Verificação e Manutenção dos Pneus

Verificação dos Pneus

Para conduzir o veículo com segurança, os pneus devem ser do tipo e tamanho corretos, apresentar bandas de rodagem em boas condições e estar na pressão correta.

Pneus adequadamente calibrados proporcionam a melhor combinação de manuseio, vida útil da banda de rodagem e conforto. Consulte a etiqueta na coluna da porta do motorista ou as especificações para a pressão especificada.

Pneus com pressão insuficiente desgastam-se de forma desigual, afetam adversamente o manuseio e a economia de combustível e têm maior probabilidade de falha por superaquecimento.

Pneus com pressão excessiva fazem com que o veículo rode asperamente, além de serem mais propensos a perigos na estrada e desgaste desigual.

Todos os dias, antes de dirigir, inspecione cada um dos pneus. Se algum pneu estiver mais baixo do que os outros, verifique a pressão com um calibrador de pneus.

Pelo menos uma vez por semana e antes de viagens longas, use um calibrador para medir a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe temporário. Mesmo pneus em boas condições podem perder de 10 a 20 kPa (0,1 a 0,2 kgf/cm2, 1 a 2 psi) por semana.

Sempre que verificar a pressão dos pneus, examine também os pneus e as hastes das válvulas.

Procure por:

Cuidado

O uso de pneus excessivamente gastos ou incorretamente calibrados pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Siga todas as instruções contidas neste manual relativas à pressão e manutenção dos pneus.

Atenção

Meça a pressão com os pneus frios. Isso significa que o veículo ficou estacionado por pelo menos três horas ou percorreu uma distância menor que 1,6 km. Se necessário, corrija a pressão dos pneus, para que fique com a pressão especificada.

Se verificada quando quente, a pressão do pneu poderá ser até 30 – 40 kPa (0,3 – 0,4 kgf/cm2, 4 – 6 psi) maior que a verificação com o pneu frio.

Se perceber uma vibração consistente durante a condução, faça a inspeção dos pneus em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Pneus novos e pneus removidos e reinstalados devem ser adequadamente balanceados.

Sempre que a pressão do pneu for verificada, você deve calibrar o sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS). Consulte Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS).

Os pneus possuem a importante função de proporcionar a segurança do veículo, pois são os componentes responsáveis pela correta aderência do veículo com o solo. Mesmo que os pneus estejam dentro de seu período de vida útil e sejam mantidos com pressão correta, alinhados/balanceados corretamente, produzem um ruído característico durante a condução do veículo. Este ruído é considerado normal e está relacionado a boa aderência dos pneus com o solo.

Indicadores de Desgaste

A ranhura em que o indicador de desgaste está localizado é 1,6 mm mais rasa do que em qualquer outro lugar no pneu. Se a banda de rodagem estiver gasta de forma a expor o indicador, substitua o pneu. Pneus com desgaste excessivo não oferecem boa tração em pistas molhadas.

Exemplo de Marca do Indicador de Desgaste

Vida Útil dos Pneus

A vida dos pneus depende de inúmeros fatores, inclusive dos hábitos de condução, condições da estrada, carga do veículo, pressão dos pneus, histórico de manutenção, velocidade e condições ambientais (mesmo quando os pneus não estiverem em uso).

Além das inspeções regulares e manutenção da pressão dos pneus, é recomendável efetuar inspeções anuais quando os pneus atingirem cinco anos de uso. Todos os pneus, inclusive o estepe temporário, devem ser retirados de serviço após 10 anos da data de fabricação, independentemente da condição ou estado de desgaste.

Substituição de Roda e Pneu

Substitua os pneus por pneus radiais do mesmo tamanho, índice de carga, classificação de velocidade e classificação de pressão máxima do pneu frio (como indicado na parede lateral do pneu). O uso de pneus de tamanho ou construção diferente pode fazer com que o sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio) e o sistema VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo) funcionem incorretamente.

É melhor substituir os quatro pneus simultaneamente. Se não for possível, substitua os pneus dianteiros ou traseiros em pares.

Certifique-se de que as especificações da roda correspondam às das rodas originais.

Cuidado

A instalação de pneus inadequados no veículo pode afetar o manuseio e a estabilidade. Isso pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Sempre use pneus do tipo e tamanho recomendados na etiqueta de informações dos pneus no veículo.

Rodízio dos Pneus

Fazer o rodízio dos pneus de acordo com o programa de manutenção ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme e aumenta a vida útil dos pneus.

Efetue o rodízio dos pneus, conforme mostrado.

Dianteira

Efetue o rodízio dos pneus, conforme mostrado.

Dianteira

Atenção

O rodízio de pneus com padrões direcionais da banda de rodagem deverá ser feito somente entre os pneus dianteiros e traseiros (e não entre os pneus direitos e esquerdos). Os pneus direcionais somente devem ser instalados com a marca de rotação voltada para a frente, como indicado abaixo:

Dianteira

Marca de Rotação

Ao efetuar o rodízio dos pneus, certifique-se de verificar suas pressões.

Ao efetuar o rodízio dos pneus, você deve calibrar o sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS). Consulte Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS).

O torque das porcas das rodas para os pneus que são equipados de série no seu veículo é o seguinte.

Torque da porca da roda:

108 N.m (11 kgf.m)