O sistema auxilia em funções como aceleração, frenagem e esterçamento da direção para reduzir a responsabilidade do motorista, além de ajudar a evitar ou minimizar a gravidade da colisão.
O Honda SENSING® possui as seguintes funções.
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Este veículo não é um veículo autônomo. O Honda SENSING® é um sistema de auxílio ao condutor. Como todos os sistemas de assistência, o Honda SENSING® não substitui a responsabilidade e a atenção do condutor. Para sua segurança e dos ocupantes, leia atentamente todas as orientações, condições e funcionalidades sobre o sistema. |
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Certifique-se de que todos os pneus são do mesmo tamanho, tipo e marca especificadas e que estão uniformemente desgastados. Se você usar pneus de tamanhos, tipos, marcas ou níveis de desgaste diferentes, o sistema pode não funcionar corretamente. Não modifique a suspensão. Alterar a altura do veículo pode impedir que o sistema funcione corretamente. |
*Não disponível em todos os modelos
Botão
Pressione para ativar o modo de espera do sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Ou pressione para cancelar o sistema.
Botão CANCEL
Pressione para cancelar o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
Botão LKAS
Pressione para ativar o modo de espera do sistema LKAS (Sistema de Assistência de Permanência na Faixa de Tráfego). Ou pressione para cancelar o sistema.
Botão de ajuste da distância do
veículo à frente
Pressione para alterar o Ajuste de Distância do Veículo à Frente do sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
Botão RES/+ e SET/-
Pressione o botão RES/+ para definir ou retomar o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade ou aumentar a velocidade do veículo.
Pressione o botão SET/- para definir o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade ou diminuir a velocidade do veículo.
Você pode visualizar o estado atual do sistema ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptável) com Assistente de Condução em Baixa Velocidade e LKAS (Sistema de Assistência de Permanência na Faixa de Tráfego).
Indica que o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa
Velocidade está pronto para ser ativado.
Indica que o LKAS está pronto
para ser ativado.
Indica que o LKAS está
ativado e se as linhas das faixas de tráfego são detectadas ou não.
Indica se o sistema ACC com
Assistente de Condução em Baixa Velocidade está detectando ou não um veículo à frente.
Exibe a velocidade definida
do veículo no sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
Exibe a definição da
distância do veículo à frente no sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
*Não disponível em todos os modelos
O sistema pode ajudá-lo quando determinar que existe uma possibilidade de o seu veículo colidir com um veículo (inclusive motocicletas) à frente por trás, um veículo em sentido contrário à frente, um pedestre ou alguém andando de bicicleta (bicicleta em movimento).
O CMBS foi projetado para alertá-lo quando uma colisão em potencial for determinada, bem como para reduzir a velocidade do veículo para ajudar a evitar a colisão ou minimizar a gravidade da colisão.
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Lembrete Importante de Segurança O CMBS é projetado para reduzir a gravidade de uma colisão inevitável. Ele não evita a colisão ou para o veículo automaticamente. É sua responsabilidade acionar o pedal de freio e girar o volante de direção de acordo com as condições de condução do veículo. O CMBS pode não ser ativado ou não detectar um veículo à frente do seu veículo sob certas condições: Consulte Condições e Limitações do CMBS. Você pode ler sobre as informações de manuseio da câmera de detecção dianteira equipada com este sistema. Consulte Câmera de Detecção Dianteira. Quando o CMBS está ativado, o sistema continuará em funcionamento mesmo se o pedal do acelerador for parcialmente pressionado. No entanto, o CMBS será cancelado se o pedal do acelerador for totalmente pressionado. |
A
câmera de detecção dianteira está localizada atrás do espelho retrovisor interno.
O sistema começa a monitorar a estrada à frente quando a velocidade do seu veículo é de aproximadamente 5 km/h, e houver um veículo (incluindo motocicletas), um pedestre ou uma bicicleta se movendo na sua frente.
O CMBS é ativado quando:
O CMBS será cancelado quando o seu veículo parar ou o sistema determinar que não há mais a possibilidade de uma colisão.
O CMBS também pode ser cancelado ao girar o volante de direção e acionar o pedal do freio ou do acelerador, para evitar uma colisão.
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A câmera de detecção dianteira na CMBS também é projetada para detectar pedestres. No entanto, esta função de detecção de pedestres pode não ativar ou não detectar um pedestre à frente do seu veículo sob certas condições. Consulte a lista das condições que indicam as limitações de detecção de pedestres. Consulte Condições e Limitações do CMBS. |
O sistema fornece alertas visuais e sonoros de uma possível colisão e para se a colisão for evitada.
Alertas Visuais
Alertas Sonoros
Você pode alterar a distância (Longe/Normal/Perto) entre os veículos, nos quais o primeiro alerta de colisão do sistema será acionado. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*).
Quando a configuração está definida para Longe*1, os alertas visuais e audíveis acendem a uma distância mais longa de um veículo à frente do que na configuração Normal*1 e, na configuração Perto*1 a uma distância mais curta do que na configuração Normal*1.
O sistema possui três estágios de alerta para uma possibilidade de colisão. No entanto, dependendo das circunstâncias, o CMBS pode não passar por todos os estágios antes de iniciar o último estágio.
Distância entre os veículos |
CMBS |
|||
Os sensores detectam um veículo |
ADVERTÊNCIAS Audíveis e Visuais |
Freio |
||
Primeiro estágio |
|
Existe o risco de uma colisão com o veículo à sua frente. |
O alerta visual pisca. Se a distância entre o seu veículo e o veículo à sua frente continuar a diminuir, o alerta sonoro soa, além do alerta visual ficar piscando.
|
— |
Segundo estágio |
|
O risco de uma colisão está aumentando, o tempo de resposta é reduzido. |
Alertas visuais e audíveis. |
Aplicado levemente |
Terceiro estágio |
|
O CMBS determina que uma colisão é inevitável. |
Aplicado severamente |
Seu veículo
Veículo à Frente
Longe
Normal
Perto
*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*Não disponível em todos os modelos
Você pode ligar e desligar o sistema CMBS usando a interface de informações ao motorista. Consulte Alternando a Tela (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*), Alternando a Tela (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*), Sistema de Assistência ao Motorista e Assist. Segurança (Sistema de Assistência ao Motorista).
O sistema CMBS é ligado automaticamente ao alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO, mesmo se tiver sido desligado na última vez que o veículo foi conduzido.
|
Você não pode desligar o CMBS enquanto estiver conduzindo o veículo. O CMBS pode desligar automaticamente e o indicador do sistema de assistência ao motorista (âmbar) se acenderá e permanecerá aceso sob certas condições: Consulte Condições e Limitações do CMBS. O CMBS não é ativado por aproximadamente 15 segundos após dar partida no motor. Os indicadores a seguir, podem acender na cor âmbar, junto com uma mensagem na interface de informações ao motorista, ao alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO, após reconectar a bateria.
Conduza o veículo por uma curta distância e velocidade acima de aproximadamente 20 km/h. Cada indicador deve se apagar. Se algum indicador não se apagar, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. |
*Não disponível em todos os modelos
Nas seguintes situações, a câmera de detecção dianteira pode não conseguir detectar corretamente os veículos, pedestres, bicicletas em movimento ou as condições da estrada, podendo fazer com que o sistema CMBS não funcione corretamente. Consulte Câmera de Detecção Dianteira.
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Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção, se você encontrar algum comportamento incomum do sistema (por exemplo, a mensagem de advertência aparecer com muita frequência). |
* Se disponível
O CMBS pode se desligar automaticamente e o indicador do sistema de assistência ao motorista (âmbar) e o indicador do sistema CMBS (Sistema de Frenagem Atenuante de Colisões) (âmbar)* se acendem e permanecem acesos quando:
Assim que as condições que causaram o desligamento do CMBS forem reparadas ou corrigidas (por exemplo, limpeza), o sistema volta a funcionar.
*1: Se existe a possibilidade de uma colisão frontal com o veículo que se aproxima ao virar à esquerda, o CMBS é ativado. No entanto, ele pode não ser ativado se você girar o volante de direção repentinamente.
*Não disponível em todos os modelos
Mesmo que a possibilidade de uma colisão seja pequena, o CMBS pode ser ativado nas condições descritas a seguir.
Além disso, o sistema pode ser ativado se detectar uma possibilidade de colisão com pedestres, bicicletas em movimento ou veículos.
Ao conduzir em curvas, seu veículo chega a um ponto onde um veículo no sentido contrário está bem à sua frente.
Alerta e fornece assistência quando o sistema detecta uma possibilidade de o seu veículo cruzar inadvertidamente sobre as faixas de rodagem detectadas e/ou sair completamente da faixa de tráfego.
A câmera de detecção dianteira, localizada atrás do espelho retrovisor interno, monitora as faixas de tráfego esquerda e direita (branca ou amarela). Se o seu veículo detectar que está ficando muito próximo das faixas de tráfego, sem que o sinalizador de direção esteja ativado, o sistema além de alertá-lo visualmente, aplica torque para esterçar a direção e o alerta com vibrações rápidas no volante de direção, para ajudá-lo a permanecer dentro das faixas de tráfego detectadas. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*).
Como um alerta visual, a mensagem Fora da faixa*1 aparece na interface de informações ao motorista.
O sistema cancela a operação de assistência, quando você girar o volante de direção para evitar cruzar as marcações das faixas de tráfego detectadas.
Se o sistema for acionado diversas vezes sem detectar a resposta do motorista, o sistema emitirá um aviso sonoro para alertá-lo. Depois disso, o sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego) é temporariamente interrompido e o sistema somente o alertará com o som de advertência.
Após alguns minutos, a mensagem abaixo é exibida e o sistema RDM é totalmente restaurado.
Se o sistema for acionado diversas vezes sem detectar a resposta do motorista, o sistema emitirá um aviso sonoro para alertá-lo. Depois disso, o Indicador de Desligamento Automático do Sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego)* se acende, a assistência no esterçamento da direção do sistema RDM é temporariamente interrompida e o sistema somente o alertará com o som de advertência.
Após alguns minutos, o Indicador de Desligamento Automático do Sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego)* se apaga e o sistema RDM é totalmente restaurado.
Indicador de Desligamento Automático do Sistema RDM (Sistema de
Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego)*
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Lembrete Importante de Segurança Como todos os sistemas de assistência, o sistema RDM possui limitações. Excesso de confiança no sistema RDM pode resultar em uma colisão. É sempre de sua responsabilidade manter o veículo dentro de sua faixa de tráfego. O sistema RDM somente o alerta quando for detectado que o veículo está derivando para fora das faixas de tráfego, sem que um sinalizador de direção esteja em uso. O sistema RDM pode não detectar todas as saídas das marcações, das faixas ou das estradas; a precisão varia de acordo com o clima, a velocidade e as condições das faixas de tráfego. É sempre de sua responsabilidade conduzir o veículo com segurança e evitar colisões. O RDM não é ativado por aproximadamente 15 segundos após dar partida no motor. Você pode ler sobre as informações de manuseio da câmera de detecção dianteira equipada com este sistema. Consulte Câmera de Detecção Dianteira. O sistema RDM pode não funcionar corretamente ou pode funcionar de forma inadequada sob certas condições: Consulte Condições e Limitações do Sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego). Existem momentos em que você pode não perceber as funções do sistema RDM, devido a sua operação no veículo ou as condições da superfície da estrada. Você pode alterar a configuração do Sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego). Se o LKAS estiver desligado, a mensagem abaixo aparecerá na interface de informações ao motorista, caso o sistema determine a possibilidade de o seu veículo cruzar as marcações das faixas de tráfego detectadas. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*). Modelos com painel de instrumentos do tipo B*Modelos com painel de instrumentos do tipo C* |
O sistema é ativado se todas as condições a seguir forem atendidas:
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O sistema RDM pode desligar automaticamente e, o indicador do sistema de assistência ao motorista (âmbar) e o indicador do sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego) (âmbar)* se acenderão e permanecerão acesos sob certas condições: Consulte Indicadores. A função do sistema RDM pode ser afetada se o veículo:
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*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*2: Modelos com painel de instrumentos do tipo B*
*3: Modelos com painel de instrumentos do tipo C*
*Não disponível em todos os modelos
Você pode ligar e desligar o sistema RDM usando a interface de informações ao motorista. Consulte Alternando a Tela (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*), Alternando a Tela (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*), Sistema de Assistência ao Motorista e Assist. Segurança (Sistema de Assistência ao Motorista).
O sistema RDM ficará na configuração previamente selecionada, em ligado ou desligado, cada vez que você alterar o sistema de alimentação para o modo LIGADO.
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Ao selecionar Só aviso, o sistema não acionará o volante de direção. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*). Os indicadores a seguir, podem acender na cor âmbar, junto com uma mensagem na interface de informações ao motorista, ao alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO, após reconectar a bateria.
Conduza o veículo por uma curta distância e velocidade acima de aproximadamente 20 km/h. Cada indicador deve se apagar. Se algum indicador não se apagar, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. |
*Não disponível em todos os modelos
O sistema pode não detectar corretamente as marcações da faixa de tráfego e a posição de seu veículo sob certas condições. Alguns exemplos destas condições estão listados abaixo.
*Se disponível
Ajuda a manter uma velocidade constante do veículo e uma distância definida do veículo detectado à frente. Se o veículo detectado à frente parar, o sistema pode desacelerar e parar seu veículo, sem que você tenha que manter o pé no freio ou no acelerador.
Quando o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade diminui a velocidade do seu veículo e aplica os freios, as luzes de freios do seu veículo se acendem.
A
câmera de detecção dianteira está localizada atrás do espelho retrovisor interno.
Um veículo é detectado à frente dentro da faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade – O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade funciona em velocidades de até 180 km/h.
Nenhum veículo é detectado dentro da faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade – O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade funciona em velocidades de 30 km/h ou mais.
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O uso inadequado do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade pode levar a uma colisão. Use o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade somente ao conduzir o veículo em vias expressas e boas condições meteorológicas. O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade possui capacidade de frenagem limitada e pode não parar o seu veículo a tempo de evitar uma colisão com um veículo que para repentinamente à sua frente. Sempre esteja preparado para aplicar o pedal de freio quando as condições exigirem. Sair de um veículo que tenha sido parado, enquanto o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade está em operação, pode resultar na movimentação do veículo sem o controle do motorista. Um veículo que se movimentar sem o controle do motorista pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais. Nunca saia de um veículo quando o veículo está parado pelo sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. |
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Lembrete Importante Tal como acontece com qualquer sistema, existem limites para o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Use o pedal de freio sempre que necessário e, sempre mantenha uma distância segura entre o seu veículo e os outros veículos. |
O
indicador
(Branco) se acende na interface de informações ao motorista.
O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade está pronto para uso.
Pressione o botão
no
volante de direção.
Velocidade Definida do Veículo (Branco)
O
indicador
(Verde) está aceso.
Se acende ao iniciar o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
Botão RES/+
Pressione e solte.
Botão SET/−
Pressione e solte.
Ao conduzir o veículo a uma velocidade de aproximadamente 30 km/h ou mais: Ao atingir a velocidade desejada, pressione o botão RES/+ ou SET/− e solte o pedal do acelerador. No momento em que o botão for liberado, a velocidade será fixada e o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade será iniciado.
Ao conduzir o veículo a uma velocidade menor que aproximadamente 30 km/h: Se o veículo estiver em movimento e o pedal de freio não estiver pressionado, ao pressionar o botão RES/+ ou SET/−, a velocidade será definida para aproximadamente 30 km/h, independente da velocidade atual do veículo. Se o veículo estiver parado, você pode definir a velocidade do veículo, mesmo com o pedal de freio pressionado.
Quando o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade começa a funcionar, o ícone do veículo, as barras da distância definida do veículo detectado à frente e a velocidade definida, aparecem na interface de informações ao motorista.
Indicador
(Verde)
Definição da Distância do Veículo Detectado à Frente
Definição da Velocidade do Veículo
|
Você pode ler sobre as informações de manuseio da câmera de detecção dianteira equipada com este sistema. Consulte Câmera de Detecção Dianteira. O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade pode não funcionar adequadamente sob certas condições. Consulte Condições e Limitações do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Quando não usar o ACC com Assistente de Condução em
Baixa Velocidade: Desligue o controle de velocidade de cruzeiro adaptável, pressionando
o botão Não use o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade sob as seguintes condições:
Os indicadores a seguir, podem acender na cor âmbar, junto com uma mensagem na interface de informações ao motorista, ao alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO, após reconectar a bateria.
Conduza o veículo por uma curta distância e velocidade acima de aproximadamente 20 km/h. Cada indicador deve se apagar. Se algum indicador não se apagar, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. |
*1: Modelos com painel de instrumentos do tipo B*
*2: Modelos com painel de instrumentos do tipo C*
*Não disponível em todos os modelos
O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade monitora se um veículo à sua frente entra na faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Se um veículo for detectado, o sistema ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade mantém ou diminui a velocidade definida para o seu veículo, a fim de manter a distância definida do veículo detectado à frente. Consulte Para Definir ou Alterar a Definição da Distância do Veículo Detectado à Frente.
Faixa de Detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa
Velocidade: 120 m
Se um veículo cuja velocidade é mais lenta que a velocidade definida for detectado à sua frente pela câmera de detecção dianteira, seu veículo começa a reduzir a velocidade.
Indicador
(Verde)
Definição da Distância do Veículo Detectado à Frente
Definição da Velocidade do Veículo
Um ícone de veículo aparece na interface de informações ao motorista.
|
Se o veículo detectado à sua frente desacelerar abruptamente, ou se outro veículo for detectado entrando à sua frente, o aviso sonoro soa e uma mensagem aparece na interface de informações ao motorista. Pressione o pedal de freio e mantenha uma distância adequada do veículo à frente.
Mesmo se a distância definida entre o seu veículo e o veículo detectado à frente for curta, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade pode começar a acelerar o seu veículo nas seguintes circunstâncias:
Você também pode configurar o sistema para emitir um aviso sonoro, quando um veículo à sua frente entrar e sair da faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Você pode ligar e desligar a configuração do Sinal sonoro veículo à frente em modo ACC*1. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*). Limitações Você pode precisar usar o freio para manter uma distância segura do veículo à frente, ao usar o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Além disso, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade pode não funcionar adequadamente sob certas condições. Consulte Condições e Limitações do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. |
Seu veículo mantém a velocidade definida sem a necessidade de acionar o pedal de freio ou o pedal do acelerador.
Se anteriormente havia um veículo detectado à frente e que manteve o seu veículo abaixo da velocidade definida, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade acelera o seu veículo para a velocidade definida e, em seguida, a mantém.
Um
ícone de veículo com contorno em linhas, aparece na interface de informações ao motorista.
Você pode aumentar temporariamente a velocidade do veículo. Neste caso, não haverá alertas sonoros e visuais, mesmo se um veículo estiver na faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
O ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade permanece ligado, a menos que você o cancele. Ao liberar o pedal do acelerador, o sistema volta à velocidade adequada para manter a distância definida, enquanto um veículo à frente estiver dentro da faixa de detecção do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade.
|
|
Seu veículo também para automaticamente. A mensagem Parado*1 aparece na interface de informações ao motorista.
Quando o veículo à sua frente começar a se movimentar novamente, se você pressionar o botão RES/+ ou SET/–, ou pressionar o pedal do acelerador, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade começa a operar novamente dentro da velocidade definida anteriormente.
Indicador
(Verde)
Se nenhum veículo estiver à sua frente antes de retomar a condução do veículo, ao pressionar o pedal do acelerador, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade começará a operar novamente dentro da velocidade definida anteriormente.
Indicador
(Verde)
*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*Não disponível em todos os modelos
O sistema pode desligar automaticamente sob certas condições. Alguns exemplos destas condições estão listados abaixo. Outras condições podem reduzir algumas das funções do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade. Consulte Câmera de Detecção Dianteira.
A
câmera de detecção dianteira detecta a parte superior de um caminhão vazio.
Aumente ou diminua a velocidade do veículo, usando os botões RES/+ ou SET/– no volante de direção.
Para aumentar a velocidade
Para diminuir a velocidade
|
Se um veículo detectado à frente estiver em velocidade mais baixa do que o aumento da velocidade definida, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade pode não acelerar o seu veículo. Isto é para manter a distância definida entre o seu veículo e o veículo à frente. Ao pressionar o pedal do acelerador e, em seguida, pressionar e soltar o botão RES/+ ou SET/– , a velocidade atual do veículo é definida. |
Pressione o botão de ajuste da distância do veículo à frente, para alterar a distância definida do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade do veículo detectado à frente.
Cada vez que o botão for pressionado, a definição da distância (distância atrás de um veículo detectado à sua frente) alterna entre Extra Longa, Longa, Média e Curta.
Determine a configuração mais adequada para a distância do veículo detectado à frente, com base nas suas condições específicas de condução. Certifique-se de que a definição de distância do veículo detectado à frente atenda às regulamentações locais.
Botão de Ajuste da Distância do Veículo à Frente
Quanto mais alta for a velocidade do veículo, maior será a distância das definições Curta, Média, Longa e Extra Longa, do veículo à frente. Veja os seguintes exemplos para a sua referência.
Quando o seu veículo parar automaticamente por causa de um veículo detectado à frente que tenha parado, a distância entre os dois veículos irá variar, de acordo com a definição do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade, da distância do veículo detectado à frente.
|
O motorista deve, em todas as circunstâncias, manter uma distância suficiente para a frenagem do veículo que o precede e estar ciente de que as distâncias mínimas ou os tempos de espaçamento podem ser fornecidos e/ou aplicados pelo Código de Trânsito e pelas leis locais. É de responsabilidade do motorista respeitar essas leis. |
Para cancelar o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade, efetue um dos seguintes procedimentos:
Botão
Botão CANCEL
|
Para retomar a velocidade definida anteriormente: Após o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade ser cancelado será possível retomar a velocidade definida anteriormente, exibida na interface de informações ao motorista (na cor cinza), pressionando o botão RES/+, mesmo que o veículo esteja parado. Ao desligar o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade, pressionando o botão CANCEL ou pressionando o pedal do freio, a velocidade definida anteriormente é exibida na interface de informações ao motorista na cor cinza. Ao pressionar o botão RES/+, o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade é ativado com a velocidade exibida. Se o indicador Modelos com painel de instrumentos do tipo B*
Modelos com painel de instrumentos do tipo C*
A velocidade definida não pode ser definida ou retomada se o ACC com
Assistente de Condução em Baixa Velocidade for desligado, usando o botão |
O aviso sonoro soa e uma mensagem aparece na interface de informações ao motorista, se o ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade for cancelado automaticamente. Qualquer uma destas condições pode causar o cancelamento automático do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade:
O cancelamento automático do ACC com Assistente de Condução em Baixa Velocidade também pode ser ocasionado pelas seguintes situações. Nestes casos, o freio de estacionamento será aplicado automaticamente.
*Não disponível em todos os modelos
Proporciona o esterçamento da direção para ajudar a manter o veículo no meio da faixa de tráfego detectada e fornecer alertas táteis e visuais, se for detectado que o veículo está derivando para fora da faixa de tráfego.
O sistema aplica torque para esterçar a direção e para manter o veículo entre as faixas de tráfego esquerda e direita. O torque aplicado torna-se maior quando o veículo se aproximar de uma das faixas de tráfego.
Vibrações rápidas no volante de direção, alertas audíveis e uma mensagem de advertência é exibida, para alertá-lo que o veículo está derivando para fora da faixa de tráfego detectada.
Câmera de Detecção Dianteira
Monitora as faixas de tráfego.
Ao acionar o sinalizador de direção para mudar de faixa, o sistema é suspenso e retorna após o sinalizador de direção ser desligado.
Se você fizer uma mudança de faixa sem acionar o sinalizador de direção, o LKAS ativa o alerta e o torque é aplicado para esterçar a direção.
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Lembretes Importantes de Segurança O LKAS é somente para a sua conveniência. Ele não é um sistema de condução autônomo e sempre requer a atenção e o controle do motorista. O sistema não funciona se você tirar as mãos do volante de direção ou se deixar de esterçar o veículo. O LKAS é conveniente quando for usado em vias expressas ou em uma estrada duplicada. Não coloque objetos na parte superior do painel de instrumentos. Estes objetos podem refletir no para-brisa e impedir a detecção correta das faixas de tráfego. O LKAS somente o alerta quando for detectado que o veículo está derivando para fora das faixas de tráfego, sem que um sinalizador de direção esteja em uso. O LKAS pode não detectar todas as saídas das marcações ou das faixas de tráfego; a precisão varia de acordo com o clima, a velocidade e as condições das faixas de tráfego. É sempre de sua responsabilidade conduzir o veículo com segurança e evitar colisões. O LKAS pode não funcionar como projetado durante a condução com paradas frequentes e no trânsito intenso, ou em estradas com curvas acentuadas. Você pode ler sobre as informações de manuseio da câmera de detecção dianteira equipada com este sistema. Consulte Câmera de Detecção Dianteira. O LKAS pode não funcionar corretamente ou pode funcionar de forma inadequada sob certas condições: Consulte Condições e Limitações do LKAS. Se o LKAS não consegue detectar as faixas de tráfego, o sistema será cancelado temporariamente. Se as faixas de tráfego são detectadas, o sistema retornará automaticamente. |
Proporciona a assistência para manter o veículo no centro das faixas de tráfego. Quando o veículo se aproximar de uma faixa branca ou amarela, a força de esterçamento do sistema de direção com assistência elétrica progressiva se tornará maior.
Se o veículo entra na área de advertência, o LKAS o alerta com uma leve vibração no volante de direção, e também alertas audíveis e visuais.
Área de Advertência
*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*²: Modelos com painel de instrumentos do tipo B*
*³: Modelos com painel de instrumentos do tipo C*
*Não disponível em todos os modelos
O sistema pode ser usado se as seguintes condições forem atendidas.
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Se o veículo derivar na direção da faixa de tráfego esquerda ou direita devido a aplicação de torque pelo sistema, desligue o LKAS e leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. Certifique-se de manter as condições a seguir, para ativar o sistema corretamente.
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1. Pressione o botão LKAS.
Linhas Brancas
Indicador LKAS (Branco)
Botão LKAS
2. Mantenha o seu veículo próximo do centro da faixa de tráfego durante a condução.
Linhas Verdes
Indicador LKAS (Verde)
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Se o botão LKAS for pressionado quando o sistema puder ser usado, o LKAS estará ligado sem espera. |
*¹: Modelos com painel de instrumentos do tipo B*
*²: Modelos com painel de instrumentos do tipo C*
*Não disponível em todos os modelos
Pressione o botão LKAS.
O LKAS é desligado sempre que você desligar o motor, mesmo que o tenha ativado na última vez que conduziu o veículo.
Botão LKAS
Quando o LKAS é suspenso sob as seguintes circunstâncias abaixo descritas, as linhas verdes na interface de informações ao motorista mudam para linhas brancas ou as linhas desaparecem e o aviso sonoro soa (se ativado).
Assim que estas condições deixarem de existir, o LKAS retornará automaticamente.
Linhas Brancas
Indicador LKAS (Branco)
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Você pode alterar a configuração do LKAS usando a interface de informações ao motorista. A configuração Suspensão de aviso sonoro de permanência na faixa*1 pode ser alterada para Ligado ou Desligado. Consulte Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo B*) e Configurações (Modelos com painel de instrumentos do tipo C*). |
Nos seguintes casos, as linhas das faixas de tráfego podem desaparecer da interface de informações ao motorista, o aviso sonoro pode soar e o LKAS pode ser cancelado automaticamente:
*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*Não disponível em todos os modelos
O sistema pode não detectar as faixas de tráfego e, portanto, pode não manter o veículo no meio de uma faixa sob certas condições, incluindo as seguintes:
Faixas de Tráfego Semiapagadas
Faixas de Tráfego Duplicadas
Marcas de Pneus
Faixas de tráfego muito largas ou
muito estreitas.
Faixas de tráfego sem linhas de
junção.
* Se disponível
A câmera de detecção dianteira usada em sistemas como CMBS (Sistema de Frenagem Atenuante de Colisões), RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa de Tráfego), ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptável) com Assistente de Condução em Baixa Velocidade, LKAS (Sistema de Assistência de Permanência na Faixa de Tráfego) e Farol Alto Automático foi desenvolvida para detectar um objeto que aciona qualquer um dos sistemas para operar suas funções.
Esta câmera está localizada atrás do espelho retrovisor interno.
Para ajudar a reduzir a probabilidade que a temperatura alta na parte interna do veículo cause o desligamento do sistema da câmera de detecção dianteira, ao estacionar, encontre uma área sob uma sombra ou direcione a parte dianteira do veículo na direção contrária do sol. Se usar um para-sol refletivo, não permita que ele cubra o alojamento da câmera de detecção dianteira. Cobrir a câmera de detecção dianteira pode concentrar o calor sobre ela.
Câmera de Detecção Dianteira
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Nunca aplique películas ou fixe quaisquer objetos ou adesivos no para-brisa, capô ou na grade frontal, que possam obstruir o campo de visão da câmera de detecção dianteira e causar o funcionamento anormal do sistema. Riscos, trincas e outros danos no para-brisa dentro do campo de visão da câmera de detecção dianteira, pode causar o funcionamento anormal do sistema. Se isso ocorrer, leve seu veículo para uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para a substituição do para-brisa por um produto Genuíno Honda. Mesmo pequenos reparos dentro do campo de visão da câmera de detecção dianteira ou a instalação de um para-brisa que não seja um produto Genuíno Honda, também pode causar o funcionamento anormal do sistema. Substitua o para-brisa somente em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional, pois após a substituição do para-brisa, a câmera de detecção dianteira terá que ser recalibrada. É necessário recalibrar a câmera de detecção dianteira para que o sistema funcione corretamente. Não coloque objetos ou adesivos na parte superior do painel de instrumentos. Eles podem refletir no para-brisa e impedir que o sistema detecte as faixas de tráfego corretamente. Se a mensagem Alguns sist. de assistência ao motorista não podem operar: Temp. câmera alta.*1 aparecer.
Se a mensagem Alguns assistentes de direção não podem operar: Para-brisa sujo ou baixa condição de visibilidade.*1 aparecer:
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*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista* em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.
*Não disponível em todos os modelos