Sistema de Telefone Hands-Free (HFT)

Para usar o sistema, o modo de alimentação deve estar no modo ACESSORIOS ou LIGADO. Seu sistema de áudio está equipado com HFT (Telefone Hands-Free) e permite fazer e receber chamadas, usando o sistema de áudio do veículo, sem manusear seu telefone.

Usando o HFT

Botões do HFT

Botões VOL /VOL (Volume): Pressione para aumentar/diminuir o volume.

Botão (Atender): Pressione para atender uma chamada recebida.

Botão (Desligar/Voltar): Pressione para encerrar uma chamada, voltar ao comando anterior ou cancelar um comando.

Botão (Comando de Voz): Pressione para chamar um número com um comando de voz.

Atenção

Para usar o HFT, você precisa de um telefone celular compatível com Bluetooth®. Para informações sobre compatibilidade de aparelhos, procedimento de pareamento e características especiais, consulte uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional ou o Departamento de Relacionamento com o Cliente Honda.

Coloque o seu telefone onde possa obter uma boa recepção.

Para usar o sistema, a função Bluetooth® deve estar ligada. Consulte Ligar e Desligar a Função do Bluetooth®.

Para usar o HFT, você precisa primeiro parear seu telefone compatível com Bluetooth® ao sistema, enquanto o veículo estiver estacionado. Consulte Configuração do Telefone.

Para mudar o nível de volume, gire o botão VOL (Volume) no sistema de áudio ou use o controle remoto do sistema de áudio no volante de direção.

Tecnologia Sem Fio Bluetooth®

Bluetooth® é uma marca registrada de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. As marcas e os logotipos Bluetooth® são marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG Inc., sendo seu uso licenciado pela “E-lead” e pela Honda Motors Co., Ltda. Outras marcas e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.

Limitações do HFT

Uma chamada recebida no HFT interromperá o sistema de áudio quando ele estiver tocando. Ele retomará quando a chamada for encerrada.

Display da Condição do HFT

A tela áudio/informação notificará quando uma ligação estiver sendo recebida.

Modo HFT

Intensidade de Sinal

Condição do Nível da Bateria

Indicador Bluetooth®

Aparece quando seu telefone está conectado ao HFT.

Número do Autor da Chamada

Nome do Autor da Chamada

Atenção

A informação que aparece na tela áudio/informação varia conforme o modelo do telefone.

Quando o ícone for exibido, a função do áudio Bluetooth® e do sistema de telefone Hands-free (HFT) ficam indisponíveis.

Se um telefone estiver conectado atualmente pelo Apple CarPlay® ou pelo Android Auto™, o Sistema de Telefone Hands-Free (HFT) fica indisponível.

Limitações para Operação Manual

Certas funções manuais são desabilitadas ou não funcionam, enquanto o veículo estiver em movimento. Não é possível selecionar uma opção com um tom mais escuro até que o veículo esteja parado, com o freio de estacionamento acionado e com a alavanca seletora na posição .

Configuração do Telefone

Ligar e Desligar a Função do Bluetooth®

Você pode ligar e desligar a função do Bluetooth®, seguindo o procedimento abaixo:

1. Selecione Ajustes.

2. Selecione Bluetooth.

3. Na barra Bluetooth, selecione o ícone ON (Ligado)/OFF (Desligado), para ligar ou desligar a função do Bluetooth®.

Para Parear um Telefone (Quando não Houver Telefones Pareados ao Sistema)

1. Certifique-se de que seu telefone está no modo de busca ou detectável.

2. Selecione Telefone.

3. Quando a tela acima for exibida, procure o dispositivo Bluetooth® usando o seu telefone.

4. No seu telefone, selecione “Honda DA”.

5. Confirme se o código de pareamento na tela corresponde com o do seu telefone e confirme a conexão.

Atenção

Quando o seu telefone for pareado, caso a função Download da Agenda Telefônica esteja definida para ON (Ligado), o conteúdo da agenda telefônica e do histórico de chamadas serão automaticamente importados para o sistema. Alguns dispositivos podem solicitar autorização para o envio do conteúdo da agenda telefônica e do histórico de chamadas. Consulte Importação Automática da Agenda Telefônica e do Histórico de Chamadas do Telefone.

Seu telefone compatível com Bluetooth® deve estar pareado ao sistema antes que você possa fazer e receber chamadas pelo Hands-Free.

Dicas ao Parear o Telefone:

  • Não é possível parear seu telefone, enquanto o veículo estiver em movimento.
  • Até cinco telefones podem ser pareados ao sistema de áudio.
  • Somente um dispositivo pode ser conectado por vez.
  • A bateria do seu telefone pode descarregar mais rapidamente quando estiver pareado ao sistema de áudio.

O método de pareamento pode ser diferente dependendo da versão do Bluetooth® do dispositivo:

  • Para dispositivos com Bluetooth® 2.1: Você pode parear o dispositivo com o sistema de áudio usando SSP (Pareamento Seguro Simples), que necessita somente da confirmação.
  • Para dispositivos com Bluetooth® 2.0: Você precisa inserir um código PIN no dispositivo e no sistema de áudio para fazer o pareamento.

Se o telefone que será pareado tiver a função de áudio Bluetooth®, o pareamento desta função será feita simultaneamente. Se uma mensagem aparecer na tela áudio/informação, siga as instruções para ativar as funções desejadas.

Quando o seu telefone for compatível com Apple CarPlay® sem fio ou Android Auto™ sem fio, uma mensagem de confirmação será exibida na tela áudio/informação, quando a conexão com o Bluetooth® for bem-sucedida. Você pode seguir as instruções da tela áudio/informação para selecionar o uso do Apple CarPlay® sem fio ou Android Auto™ sem fio.

Se durante o pareamento do telefone, a conexão for interrompida forçadamente, como por exemplo, se o telefone for desligado, o pareamento não será bem-sucedido. Faça o pareamento do telefone com o sistema de áudio manualmente.

Para obter mais detalhes sobre o modo de busca ou a detecção de dispositivos Bluetooth® pelo seu telefone, consulte o manual de instruções que acompanha o seu telefone.

Se houver uma conexão ativa com o Apple CarPlay® ou Android Auto™, o pareamento de dispositivos adicionais compatíveis com Bluetooth® fica indisponível.

Se um telefone estiver conectado atualmente pelo Apple CarPlay® ou pelo Android Auto™, uma mensagem será exibida na tela áudio/informação, informando que a conexão com o Apple CarPlay® ou com o Android Auto™ será encerrada.

Alguns dispositivos não poderão ser pareados com o Bluetooth®, quando houver uma conexão ativa com o Apple CarPlay® ou Android Auto™.

Para Parear um Telefone (Quando Houver Telefones Pareados ao Sistema)

1. Certifique-se de que seu telefone está no modo de busca ou detectável.

2. Selecione Ajustes.

3. Selecione Bluetooth.

4. Selecione Adicionar Telefone.

5. Quando a tela acima for exibida, procure o dispositivo Bluetooth® usando o seu telefone.

6. No seu telefone, selecione “Honda DA”.

7. Confirme se o código de pareamento na tela corresponde com o do seu telefone e confirme a conexão.

Para Mudar o Telefone Pareado Atualmente

1. Selecione Ajustes.

2. Selecione Bluetooth.

3. Selecione Selecionar Telefone.

4. Selecione um telefone para conectar.

Atenção

Se o outro telefone não for encontrado ao tentar mudar de telefone, o HFT irá conectar novamente o telefone que estava conectado anteriormente.

Uma vez que o telefone tenha sido pareado, você pode vê-lo na tela Selecionar Telefone com um ou mais ícones. Estes ícones indicam o seguinte:

: O telefone é compatível com Áudio Bluetooth®.

: O telefone pode ser usado com o sistema HFT.

: O telefone é compatível com Apple Carplay®.

Você também pode usar o método abaixo para mudar o telefone pareado atualmente:

1. Selecione Telefone.

2. Selecione Selecionar Telefone.

  • A tela Selecionar Telefone será exibida.

3. Selecione um telefone para conectar.

  • O HFT desconecta o telefone conectado atualmente e inicia a busca pelo telefone selecionado.

Para Substituir um Telefone Pareado

Você pode substituir um novo telefone por um que já foi pareado.

1. Selecione Ajustes.

2. Selecione Bluetooth.

3. Selecione Substituir Telefone.

4. Selecione um telefone para substituir.

5. Faça o pareamento do novo telefone. Consulte Para Parear um Telefone (Quando Houver Telefones Pareados ao Sistema).

Atenção

Uma vez que o telefone tenha sido pareado, você pode vê-lo na tela Substituir Telefone com um ou mais ícones. Estes ícones indicam o seguinte:

: O telefone é compatível com Áudio Bluetooth®.

: O telefone pode ser usado com o sistema HFT.

: O telefone é compatível com Apple Carplay®.

Para Excluir um Telefone Pareado

1. Selecione Ajustes.

2. Selecione Bluetooth.

3. Selecione Excluir Telefone.

4. Selecione o telefone que você deseja excluir.

Atenção

Ao excluir o telefone, os dados da agenda telefônica e do histórico de chamadas do telefone selecionado também serão excluídos.

Importação Automática da Agenda Telefônica e do Histórico de Chamadas do Telefone

Quando seu telefone for pareado, o conteúdo da agenda telefônica e histórico de chamadas será automaticamente importado para o sistema de áudio.

3. Na barra Download da Agenda Telefônica, selecione o ícone ON (Ligado)/OFF (Desligado), para ligar ou desligar a função de importação automática da agenda telefônica e do histórico de chamadas do telefone conectado.

Atenção

Quando a função Download da Agenda Telefônica estiver definida para OFF (Desligado), a agenda telefônica e o histórico de chamadas não serão importados para o sistema de áudio.

Em alguns telefones, é necessário alterar a configuração de permissão, para que a agenda telefônica e o histórico de chamadas seja importado do telefone.

A agenda telefônica é atualizada após cada conexão.

O histórico de chamadas é atualizado após cada conexão ou chamada.

A agenda telefônica e o histórico de chamadas importados não serão exibidos quando o telefone não estiver conectado.

Se o seu telefone não suportar os serviços PBAP ou OPP, o sistema de áudio não poderá importar a agenda telefônica e o histórico de chamadas do telefone.

Quando a agenda telefônica estiver sendo importada, ao selecionar Agenda Telefônica ou Chamadas Recentes, a mensagem acima pode ser exibida na tela áudio/informação.

Selecione Voltar, aguarde alguns segundos e selecione Agenda Telefônica ou Chamadas Recentes novamente.

Realizando uma Chamada

Você pode realizar chamadas inserindo qualquer número de telefone, usando a agenda telefônica importada ou o histórico de chamadas.

Atenção

Uma vez que uma chamada é conectada, você pode ouvir a voz da pessoa que está ligando através dos alto-falantes do sistema de áudio.

Enquanto houver uma conexão ativa com o Apple CarPlay®, as chamadas telefônicas não podem ser realizadas com o Sistema de Telefone Hands-Free (HFT), somente podem ser realizadas pelo Apple CarPlay®.

Em telefones que utilizam mais de um chip, poderá ser necessário selecionar no celular qual chip será utilizado.

Dependendo do modelo do seu telefone conectado ou do plano da operadora de telefone, não será possível realizar uma chamada internacional. Para mais informações, consulte o manual de instruções do telefone ou entre em contato com sua operadora de telefone.

Para Realizar uma Chamada Usando a Agenda Telefônica Importada

Você pode fazer uma chamada usando os dados da agenda telefônica que são importados do seu telefone.

1. Selecione Telefone.

2. Selecione Agenda Telefônica.

3. Selecione um nome.

Atenção

O sistema possui uma agenda telefônica para cada telefone pareado. Você pode importar até 1.000 contatos de cada agenda telefônica.

Quando o contato tiver muitos números registrados, somente três números podem ser exibidos.

Você pode pesquisar por um contato da agenda telefônica. Selecione a barra (Buscar).

  • Use o teclado na tela touch para inserir o nome e, em seguida, selecione o ícone . Se existirem vários contatos com o mesmo nome, selecione o contato desejado.
  • Ao fazer uma busca de contatos pelo HFT, alguns telefones podem não reconhecer alguns caracteres especiais [por exemplo “*” (asterisco), “#” (jogo da velha) etc].

Selecione o ícone à direita do nome desejado, para exibir a lista de números registrados neste contato.

Esta função é desativada, enquanto o veículo está em movimento. Consulte Limitações para Operação Manual.

Para Realizar uma Chamada Usando um Número de Telefone

Você pode fazer uma chamada inserindo um número de telefone.

1. Selecione Telefone.

2. Selecione Teclado.

3. Selecione um número.

4. Selecione Chamada.

Atenção

Alguns telefones podem não reconhecer alguns caracteres especiais [por exemplo “*” (asterisco), “#” (jogo da velha) etc].

Quando o número de telefone inserido estiver registrado na agenda telefônica do telefone conectado ao sistema, ao iniciar a chamada, o nome e o número do contato serão exibidos na tela áudio/informação.

Esta função é desativada, enquanto o veículo está em movimento. Consulte Limitações para Operação Manual.

Para Realizar uma Chamada Usando o Histórico de Chamadas

Você pode fazer uma chamada usando o histórico de chamadas.

O histórico de chamadas é armazenado nas classificações Realizada, Recebida e Perdida.

1. Selecione Telefone.

2. Selecione Chamadas Recentes.

3. Selecione um número.

Atenção

Esta função é desativada, enquanto o veículo está em movimento. Consulte Limitações para Operação Manual.

Caso o número não esteja salvo na sua agenda telefônica, o número da chamada aparece no lugar do nome do contato.

Recebendo uma Chamada

Quando estiver recebendo uma chamada, uma notificação sonora será emitida e aparece a tela Recebendo chamada.

Pressione o botão para atender a chamada.

Pressione o botão para ignorar ou encerrar a chamada.

Atenção

Chamada em espera

Pressione o botão para colocar a chamada atual em espera e atender a outra chamada recebida.

Pressione o botão novamente para retornar para a chamada anterior.

Selecione Rejeitar Chamada para ignorar a chamada recebida, se você não quiser atendê-la.

Pressione o botão se deseja encerrar a chamada atual.

Você pode selecionar os ícones na tela áudio/informação ao invés dos botões e .

Enquanto você estiver em uma chamada e houver outra em espera, você pode mudar entre uma chamada e outra selecionando o ícone .

O procedimento de chamada em espera pode ser diferente dependendo da operadora do telefone.

A função de chamada em espera não está disponível em todos os planos oferecidos pelas operadoras de telefone. Verifique com sua operadora se a função de chamada em espera está disponível para o seu plano de telefone.

Quando um número de telefone estiver registrado na agenda telefônica do telefone conectado ao sistema, ao receber uma chamada, o nome e o número do contato serão exibidos na tela áudio/informação.

Dependendo do modelo do seu telefone conectado, o nome e número de uma chamada internacional podem não ser exibidos corretamente.

Opções Durante a Chamada

As seguintes opções estão disponíveis durante uma chamada.

(Mudo): Silencia a sua voz.

(Transferir para o telefone): Transfere uma chamada do sistema HFT para o seu telefone. Para retornar a chamada para o sistema HFT, selecione o ícone .

Teclado Numérico: Envia números durante uma chamada. Útil para o acesso a sistemas telefônicos acionados por menu. Selecione os ícones numéricos na tela áudio/informação.

As opções disponíveis são exibidas na parte inferior da tela áudio/informação.

Selecione a opção desejada.

Pressione o botão ou selecione Encerrar Chamada para encerrar a chamada.

Teclado Numérico

Atenção

Teclado Numérico: A função do teclado numérico não está disponível para todos os modelos de telefone. Para mais informações, consulte o manual de instruções do seu telefone.

Você também pode usar o teclado numérico para inserir um número de telefone para registrá-lo na sua agenda telefônica.

Alguns telefones podem não reconhecer alguns caracteres especiais [por exemplo “*” (asterisco), “#” (jogo da velha) etc].