Para conduzir o veículo com segurança, os pneus devem ser do tipo e tamanho corretos, apresentar bandas de rodagem em boas condições e estar na pressão correta.
Pneus adequadamente calibrados proporcionam a melhor combinação de manuseio, vida útil da banda de rodagem e conforto. Consulte a etiqueta na coluna da porta do motorista ou as especificações para a pressão especificada.
Pneus com pressão insuficiente desgastam-se de forma desigual, afetam adversamente o manuseio e a economia de combustível e têm maior probabilidade de falha por superaquecimento.
Pneus com pressão excessiva fazem com que o veículo rode asperamente, além de serem mais propensos a perigos na estrada e desgaste desigual.
Todos os dias, antes de dirigir, inspecione cada um dos pneus. Se algum pneu estiver mais baixo do que os outros, verifique a pressão com um calibrador de pneus.
Pelo menos uma vez por semana e antes de viagens longas, use um calibrador para medir a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe temporário. Mesmo pneus em boas condições podem perder de 10 a 20 kPa (0,1 a 0,2 kgf/cm2, 1 a 2 psi) por semana.
Sempre que verificar a pressão dos pneus, examine também os pneus e as hastes das válvulas.
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O uso de pneus excessivamente gastos ou incorretamente calibrados pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais. Siga todas as instruções contidas neste manual relativas à pressão e manutenção dos pneus. |
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Meça a pressão com os pneus frios. Isso significa que o veículo ficou estacionado por pelo menos três horas ou percorreu uma distância menor que 1,6 km. Se necessário, corrija a pressão dos pneus, para que fique com a pressão especificada. Se verificada quando quente, a pressão do pneu poderá ser até 30 – 40 kPa (0,3 – 0,4 kgf/cm2, 4 – 6 psi) maior que a verificação com o pneu frio. Se perceber uma vibração consistente durante a condução, faça a inspeção dos pneus em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Pneus novos e pneus removidos e reinstalados devem ser adequadamente balanceados. Sempre que a pressão do pneu for verificada, você deve calibrar o sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS). Consulte Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS). Os pneus possuem a importante função de proporcionar a segurança do veículo, pois são os componentes responsáveis pela correta aderência do veículo com o solo. Mesmo que os pneus estejam dentro de seu período de vida útil e sejam mantidos com pressão correta, alinhados/balanceados corretamente, produzem um ruído característico durante a condução do veículo. Este ruído é considerado normal e está relacionado a boa aderência dos pneus com o solo. |
A ranhura em que o indicador de desgaste está localizado é 1,6 mm mais rasa do que em qualquer outro lugar no pneu. Se a banda de rodagem estiver gasta de forma a expor o indicador, substitua o pneu. Pneus com desgaste excessivo não oferecem boa tração em pistas molhadas.
Exemplo de Marca do Indicador de Desgaste
A vida dos pneus depende de inúmeros fatores, inclusive dos hábitos de condução, condições da estrada, carga do veículo, pressão dos pneus, histórico de manutenção, velocidade e condições ambientais (mesmo quando os pneus não estiverem em uso).
Além das inspeções regulares e manutenção da pressão dos pneus, é recomendável efetuar inspeções anuais quando os pneus atingirem cinco anos de uso. Todos os pneus, inclusive o estepe temporário, devem ser retirados de serviço após 10 anos da data de fabricação, independentemente da condição ou estado de desgaste.
Substitua os pneus por pneus radiais do mesmo tamanho, índice de carga, classificação de velocidade e classificação de pressão máxima do pneu frio (como indicado na parede lateral do pneu). O uso de pneus de tamanho ou construção diferente pode fazer com que o sistema ABS (Sistema de Freio Antibloqueio) e o sistema VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo) funcionem incorretamente.
É melhor substituir os quatro pneus simultaneamente. Se não for possível, substitua os pneus dianteiros ou traseiros em pares.
Certifique-se de que as especificações da roda correspondam às das rodas originais.
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A instalação de pneus inadequados no veículo pode afetar o manuseio e a estabilidade. Isso pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais. Sempre use pneus do tipo e tamanho recomendados na etiqueta de informações dos pneus no veículo. |
Fazer o rodízio dos pneus de acordo com o programa de manutenção ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme e aumenta a vida útil dos pneus.
Efetue o rodízio dos pneus, conforme mostrado.
Dianteira
Efetue o rodízio dos pneus, conforme mostrado.
Dianteira
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O rodízio de pneus com padrões direcionais da banda de rodagem deverá ser feito somente entre os pneus dianteiros e traseiros (e não entre os pneus direitos e esquerdos). Os pneus direcionais somente devem ser instalados com a marca de rotação voltada para a frente, como indicado abaixo:
Ao efetuar o rodízio dos pneus, certifique-se de verificar suas pressões. Ao efetuar o rodízio dos pneus, você deve calibrar o sistema de advertência de baixa pressão dos pneus (TPMS). Consulte Sistema de Advertência de Baixa Pressão dos Pneus (TPMS). O torque das porcas das rodas para os pneus que são equipados de série no seu veículo é o seguinte. Torque da porca da roda: 108 N.m (11 kgf.m) |