A condição da bateria é monitorada pelo sensor localizado no terminal negativo da bateria. Se houver um problema com o sensor, a mensagem de advertência será exibida no display de informações*/interface de informações ao motorista*. Se isto acontecer, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção.
Verifique mensalmente os terminais da bateria quanto a corrosão.
Bateria
|
A bateria libera gás hidrogênio explosivo durante seu funcionamento normal. Uma faísca ou chama exposta pode levar à explosão da bateria com força suficiente para causar ferimentos graves ou fatais. Mantenha todas as faíscas, chamas expostas e fontes de ignição afastadas da bateria. Use máscara facial e roupas de proteção. Para maior segurança, os serviços na bateria devem ser efetuados por um técnico qualificado. A bateria contém ácido sulfúrico (eletrólito) altamente corrosivo e venenoso. O contato do eletrólito com os olhos ou pele pode causar queimaduras graves. Use óculos e roupas de proteção ao efetuar serviços próximos à bateria. Em caso de ingestão, procure assistência médica imediatamente. MANTENHA LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS. |
Se a bateria do veículo for desconectada ou descarregar:
|
Procure uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para verificar a carga da bateria. |
*Não disponível em todos os modelos
Desconecte os dois cabos da bateria para evitar danos ao sistema elétrico do veículo. Sempre desconecte primeiro o cabo negativo (–) e reconecte-o por último.
|
A vida útil da bateria está diretamente relacionada às condições de utilização ou instalação de componentes/acessórios eletrônicos. O ciclo de vida é a sequência de descarga e recarga da bateria. Por isso, para maior vida útil da bateria, recomendamos a permanência de componentes ligados, como rádio, luzes, ventilação, modo de alimentação, somente com o motor em funcionamento. A bateria está dimensionada para o sistema elétrico original do veículo e, portanto, qualquer instalação de acessórios eletrônicos, com exceção dos Genuínos Honda, pode exigir maior consumo do sistema elétrico, danificando a bateria. Esses danos não são cobertos pela garantia. |
Ao remover e substituir a bateria, siga os procedimentos e recomendações de segurança para evitar potenciais perigos.Consulte Segurança da Manutenção e Verificação da Bateria.
1. Altere o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO. Abra o capô.
2. Afrouxe a porca no cabo negativo da bateria e, em seguida, desconecte o cabo do terminal negativo (-).
3. Abra a tampa do terminal positivo da bateria. Afrouxe a porca no cabo positivo da bateria e, em seguida, desconecte o cabo do terminal positivo (+).
Porca
Tampa
4. Afrouxe a porca em cada lado do suporte da bateria, usando uma chave adequada.
5. Puxe a extremidade inferior de cada apoio da bateria para fora e remova o conjunto do suporte e apoios da bateria.
Porca
Apoio
6. Remova o revestimento ao redor da bateria.
7. Retire cuidadosamente a bateria.
Revestimento da Bateria
|
Quando houver corrosão, limpe os terminais da bateria aplicando uma solução de bicarbonato de sódio e água. Lave os terminais com água. Seque a bateria com um pano ou toalha. Cubra os terminais com graxa para evitar corrosão. Ao substituir a bateria, a nova bateria deve ter as mesmas especificações. Consulte Especificações. Para mais informações, consulte uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Os indicadores a seguir, podem acender na cor âmbar, junto com uma mensagem na interface de informações ao motorista*, ao alterar o modo de alimentação para o modo LIGADO, após reconectar a bateria.
Conduza o veículo por uma curta distância e velocidade acima de aproximadamente 20 km/h. Cada indicador deve se apagar. Se algum indicador não se apagar, leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção. Não carregue a bateria com os cabos conectados. Caso contrário, os controles eletrônicos do veículo poderão ser seriamente danificados. Antes de conectar a bateria em um carregador, desconecte seus cabos. Sempre desconecte primeiro o cabo negativo (–) e reconecte-o por último. Para instalar uma nova bateria, siga o procedimento inverso. |
*Não disponível em todos os modelos
Olhos: Em caso de contato, lave-os com bastante água por, pelo menos, 15 minutos. (Não use água sob pressão). Procure assistência médica imediatamente.
Pele: Troque de roupa em caso de contaminação. Em caso de contato, lave a área atingida com bastante água. Procure assistência médica imediatamente.
Ingestão: Em caso de ingestão, tome bastante água ou leite. Procure assistência médica imediatamente.
As baterias contêm substâncias muito perigosas e prejudiciais ao meio ambiente. Dirija-se a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para substituição da bateria.
|
O descarte inapropriado da bateria usada pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. Consulte as leis locais para o descarte de baterias. Este símbolo na bateria significa que o produto não deve ser tratado como lixo doméstico. |
|
Mantenha chamas e faíscas afastadas da bateria. A bateria produz um gás explosivo que pode causar uma explosão. Ao manusear a bateria, use proteção para os olhos e luvas de borracha, para evitar queimaduras ou cegueira. Não permita que crianças e outras pessoas mexam na bateria, a menos que conheçam o manuseio correto e também os riscos apresentados pela bateria. Manuseie o eletrólito da bateria com extremo cuidado, pois ele contém ácido sulfúrico diluído. O contato com a pele ou olhos pode causar queimaduras ou cegueira. Leia atentamente e entenda este manual antes de manusear a bateria. Negligenciar as instruções apresentadas pode causar ferimentos pessoais e danos ao veículo. Não use a bateria com o eletrólito na marca de nível inferior ou abaixo dela. A bateria poderá explodir, causando ferimentos graves. Não tombar a bateria. Não colocar em curto os terminais da bateria. |