Pneu Furado

Estepe Temporário (Compacto)

Use o estepe temporário (compacto) somente para substituição temporária. Leve o pneu-padrão para conserto ou substituição e instale-o novamente no veículo o mais rápido possível.

Verifique a pressão do estepe temporário (compacto) sempre que calibrar os outros pneus. Consulte Verificação e Manutenção dos Pneus.

Pressão: 420 kPa (4,2 bar, 60 psi)

Atenção

  • Nunca exceda a velocidade de 80 km/h.
  • O pneu do estepe temporário proporciona uma condução mais áspera e menos tração em alguns tipos de pavimento.
  • Tenha muito cuidado ao conduzir o veículo. Caso o veículo fique instável durante a condução, diminua a velocidade do veículo.
  • Não use o estepe temporário (compacto) em outro veículo, se não for da mesma marca e modelo.
  • Não use mais de um estepe temporário (compacto) ao mesmo tempo. Caso mais de um pneu esteja danificado, chame um serviço de reboque profissional com equipamento de plataforma. Consulte Reboque de Emergência do Veículo.
  • Caso as recomendações acima não sejam seguidas, pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Atenção

Substitua o pneu quando os indicadores de desgaste da banda de rodagem se tornarem visíveis. Consulte Indicadores de Desgaste.

O pneu substituto deve ter o mesmo tamanho e desenho do pneu substituído, montado na mesma roda. O pneu do estepe temporário não foi projetado para ser montado numa roda normal, nem a roda do estepe temporário foi projetada para instalação de um pneu normal.

  • O estepe temporário (compacto) é menor do que o pneu normal. A altura livre do veículo diminui quando o estepe temporário (compacto) está instalado. Siga as recomendações abaixo para evitar danos ao veículo, quando usar o estepe temporário.
    • Conduza o veículo lentamente e com extremo cuidado nas seguintes condições:
      • Estacionar ao longo do acostamento da rodovia.
      • Conduzir o veículo, subindo ou descendo um desnível de pista (por exemplo, o acostamento de uma rodovia).
      • Conduzir o veículo em uma estrada com valetas, lombadas, cascalho, obstáculos ou acidentada.
      • Conduzir o veículo em uma estrada esburacada.
    • Não conduza o veículo sob as seguintes condições:
      • Conduzir o veículo pela extremidade de uma rampa acentuada.
      • Estacionar o veículo contra um bate-rodas de um estacionamento.
      • Conduzir o veículo, subindo ou descendo um DESNÍVEL ACENTUADO de pista (por exemplo, uma calçada).
  • Não use mais de um estepe temporário (compacto) ao mesmo tempo. Caso mais de um pneu esteja danificado, chame um serviço de reboque profissional com equipamento de plataforma. Consulte Reboque de Emergência do Veículo.

Caso as recomendações acima não sejam seguidas, os para-choques, a parte inferior e/ou os componentes inferiores do seu veículo podem ser danificados.

  • Se houver um impacto forte com um objeto na parte inferior do veículo, estacione em um local seguro. Verifique a parte inferior do veículo quanto a danos ou vazamento de fluido. Caso algum problema seja constatado, chame um serviço de reboque profissional com equipamento de plataforma. Consulte Reboque de Emergência do Veículo.

Substituição de um Pneu Furado

Se um pneu furar com o veículo em movimento, segure firmemente o volante de direção e aplique gradualmente os freios para reduzir a velocidade. A seguir, pare o veículo em um local seguro. Substitua o pneu furado pelo estepe temporário. Procure uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o quanto antes para reparar ou substituir o pneu furado.

1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, firme e não escorregadia, e aplique o freio de estacionamento.

2. Coloque a alavanca de mudanças na posição .

3. Ligue os sinalizadores de advertência (pisca-alerta) e altere o modo de alimentação para o modo VEÍCULO DESLIGADO.

4. Use o triângulo de segurança. Utilize de forma correta para sinalizar que seu veículo está parado. Utilize 1m para cada km/h máximo permitido na via que seu veículo se encontra: Exemplo: 60 km/h = 60 metros.

Atenção

Siga as precauções para o estepe temporário:

Verifique periodicamente a pressão do estepe temporário. Ele deve ser calibrado na pressão especificada.

Pressão Especificada: 420 kPa (4,2 bar, 60 psi). Ao conduzir o veículo com o estepe temporário, mantenha a velocidade abaixo de 80 km/h. Substitua-o por um pneu de tamanho integral o mais rápido possível.

A roda e o pneu do estepe temporário são especificamente para esse modelo de veículo. Portanto, não devem ser usados em outro veículo. Além disso, não use a roda e o pneu do estepe temporário de outro veículo nesse modelo.

Não instale correntes em um estepe temporário. Se um pneu dianteiro com correntes instaladas furar, remova um dos pneus traseiros de tamanho integral e substitua-o pelo estepe temporário. Remova o pneu dianteiro furado e substitua-o pelo pneu de tamanho integral removido da parte traseira. Instale as correntes no pneu dianteiro.

O estepe temporário proporciona menos conforto ao conduzir e menos tração em algumas superfícies da estrada. Tenha maior cuidado ao dirigir.

O estepe temporário é menor que o pneu normal. A distância do veículo ao solo diminui quando o estepe temporário está instalado. Conduzir sobre fragmentos ou protuberâncias da estrada poderá danificar a parte inferior do veículo.

Preparação para Substituir o Pneu Furado

1. Rebata os encostos do banco traseiro. Consulte Rebatimento dos Encostos dos Bancos Traseiros para Baixo.

2. Desencaixe os suportes de fixação da cobertura do assoalho das fixações no assoalho.

3. Remova a cobertura do assoalho.

Suportes de Fixação da Cobertura do Assoalho

Fixações no Assoalho

Cobertura do Assoalho

4. Retire a caixa de ferramentas do compartimento de bagagem. Retire a chave de roda e a barra da alavanca do macaco da caixa de ferramentas.

5. Solte o parafuso-borboleta e remova o cone espaçador. A seguir, remova o estepe temporário.

Caixa de Ferramentas

Estepe Temporário

6. Puxe a lingueta para abrir a cobertura do compartimento localizado do lado direito do compartimento de bagagem.

Lingueta

Cobertura

7. Gire a extremidade do suporte do macaco no sentido anti-horário, usando a barra da alavanca do macaco, para aliviar o aperto.

Macaco

Barra da Alavanca do Macaco

8. Gire manualmente a extremidade do suporte do macaco no sentido anti-horário para soltá-lo do suporte e das hastes de fixação.

Hastes de Fixação

Suporte de Fixação

9. Retire o macaco do compartimento.

Macaco

10. Coloque um calço na frente e atrás da roda diagonalmente oposta ao pneu furado.

Pneu a ser Substituído

Calços da Roda

11. Coloque o estepe temporário (lado da roda para cima) embaixo da carroçaria do veículo, próximo ao pneu a ser substituído.

12. Solte as porcas da roda em aproximadamente uma volta, usando a chave de roda.

Cuidado

O macaco somente pode ser usado para auxiliar no caso de uma avaria de emergência no veículo, não para substituir o tipo de pneu ou qualquer outra operação de manutenção ou reparo normal.

Atenção

Não use o macaco se ele não funcionar corretamente. Entre em contato com uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional ou um serviço profissional de reboque.

Tenha cuidado para não se machucar ao remover ou guardar o estepe temporário.

Não use mais que um estepe temporário ao mesmo tempo.

Não dirija o veículo com um pneu que tenha perdido a pressão. Caso contrário, poderão ocorrer danos irreversíveis ao pneu. A roda e o pneu do estepe temporário são especificamente para esse modelo de veículo. Portanto, não devem ser usados em outro veículo. Além disso, não use a roda e o pneu do estepe temporário de outro veículo nesse modelo.

Não dirija o veículo com os pneus, incluindo o estepe temporário, em desacordo com as pressões especificadas. Caso contrário, poderão ocorrer danos irreversíveis aos pneus.

Como Instalar o Macaco

1. Coloque o macaco sob o encaixe da carroçaria o mais próximo ao pneu a ser substituído.

Encaixe da carroçaria

2. Gire a extremidade do suporte do macaco no sentido horário, até a base superior do macaco encostar no encaixe da carroçaria.

Encaixe da carroçaria

3. Levante o veículo, usando a barra da alavanca do macaco e a chave de roda como alavanca, até que o pneu esteja fora do chão.

Barra da Alavanca do Macaco

Chave de Roda como Alavanca do Macaco

Cuidado

  • O veículo pode soltar-se do macaco, ferindo seriamente qualquer pessoa que esteja sob ele.
  • Siga exatamente as instruções para a substituição do pneu. Nunca permita que qualquer pessoa coloque alguma parte do corpo embaixo do veículo apoiado por um macaco.
  • O macaco deverá ser colocado apenas em solo firme e plano, no mesmo nível em que o veículo se encontra estacionado.

Atenção

Se tentar levantar outro veículo com o macaco fornecido, ou usar outro macaco para levantar o veículo, tanto o veículo como o macaco poderão ser danificados.

Não use o macaco com pessoas ou bagagens no interior do veículo.

Use o macaco fornecido com o veículo. Outros macacos poderão não suportar o peso (“carga”) do veículo ou podem não se encaixar corretamente no encaixe da carroçaria.

Para usar o macaco com segurança, obedeça às instruções a seguir:

  • Não use o macaco com o motor em funcionamento.
  • Use-o somente em solo firme e plano.
  • Use-o somente nos pontos de levantamento.
  • Não entre no veículo enquanto estiver usando o macaco.
  • Não coloque objetos na parte superior ou embaixo do macaco.

Substituição do Pneu Furado

1. Remova as porcas da roda e o pneu furado.

2. Limpe as superfícies de instalação da roda com um pano limpo.

3. Instale o estepe temporário.

4. Aperte as porcas da roda, até a roda ficar firme junto ao cubo da roda. Não dê o aperto total.

5. Abaixe o veículo e remova o macaco.

Aperte as porcas da roda na ordem indicada pela figura. Aperte as porcas duas ou três vezes nessa ordem.

Torque da porca da roda:

108 N.m (11 kgf.m)

Atenção

Não aperte demasiadamente as porcas da roda, aplicando torque extra com o pé ou alavanca.

Armazenamento do Pneu Furado

Modelos com roda de liga leve*

1. Remova a tampa central.

Tampa Central

Todos os modelos

2. Coloque o pneu furado, com a face para baixo, no alojamento do estepe temporário.

3. Remova o cone espaçador do parafuso-borboleta, gire-o e reinsira no parafuso-borboleta. Prenda o pneu furado com o parafuso-borboleta.

Parafuso-borboleta

Cone Espaçador

Para Pneu Normal

Para Estepe Temporário

4. Guarde o macaco no compartimento localizado do lado direito do compartimento de bagagem.

Macaco

Barra da Alavanca do Macaco

5. Gire a extremidade do suporte do macaco no sentido horário, usando a barra da alavanca do macaco, somente o suficiente para que o macaco fique firmemente fixado e não cause ruído.

6. Reinstale a cobertura do compartimento localizado do lado direito do compartimento de bagagem.

Macaco

Barra da Alavanca do Macaco

Atenção

Não aperte excessivamente a extremidade do suporte do macaco, para não danificar a carroçaria do veículo.

7. Recoloque a chave de roda, a barra da alavanca do macaco na caixa de ferramentas.

8. Guarde a caixa de ferramentas no centro da roda do pneu furado.

9. Retorne os encostos do banco traseiro à sua posição original. Consulte Rebatimento dos Encostos dos Bancos Traseiros para Baixo.

10. Coloque a cobertura do assoalho sobre o pneu de tamanho integral.

Cobertura do Assoalho

Cuidado

  • Atenção ao fixar o estepe temporário no compartimento de bagagem. Posicione exatamente como descrito na figura acima. Não inverta a posição do cone espaçador do parafuso-borboleta. A inversão pode acarretar em uma fixação ineficiente ou ainda danificar os componentes envolvidos.
  • Objetos soltos no interior do veículo podem ser arremessados em uma colisão, podendo causar ferimentos graves aos ocupantes.
  • Guarde a roda, o macaco e as ferramentas com segurança antes de conduzir o veículo.
  • Retire e guarde o triângulo de segurança após certificar-se de que o local esteja seguro.
  • Desligue os sinalizadores de advertência.

Atenção

O pneu de tamanho integral é mais largo do que o estepe temporário e, por isso, a cobertura do assoalho do compartimento de bagagem fica deslocada para cima e não pode ser fixada no assoalho.

Quando o pneu de tamanho integral furado estiver no alojamento do estepe temporário, coloque a bagagem cuidadosamente sobre a cobertura do assoalho do compartimento de bagagem, para evitar que a mesma seja deformada.

Tome cuidado para não danificar os suportes de apoio da cobertura do compartimento de bagagem, ao colocar a bagagem no compartimento de bagagem.

Repare ou substitua o pneu de tamanho integral o mais rápido possível.

Suportes de Apoio da Cobertura do Compartimento de Bagagem

Após reinstalar o estepe temporário no seu alojamento, siga o procedimento a seguir:

1. Rebata os encostos do banco traseiro. Consulte Rebatimento dos Encostos dos Bancos Traseiros para Baixo.

2. Encaixe os suportes de apoio da cobertura do compartimento de bagagem no vão do assoalho.

3. Fixe os suportes de fixação da cobertura do assoalho, nas fixações no assoalho.

4. Retorne os encostos do banco traseiro à sua posição original. Consulte Rebatimento dos Encostos dos Bancos Traseiros para Baixo.

Suportes de Fixação da Cobertura do Assoalho

Fixações no Assoalho

Cobertura do Assoalho

*Não disponível em todos os modelos

Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS) e o Estepe Temporário

Se você substituir um pneu furado pelo estepe temporário, o indicador do sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS) se acende durante a condução do veículo. Após conduzir por alguns quilômetros, a mensagem Verificar sistema TPMS*1 aparecerá na interface de informações ao motorista. O indicador do sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS) começará a piscar por um curto período de tempo e, em seguida, permanecerá acesa, no entanto, isso é normal e não é motivo de preocupação.

Faça a calibração do sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS), ao substituir o estepe temporário pelo pneu que estava sendo utilizado. Consulte Calibração do Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS).

*1: Podem existir diferenças nas imagens e mensagens apresentadas na Interface de Informações ao Motorista em relação às imagens e mensagens do Manual do Proprietário.