Dúvidas Frequentes Recall
- O que é um recall?
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Palavra de origem inglesa que significa “chamar de volta”. Se trata de um procedimento previsto em lei, que deve ser adotado pelos fabricantes e fornecedores em razão de defeitos em produtos ou serviços que possam apresentar riscos à integridade ou a saúde dos consumidores.
O recall deve ser gratuito e visa retirar do mercado um defeito no componente, produto ou serviço. O objetivo principal é proteger e preservar a vida, integridade e segurança do consumidor ou terceiros.
- O que diferencia uma falha coberta pela garantia de uma falha em recall?
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A garantia:
Abrange os reparos necessários decorrentes de falhas de material, montagem ou fabricação durante seu período de vigência.
O recall:
Independe do prazo de garantia. O objetivo do Recall é reparar falhas que possam afetar a segurança dos usuários ou terceiros.
- Existe algum custo ao cliente para realizar o reparo de recall?
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O reparo de recall é totalmente gratuito, não ensejando nenhum custo ao cliente, independentemente do veículo estar com a manutenção em dia, revisões periódicas, documentação ou pendência financeira.
- Por que devo atender ao chamado de um recall?
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O recall deve ser atendido por visar a correção de eventuais falhas de fabricação do veículo, de forma a garantir a integridade, a segurança física e a saúde de seu condutor e de terceiros.
- Como saber se meu veículo está envolvido em um recall?
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Para saber se seu veículo está envolvido em uma campanha de recall basta consultar o link:
honda.com.br/recall e pesquisar por placa ou chassi.
Caso haja recall pendente de atendimento, o agendamento pode ser feito pelo mesmo site ou pela Central de Atendimento:
- 0800-701-3432 - ligação gratuita;
- Segunda a sexta-feira: das 08h às 20h;
- Sábado: das 09h às 14h.
- O que é o número do chassi e onde o proprietário o encontra para saber se seu veículo está no intervalo incluído no recall, informado pelo site?
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O número do chassi é a identificação do veículo, possui 17 dígitos e consta no documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo CRLV), logo abaixo do número da placa. Outra maneira de saber se o veículo está no recall é por meio da consulta da placa no link: www.honda.com.br/recall.
- Constatada a necessidade de reparo, por meio da checagem no website www.honda.com.br/recall, como agendar a visita à concessionária?
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O agendamento pode ser realizado pelo website honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento:
- 0800-701-3432 - ligação gratuita;
- Segunda a sexta-feira: das 08h às 20h;
- Sábado: das 09h às 14h.
A data e o horário do agendamento são definidos de acordo com a preferência do cliente e a disponibilidade da agenda da concessionária escolhida.
- Caso o veículo possua algum tipo de alteração das características originais ou customização, é possível realizar o reparo de recall? Por exemplo: Veículo não possui o airbag devido à colisão; alteração do freio dianteiro da motocicleta; componente envolvido no recall já foi substituído em oficina paralela.
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O simples fato de veículo ter passado por alterações de suas características originais, por si só, não o isenta da necessidade de atendimento, apenas se a alteração foi no próprio componente objeto da campanha. Seja como for é imprescindível a avaliação técnica em uma concessionária Honda.
Faça o agendamento pelo cliente através do website honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento:
- 0800-701-3432 - ligação gratuita;
- Segunda a sexta-feira: das 08h às 20h;
- Sábado: das 09h às 14h.
- Quanto tempo leva o reparo de recall?
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O tempo para reparo depende do componente a ser substituído ou reparado. Consulte a concessionária no momento do agendamento.
- Quais as autoridades são informadas sobre o recall?
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Ao anunciar uma campanha de recall, os fabricantes devem comunicar os órgãos:
DPDC:
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública
SENATRAN:
Secretária Nacional de Trânsito
- A Honda possui algum tipo de parceria com o SENATRAN ou outros órgãos públicos?
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A Honda iniciou uma parceria com o SENATRAN em fevereiro de 2020 que consiste no envio de cartas e notificações digitais via e-mail e aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, diretamente aos proprietários dos veículos da marca alertando-os sobre a necessidade de atendimento da campanha de recall, sempre com o objetivo maior de preservar a segurança de nossos clientes.
- Em que o novo Código de Trânsito Brasileiro afeta no atendimento de recall por parte do consumidor?
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Em abril de 2021, entrou em vigor a Lei 14.071, que institui o novo Código de Trânsito Brasileiro.
Dentre outras alterações, foram inseridos dois parágrafos no artigo 131 que abordam o atendimento de campanhas de recall:
§ 4º As informações referentes às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos não atendidas no prazo de 1 (um) ano, contado da data de sua comunicação, deverão constar do Certificado de Licenciamento Anual.
Ou seja, após 1 ano da primeira notificação enviada pelo SENATRAN, caso o veículo ainda esteja pendente de atendimento do recall, será adicionada ao documento do veículo a informação de que existe um recall pendente.
§ 5º Após a inclusão das informações de que trata o § 4º deste artigo no Certificado de Licenciamento Anual, o veículo somente será licenciado mediante comprovação do atendimento às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos.
Após a informação constar no documento do veículo, a próxima renovação do licenciamento somente será possível caso o reparo do recall esteja realizado e a pendência removida na base de dados do SENATRAN.
- Como proceder caso o meu veículo tenha o licenciamento bloqueado devido à pendência de atendimento de recall?
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Após o reparo ser realizado, a Honda informará o SENATRAN e a pendência será removida da base de dados do órgão. Somente após este procedimento que o documento poderá ser renovado.
Faça o agendamento pelo cliente através do website honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento:
- 0800-701-3432 - ligação gratuita;
- Segunda a sexta-feira: das 08h às 20h;
- Sábado: das 09h às 14h.
- Quem é responsável pela liberação da pendência no documento do veículo?
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Após o reparo ser realizado, a concessionária informará a montadora que, por sua vez, informará o SENATRAN para remover a pendência do atendimento do recall. A partir desse momento, o documento poderá ser renovado sem qualquer ônus ao cliente. Portanto, não deixe para a última hora e agende imediatamente o reparo do recall caso seu veículo esteja pendente.
Faça o agendamento pelo cliente através do website honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento:
- 0800-701-3432 - ligação gratuita;
- Segunda a sexta-feira: das 08h às 20h;
- Sábado: das 09h às 14h.