevação”, se necessário. |
|
É exigência legal que todas as crianças de até 10 anos, que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, sejam protegidas adequadamente no banco traseiro. Certifique-se de que os sistemas de proteção infantil a serem utilizados em seu veículo possuam a etiqueta de aprovação do cumprimento das normas de segurança, nos termos da legislação brasileira. Consulte Escolha de um Sistema de Proteção Infantil. |
As crianças devem se sentar adequadamente protegidas no banco traseiro. Isto porque:
|
Para-sol do Passageiro Dianteiro NUNCA use um sistema de proteção infantil voltado para trás, em um assento protegido por um AIRBAG ATIVO à sua frente. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. O sistema de proteção infantil voltado para trás, NUNCA deve ser instalado voltado para a frente. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. |
|
|
|
Para lembrá-lo dos perigos do airbag do passageiro dianteiro e da segurança das crianças, seu veículo possui etiquetas de advertência no para-sol do passageiro dianteiro. Por favor, siga as instruções da etiqueta. Consulte Etiquetas e Identificações de Segurança. |
Uma criança deve ser adequadamente acomodada em um sistema de proteção infantil do tipo berço (Baby-Safe Plus Original Honda ou Universal*1) voltado para a traseira do veículo, até que a criança tenha pelo menos um ano de idade ou peso de até 13 kg, conforme limite de peso ou de altura, descritos pelo fabricante do sistema de proteção infantil.
O sistema de proteção infantil deve ser colocado e fixado em uma posição do banco traseiro.
Quando instalado corretamente, um sistema de proteção infantil voltado para trás pode impedir que o motorista ou passageiro dianteiro desloque o banco totalmente para trás, ou posicione o encosto do banco em uma posição indesejada.
|
Colocar um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco dianteiro pode resultar em ferimentos graves ou fatais, se o airbag do passageiro dianteiro for acionado (abertura da bolsa). Coloque sempre o sistema de proteção infantil voltado para trás no banco traseiro, nunca no banco dianteiro. Se o airbag do passageiro dianteiro inflar, poderá atingir o sistema de proteção infantil voltado para trás com uma força considerável, podendo deslocar ou bater no sistema, ferindo gravemente a criança. O sistema de proteção infantil voltado para trás, nunca deve ser instalado voltado para a frente. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. |
|
Muitos especialistas recomendam o uso de sistema de proteção infantil voltado para trás, para crianças de até dois anos de idade, se a altura e o peso da criança forem adequados para o sistema de proteção infantil voltado para trás. Consulte sempre as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil antes da instalação. |
*1: Universal: Sistema de Proteção Infantil conveniente e aprovado para uso neste grupo de idade.
Se uma criança com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos, com peso entre 9 e 18 kg, tiver ultrapassado as limitações de peso e altura de um sistema de proteção infantil voltado para trás, a criança deve ser devidamente acomodada em um sistema de proteção infantil do tipo poltrona (Duo Plus Original Honda ou Universal*1), até que ultrapasse as limitações de peso e altura do sistema de proteção infantil voltado para a frente.
Recomendamos enfaticamente que o sistema de proteção infantil voltado para a frente seja colocado em uma posição do banco traseiro.
Colocar um sistema de proteção infantil voltado para a frente no banco do passageiro dianteiro, pode ser perigoso. O banco traseiro é o local mais seguro para uma criança.
|
Colocar um sistema de proteção infantil voltado para frente no banco dianteiro pode resultar em ferimentos graves ou fatais, se o airbag dianteiro for acionado (abertura da bolsa). Se não puder evitar que uma criança de até 10 anos, que não tenha atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, utilize o banco dianteiro, mova o banco dianteiro o máximo possível para trás, e posicione a criança corretamente para a colocação do cinto de segurança. Use um “assento de elevação”, se necessário. |
|
Conheça a legislação e regulamentos referentes ao uso de sistemas de proteção infantil, seguindo as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil. Muitos especialistas recomendam o uso de sistema de proteção infantil voltado para trás, para crianças de até dois anos de idade, se a altura e o peso da criança forem adequados para o sistema de proteção infantil voltado para trás. |
*1: Universal: sistema de proteção infantil conveniente e aprovado para uso conforme grupo de idade.
Alguns sistemas de proteção infantil são compatíveis com a ancoragem inferior. Alguns possuem um conector rígido, enquanto outros têm um conector flexível. Ambos são igualmente fáceis de usar. Alguns sistemas de proteção infantil existentes, porém não atuais, somente podem ser instalados usando o cinto de segurança. Para qualquer tipo escolhido, siga as instruções de uso e cuidados fornecidos pelo fabricante do sistema de proteção infantil, incluindo o prazo de validade recomendado, além das instruções deste manual. A instalação correta é importante para maximizar a segurança das crianças.
O tipo flexível pode não estar disponível no Brasil.
Em posições do banco e em veículos sem sistema de ancoragem inferior, instale um sistema de proteção infantil usando o cinto de segurança e a trava superior para aumentar a segurança. O motivo é que todos os sistemas de proteção infantil devem ser instalados com o cinto de segurança subabdominal/transversal quando não estiver usando o sistema de ancoragem inferior. Além disso, o fabricante do sistema de proteção infantil pode aconselhar que o cinto de segurança seja usado para conectar um sistema de ancoragem i-SIZE/ISOFIX, quando a criança atingir um peso específico. Leia o manual do usuário do sistema de proteção infantil para saber as instruções adequadas de instalação.
|
A instalação de um sistema de proteção infantil compatível com a ancoragem inferior é simples. Sistemas de proteção infantil compatíveis com a ancoragem inferior têm sido desenvolvidos para simplificar o processo de instalação e reduzir a possibilidade de ferimentos causados pela instalação incorreta. |
Certifique-se de que o sistema de proteção infantil atende a estas três exigências:
O sistema de proteção infantil (seja do tipo i-SIZE/ISOFIX ou do tipo fixado com cinto de segurança) deve atender os termos da legislação brasileira e possuir a etiqueta de aprovação do cumprimento das normas de segurança. Antes de adquirir ou utilizar um sistema de proteção infantil, certifique-se de que possui a etiqueta de aprovação do cumprimento das normas de segurança nos termos da legislação brasileira.
*1: Mova o banco do passageiro dianteiro o máximo possível para trás e ajuste o encosto do banco para a posição mais elevada.
*2: Somente sistemas de proteção infantil voltados para a frente.
*3: O encosto de cabeça deve ser removido ao instalar um sistema de proteção infantil denominado “assento de elevação”, voltado para a frente, aprovado pela legislação brasileira. Guarde o encosto de cabeça removido do banco do passageiro dianteiro no porta-malas, para evitar que o mesmo seja arremessado em caso de frenagem brusca ou colisão. Além disso, quando o “assento de elevação” for removido, instale novamente o encosto de cabeça no banco do passageiro dianteiro e certifique-se de que está travado. Consulte Remoção e Instalação dos Encostos de Cabeça dos Bancos Dianteiros.
*4: Se você não puder fixar o sistema de proteção infantil de forma estável, ajuste o ângulo do encosto do banco dianteiro para que fique alinhado com a parte traseira do sistema de proteção infantil, mantendo-o estável à frente do ponto de fixação superior do cinto de segurança. Consulte Ajuste do Encosto do Banco.
Os sistemas de proteção infantil com haste de apoio podem ser instalados nas posições do banco que não possuam o sistema i-Size. No entanto, não podem ser instalados no assento central do banco traseiro.
*1: Mova o banco do passageiro dianteiro o máximo possível para trás e ajuste o encosto do banco para a posição mais elevada.
*2: Somente sistemas de proteção infantil voltados para a frente.
*3: Os nomes dos Sistemas de Proteção Infantil estão de acordo com as recomendações da Honda na data da publicação. Consulte uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para obter detalhes atualizados sobre os Sistemas de Proteção Infantil recomendados. Outros Sistemas de Proteção Infantil também podem ser adequados - consulte os fabricantes dos Sistemas de Proteção Infantil, para verificar as listas de veículos recomendadas.
*4: O encosto de cabeça deve ser removido ao instalar um sistema de proteção infantil denominado “assento de elevação”, voltado para a frente, aprovado pela legislação brasileira. Guarde o encosto de cabeça removido do banco do passageiro dianteiro no porta-malas, para evitar que o mesmo seja arremessado em caso de frenagem brusca ou colisão. Além disso, quando o “assento de elevação” for removido, instale novamente o encosto de cabeça no banco do passageiro dianteiro e certifique-se de que está travado. Consulte Remoção e Instalação dos Encostos de Cabeça dos Bancos Dianteiros.
*5: Se você não puder fixar o sistema de proteção infantil de forma estável, ajuste o ângulo do encosto do banco dianteiro para que fique alinhado com a parte traseira do sistema de proteção infantil, mantendo-o estável à frente do ponto de fixação superior do cinto de segurança. Consulte Ajuste do Encosto do Banco.
Os sistemas de proteção infantil com haste de apoio podem ser instalados nas posições do banco que não possuam o sistema i-Size. No entanto, não podem ser instalados no assento central do banco traseiro.
|
Ao adquirir o sistema de proteção infantil, certifique-se de verificar a classe de tamanho do ISOFIX ou a fixação para garantir que o assento é compatível com o seu veículo. |
Um sistema de proteção infantil compatível com ancoragem inferior pode ser instalado nas posições externas do banco traseiro. O sistema de proteção infantil é fixado às ancoragens inferiores com o conector rígido ou flexível.
1. Localize as ancoragens inferiores abaixo das marcas.
Marcas
2. Coloque o sistema de proteção infantil no banco traseiro do veículo e, em seguida, fixe o sistema às ancoragens inferiores, de acordo com as instruções que acompanham o sistema de proteção infantil.
Ancoragens Inferiores
Tipo Rígido
Tipo Flexível
|
Nunca fixe dois sistemas de proteção infantil no mesmo ponto de ancoragem. Em uma colisão, uma ancoragem inferior pode não ser resistente o suficiente para reter os conectores dos dois sistemas de proteção infantil, podendo romper-se e causar FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. |
|
Alguns sistemas de proteção infantil vêm com uma guia opcional, que evita possíveis danos à superfície do banco. Siga as instruções do fabricante ao usar a guia e fixe-a às ancoragens inferiores, conforme mostrado.
Para segurança da criança, ao usar um sistema de proteção infantil instalado no sistema de ancoragem inferior, certifique-se de que o sistema esteja fixado adequadamente. Um sistema de proteção infantil que não esteja fixado adequadamente não protegerá de forma ideal a criança em caso de acidente e pode causar ferimentos na mesma ou nos outros ocupantes do veículo. O tipo flexível pode não estar disponível no Brasil. |
3. Abra a tampa da ancoragem da trava atrás do encosto de cabeça.
Símbolo de Ancoragem da Trava
Superior
|
Nunca use um gancho que não venha com o Símbolo de Ancoragem da Trava Superior ao instalar um sistema de proteção infantil. |
4.
Passe a cinta de trava sobre a parte superior do encosto de cabeça. Certifique-se de que a cinta de trava não está torcida.
Passe a cinta de trava ao redor do encosto de cabeça. Certifique-se de que a cinta de trava não está torcida.
5. Fixe o gancho da cinta de trava na ancoragem.
6. Aperte a cinta de trava, conforme as instruções fornecidas pelo fabricante do sistema de proteção infantil.
Gancho da Cinta de Trava
Ancoragem
7. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja bem fixado, balançando-o para a frente e para trás, para um lado e o outro; devem ser sentidos poucos movimentos.
8. Certifique-se de que qualquer cinto de segurança ao alcance das crianças que não estiver sendo utilizado esteja afivelado.
3. Estenda a haste de apoio até que toque o assoalho, de acordo com as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.
Haste de Apoio
1. Coloque o sistema de proteção infantil no banco traseiro do veículo.
2. Passe o cinto de segurança através do sistema de proteção infantil, de acordo com as instruções do fabricante do sistema, e insira a placa de fechamento no fecho.
3. Pressione a lingueta para baixo. Passe o cinto transversal na fenda do lado do sistema de proteção infantil.
4. Segure o cinto transversal próximo da fivela e puxe-o para cima para eliminar qualquer folga do cinto de segurança.
5. Posicione o cinto de segurança adequadamente e empurre a lingueta para cima. Certifique-se de que o cinto de segurança não esteja torcido.
Lingueta
|
Um sistema de proteção infantil que não esteja fixado firmemente, não protegerá adequadamente a criança em caso de acidente e pode causar ferimentos a ela ou demais ocupantes do veículo. |
6. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja bem fixado, balançando-o para a frente e para trás, para um lado e o outro; devem ser sentidos poucos movimentos.
7. Certifique-se de que qualquer cinto de segurança ao alcance das crianças que não estiver sendo utilizado esteja afivelado.
Se o sistema de proteção infantil não dispor de um mecanismo que prenda o cinto, instale uma presilha trava no cinto de segurança.
Após passar pelas etapas 1 e 2, puxe para cima a parte do ombro do cinto de segurança e certifique-se de que não exista folga na parte abdominal.
3. Segure bem apertado o cinto de segurança próximo da lingueta do fecho. Aperte ambas as partes do cinto juntas, para que não deslizem pela lingueta do fecho. Desafivele o cinto de segurança.
4. Instale a presilha trava, conforme mostrado na figura. Posicione a presilha o mais próximo possível da lingueta do fecho.
5. Insira a lingueta de engate na fivela. Vá para as etapas 6 e 7.
Presilha Trava
Caso o sistema de proteção infantil tenha que ser instalado no banco do passageiro dianteiro, siga as seguintes etapas:
1. Coloque o sistema de proteção infantil no banco dianteiro do veículo. Consulte Segurança de Bebês e Crianças Pequenas.
|
NUNCA use um sistema de proteção infantil voltado para trás, em um assento protegido por um AIRBAG ATIVO à sua frente. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. O sistema de proteção infantil voltado para trás, NUNCA deve ser instalado voltado para a frente. Caso contrário, poderão ocorrer FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. |
|
Consulte sempre as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil antes da instalação. O Sistema de Proteção Infantil SOMENTE pode ser instalado no banco do passageiro dianteiro, se todos os assentos do banco traseiro estiverem ocupados por outras crianças, conforme resoluções vigentes CONTRAN 819, de 17 de março de 2021. Caso contrário, você estará violando a legislação brasileira. |
*1: Universal: sistema de proteção infantil conveniente e aprovado para uso conforme grupo de idade.
Existe um ponto de ancoragem atrás de cada posição externa.
Se você tiver um sistema de proteção infantil instalado com cinto de segurança, que seja equipado com cinta de trava, pode ser usado para segurança adicional.
1. Localize o ponto de ancoragem apropriado e levante a tampa.
Pontos de Ancoragem da Trava
Tampa
Ancoragem
2.
Passe a cinta de trava sobre a parte superior do encosto de cabeça. Certifique-se de que a cinta de trava não está torcida.
Passe a cinta de trava ao redor do encosto de cabeça. Certifique-se de que a cinta de trava não está torcida.
3. Fixe o gancho da cinta de trava na ancoragem.
4. Aperte a cinta de trava, conforme as instruções fornecidas pelo fabricante do sistema de proteção infantil.
Gancho da Cinta de Trava
Ancoragem
|
As ancoragens do sistema de proteção infantil são projetadas para suportar somente as cargas impostas por sistemas de proteção infantil instalados corretamente. Em nenhuma hipótese, elas devem ser usadas para cintos de segurança de adultos, chicotes ou para fixar outros itens ou equipamentos do veículo. Sempre use a cinta de trava, se estiver disponível, do sistema de proteção infantil voltado para a frente, ao usar o cinto de segurança ou as ancoragens inferiores. |
As páginas seguintes contêm as instruções sobre como verificar o ajuste adequado do cinto de segurança, que tipo de “assento de elevação” pode ser usado, se necessário, e as precauções importantes para uma criança que necessite utilizar o banco do passageiro dianteiro.
Crianças com idade superior a sete anos e meio, que tenham altura igual ou maior que 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, devem ser acomodadas com o cinto retrátil de três pontos. Coloque o cinto de segurança na criança. Verifique se existem folgas e ajuste-o de forma que o cinto não passe pelo pescoço. Peça a criança que se sente na posição vertical e o mais atrás possível no banco e responda as seguintes perguntas.
Se a sua resposta for sim para todas as perguntas, a criança está pronta para usar corretamente o cinto de segurança de três pontos. Se a sua resposta for não a qualquer pergunta, a criança deverá viajar em um “assento de elevação” até que o cinto de segurança possa ser ajustado corretamente sem o seu uso.
|
Permitir que uma criança de até 10 anos, que não tenha atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, seja transportada no banco dianteiro pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo fatais, se o airbag do passageiro dianteiro for inflado. Se não puder evitar que uma criança de até 10 anos, que não tenha atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, utilize o banco dianteiro, mova o banco dianteiro o máximo possível para trás, e posicione a criança corretamente para a colocação do cinto de segurança. Use um “assento de elevação”, se necessário. |
|
É exigência legal que todas as crianças de até 10 anos, que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, sejam protegidas adequadamente no banco traseiro. |
Crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio, com peso entre 15 e 36 kg, que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, devem se sentar no banco traseiro e utilizar o sistema de proteção infantil denominado “assento de elevação”. Coloque o cinto de segurança na criança, verifique se existem folgas e ajuste-o de forma que o cinto não passe pelo pescoço.
Instale no assento de elevação o encosto de cabeça compatível e ajuste-o ao banco do veículo de acordo com as instruções do fabricante desse sistema de proteção infantil. Certifique-se de que o cinto de segurança esteja passado adequadamente pela guia no ombro do encosto e que o cinto não toque nem cruze o pescoço da criança.
Guia
|
Ao instalar um “assento de elevação”, leia as instruções do fabricante que acompanham o produto. Há “assentos de elevação” dos tipos alto e baixo. Escolha um “assento de elevação” que permita à criança usar corretamente o cinto de segurança. Recomendamos que seja utilizado um assento de elevação com um encosto, para facilitar o ajuste do cinto no ombro e que não toque nem cruze o pescoço da criança. É exigência legal que todas as crianças de até 10 anos, que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura, sejam protegidas adequadamente no banco traseiro. |
O banco traseiro do veículo oferece a proteção adequada para as crianças. Se tiver que transportar um grupo de crianças e uma delas tiver que viajar na frente:
Recomendamos enfaticamente que você fique atento às crianças maiores. Às vezes, mesmo as crianças maiores precisam ser avisadas para que coloquem os cintos de segurança e se sentem corretamente.