Use o freio de estacionamento para manter o veículo imóvel ao estacionar. Quando o freio de estacionamento está aplicado, você pode liberá-lo manual ou automaticamente.
O freio de estacionamento com acionamento elétrico pode ser aplicado a qualquer momento, independentemente da definição do modo de alimentação, se a bateria do veículo estiver conectada e carregada.
Puxe para cima suavemente e com firmeza o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Interruptor do Freio de Estacionamento com Acionamento Elétrico
O modo de alimentação deve estar no modo LIGADO, para que o freio de estacionamento com acionamento elétrico possa ser liberado.
1. Pressione o pedal de freio.
2. Pressione o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Liberar o freio de estacionamento manualmente, usando o interruptor, ajuda o seu veículo a começar a se movimentar de modo lento e suave, quando o veículo estiver em um declive, em rampas íngremes.
Interruptor do Freio de Estacionamento com Acionamento Elétrico
|
Você pode ouvir a operação do motor do sistema de freio de estacionamento com acionamento elétrico, na área das rodas traseiras, ao aplicar ou liberar o freio de estacionamento. Isso é normal. O pedal de freio pode mover-se ligeiramente, devido a operação do sistema de freio de estacionamento com acionamento elétrico, ao aplicar ou liberar o freio de estacionamento. Isso é normal. O freio de estacionamento não pode ser aplicado ou liberado, quando a bateria estiver com pouca carga. Consulte Se a Bateria do Veículo Ficar Sem Carga. Se você puxar e segurar o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico, durante a condução do veículo, os freios das quatro rodas serão acionados pelo sistema VSA, até que o veículo pare completamente. Em seguida, o freio de estacionamento com acionamento elétrico é aplicado e o interruptor deve ser liberado. |
Se a função do freio de estacionamento automático for ativada:
Ao pressionar o pedal do acelerador, o freio de estacionamento é liberado.
Use o pedal do acelerador para liberar o freio de estacionamento, ao iniciar a condução do veículo em um aclive ou no trânsito.
Pressione levemente o pedal do acelerador.
Quando estiver em um aclive, o pedal do acelerador pode precisar ser pressionado um pouco mais, para liberá-lo.
O freio de estacionamento pode ser liberado automaticamente quando:
Pedal do Acelerador
|
O freio de estacionamento é acionado automaticamente nas seguintes situações.
Se o freio de estacionamento não puder ser liberado automaticamente, libere-o manualmente. Quando o veículo estiver sendo conduzido em um aclive, o pedal do acelerador pode precisar ser pressionado um pouco mais, para liberar automaticamente o freio de estacionamento com acionamento elétrico. O freio de estacionamento não pode ser liberado automaticamente, enquanto os seguintes indicadores estiverem acesos:
O freio de estacionamento pode não ser liberado automaticamente, enquanto os seguintes indicadores estiverem acesos:
|
Com o modo de alimentação no modo LIGADO, siga os procedimentos a seguir para ativar ou desativar a função do freio de estacionamento automático.
1. Mova a alavanca seletora para a
posição .
2. Sem pressionar o pedal de freio, puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
3. Puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico. Quando um bipe soar, libere o interruptor e dentro de três segundos, puxe e segure o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico novamente.
4. Quando um aviso soar indicando que o procedimento foi completado, libere o interruptor.
Se você precisar desativar a função temporariamente, siga o procedimento descrito a seguir.
1. Pressione o pedal de freio e pare o veículo em um local seguro.
2. Mantenha o pedal de freio pressionado e o freio de estacionamento com acionamento elétrico liberado.
3. Altere o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO e, em seguida, pressione o interruptor do freio de estacionamento com acionamento elétrico dentro de dois segundos.
|
Em temperaturas extremamente baixas, o freio de estacionamento pode congelar, se estiver aplicado. Ao estacionar o veículo, use um bloco ou calço na roda para impedir o movimento das rodas e certifique-se de que a função do freio de estacionamento automático está desativada. Além disto, ao usar máquinas de lavagem automática do tipo esteira, desative a função do freio de estacionamento automático e deixe o freio de estacionamento liberado. |
Use o freio de estacionamento para manter o veículo imóvel ao estacionar.
Para aplicar:
Puxe totalmente a alavanca para cima sem pressionar o botão de liberação.
Botão de Liberação
Para liberar:
1. Puxe levemente a alavanca; pressione e segure o botão de liberação.
2. Abaixe completamente a alavanca e, em seguida, libere o botão.
|
Libere completamente o freio de estacionamento antes de conduzir o veículo. Os freios e o eixo traseiro podem ser danificados se o veículo for conduzido com o freio de estacionamento aplicado. Se começar a conduzir o veículo sem liberar completamente o freio de estacionamento, um aviso sonoro de advertência será acionado. Sempre aplique o freio de estacionamento ao estacionar o veículo. |
*Não disponível em todos os modelos
Seu veículo está equipado com freios a disco nas quatro rodas. A assistência a vácuo ajuda a reduzir o esforço necessário no pedal do freio. O sistema de assistência ao freio aumenta a força de frenagem ao pressionar o pedal do freio com força em uma situação de emergência. O sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio) ajuda a manter o controle do volante em frenagens severas. Consulte Sistema de Assistência ao Freio e ABS (Sistema de Freio Antibloqueio).
Seu veículo está equipado com freios a disco nas rodas dianteiras e freios a tambor nas rodas traseiras. A assistência a vácuo ajuda a reduzir o esforço necessário no pedal do freio. O sistema de assistência ao freio aumenta a força de frenagem ao pressionar o pedal do freio com força em uma situação de emergência. O sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio) ajuda a manter o controle do volante em frenagens severas. Consulte Sistema de Assistência ao Freio e ABS (Sistema de Freio Antibloqueio).
|
Verifique os freios após conduzir em vias alagadas ou se houver acúmulo de água na superfície da estrada. Se necessário, seque os freios pressionando levemente o pedal várias vezes. Se ouvir um som contínuo de atrito metálico ao aplicar os freios, será necessário substituir as pastilhas. Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. O uso frequente do pedal do freio em aclives e declives acumula calor, reduzindo assim a eficiência dos freios. Aplique o freio-motor, soltando o pedal do acelerador e reduzindo para uma marcha inferior. Ao conduzir, não descanse o pé no pedal do freio, pois isso aplicará levemente os freios, causando perda de eficiência com o tempo e reduzindo a vida útil das pastilhas. Fazer isso também confundirá os motoristas que trafegam atrás do seu veículo. Os discos de freio podem apresentar oxidação superficial, caso o veículo permaneça parado sem utilização por alguns dias. Esta oxidação não afeta a segurança e a eficiência de frenagem, e para eliminá-la, basta conduzir o veículo normalmente, aplicando o freio levemente, onde o contato entre a pastilha e o disco fará a remoção da oxidação, fazendo com que o disco apresente o aspecto normal de contato com a pastilha. |
Mantém o freio aplicado após a liberação do pedal de freio, até que o pedal do acelerador seja pressionado. Este sistema pode ser utilizado enquanto o veículo está temporariamente parado, como em semáforos ou tráfego intenso.
Afivele o cinto de segurança corretamente e, em seguida, dê partida no motor. Pressione o botão brake hold.
Botão Brake Hold
Se
Acende
Pressione o pedal de freio para que o veículo pare completamente. A alavanca seletora
deve estar em alguma posição diferente de ou
.
Pedal de Freio
Aceso
Se
Acende
Pressione o pedal do acelerador, enquanto a alavanca seletora estiver em alguma
posição diferente de ou
. O sistema é cancelado e o veículo começa a se mover.
Pedal do Acelerador
Aceso
Se
Apaga
|
Mesmo com o sistema brake hold ativado, o veículo poderá mover-se em rampas íngremes ou escorregadias, ao retirar o pé do pedal de freio. Se um veículo mover-se inesperadamente, ele pode causar uma colisão, resultando em FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. Nunca ative o sistema brake hold ou confie nele para manter o veículo imóvel, ao parar em rampas íngremes ou escorregadias. O uso do sistema brake hold para estacionar o veículo poderá resultar no movimento inesperado do veículo. Se um veículo mover-se inesperadamente poderá causar uma colisão, resultando em FERIMENTOS GRAVES OU FATAIS. Nunca deixe o veículo quando o freio estiver acionado temporariamente
pelo sistema brake hold. Sempre mova a alavanca seletora para a posição Ao usar o sistema brake hold, mantenha o pedal de freio acionado até que o indicador brake hold se acenda. Libere o pedal do freio, após o indicador brake hold se acender. |
|
Enquanto o sistema estiver ativado, você pode desligar o motor ou estacionar o veículo, através do mesmo procedimento que você faz normalmente. Consulte Quando Estiver Parado. Se o sistema está ligado ou ativado, o sistema brake hold é desligado automaticamente quando o motor for desligado. Você pode ouvir um ruído de operação, se o veículo se mover enquanto o sistema brake hold estiver em operação. |
Somente o indicador do sistema brake hold está aceso:
Quando o indicador brake hold está aceso ao mesmo tempo:
Botão Brake Hold
Se
Apaga
Se
Apaga
|
Certifique-se de desligar o sistema brake hold antes do uso de máquinas de lavagem automática. |
*Não disponível em todos os modelos
Ajuda a evitar o travamento das rodas e manter o controle do volante, acionando rapidamente os freios mais rápido do que você.
O sistema de distribuição eletrônica do freio (EBD) que integra o ABS, também equilibra a distribuição da frenagem das rodas dianteiras para as traseiras de acordo com a carga do veículo.
Nunca se deve bombear o pedal do freio. Deixe o ABS trabalhar por você, mantendo sempre uma pressão firme e estável no pedal do freio. Isso geralmente é conhecido como “pisar e manobrar”.
O pedal do freio pode pulsar levemente quando o ABS estiver funcionando. Pressione o pedal do freio e o mantenha firmemente pressionado. Em pavimento seco, será necessário pressionar fortemente o pedal do freio, antes que o ABS seja ativado. Contudo, será possível perceber imediatamente que o ABS foi ativado ao tentar parar em pisos escorregadios.
O ABS pode ser ativado ao pressionar o pedal de freio durante a condução do veículo em:
Quando a velocidade do veículo for inferior a 10 km/h, o ABS será cancelado.
|
O ABS poderá não funcionar corretamente se forem usados pneus de tamanho e tipo incorretos. Se o indicador ABS se acender durante a condução, poderá existir um problema no sistema. Embora a frenagem normal não seja afetada, é possível que o ABS não funcione. Leve seu veículo imediatamente a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. O ABS não foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o tempo ou a distância necessária para parar o veículo. Ele foi desenvolvido para limitar o bloqueio dos freios, o que pode levar à derrapagem e perda do controle do veículo. Nos seguintes casos, o seu veículo precisará de uma distância de parada maior do que um veículo sem o sistema ABS:
As seguintes características podem ser observadas no sistema ABS:
Essas vibrações e ruídos são normais e não são motivo de preocupação. |
* Se disponível
Concebido para dar assistência ao motorista, gerando uma força de frenagem maior, ao pressionar fortemente o pedal do freio em uma frenagem de emergência.
Pressione firmemente o pedal do freio para maior potência de frenagem.
Durante o funcionamento do sistema de assistência ao freio, o pedal poderá trepidar levemente e um ruído poderá ser ouvido. Isso é normal. Mantenha o pedal do freio firmemente pressionado.
É ativado quando você freia severamente, enquanto conduz o veículo a 60 km/h ou mais, para alertar os motoristas atrás de você sobre a frenagem brusca, piscando rapidamente os sinalizadores de advertência (pisca-alerta). Isto pode ajudar a alertar os motoristas atrás de você para adotarem meios adequados para evitar uma possível colisão com seu veículo.
Frenagem Severa
As Luzes de Freio se Acendem
Sinalizadores de Advertência
(Pisca-alerta) Piscam
Os Indicadores dos Sinalizadores de
Advertência Piscam
As luzes sinalizadoras de advertência param de piscar se:
|
O sinal de parada de emergência não é um sistema que pode prevenir uma possível colisão traseira, causada por uma frenagem severa. Os sinalizadores de advertência (pisca-alerta) piscam ao acionar o freio severamente. Sempre é recomendável evitar frenagens bruscas, a menos que seja absolutamente necessário. O sinal de parada de emergência não é ativado quando o botão dos sinalizadores de advertência (pisca-alerta) estiver ativado. Se o ABS parar de funcionar por um certo período durante a frenagem, o sinal de parada de emergência poderá não ser ativado totalmente. |