Encontrar uma concessionária

5 equipamentos e acessórios para você viajar de moto

Na estrada

Explorar o mundo sob duas rodas com a Honda, seja na pista ou na estrada de terra é uma experiência única para os motociclistas. Entender um pouco mais dessas aventuras e ficar por dentro de dicas sobre passeios, viagens e roteiros de motos vai te fazer curtir esses momentos de lazer de uma forma ainda melhor.

5 equipamentos e acessórios para você viajar de moto

Na estrada 15/09/2020
Piloto em Honda Africa Twin viajando de moto em estrada com areia em volta

Vai viajar de moto? Que delícia! Seja por lazer ou outro motivo qualquer, pegar a estrada ao guidão é sempre um acontecimento memorável, que estimula sensações positivas de uma maneira que nenhum outro tipo de transporte consegue proporcionar.

Para tornar esse momento de sua vida algo para ser lembrado com um sorriso na boca, aqui vão cinco dicas importantes, dicas de equipamentos para moto e para você que precisam ser levados em conta mesmo se sua viagem seja para “logo ali”...

  1. Capacete do bom: ser um modelo seguro, confortável, que vista bem e não aperte demais nem de menos sua cabeça é o essencial, mas importante – e muito – também é o silêncio. Capacete que acima dos 80 km/h começa a “brigar com o vento”, fazendo ruído incômodo (ou deixando entrar vento incômodo) não pode de jeito nenhum. Ruído em excesso tira a concentração e transformará sua viagem em um inferno. Outro fator importante é o sistema de abertura e fechamento da viseira, que deve ser prático inclusive quando as mãos estão usando luvas.
     
  2. Traje certo: o macacão de couro é o mais seguro traje que existe, e por isso os pilotos o usam nas competições da motovelocidade. Porém, se sua viagem durar mais de uma hora, ou até dias, escolha um traje que concilie segurança com conforto e praticidade. Jaqueta e jeans? Não, isso pode ser bom para uso urbano, mas a rodovia exige trajes técnicos. No mercado há vários tipos de conjuntos de jaquetas tipo parka e calças dotados de proteções, forros removíveis, e realizados em cordura, um tecido sintético resistente a abrasão. Nos modelos mais sofisticados, há membranas resistentes à água o que elimina a necessidade de capa de chuva.
     
  3. Pé e mão “casado”: promoção do salão de beleza? Não, mas sim da importância de viajar com luvas e botas confortáveis, que garantam proteção em caso de acidente e conforto durante o uso por horas seguidas. Importante: leve sempre um par de luvas reserva pois vestir luva molhada depois de uma longa etapa ninguém merece. E quanto aos pés, a boa escolha será a bota para motos, especificamente projetada para pilotar, que vai proteger seus pés adequadamente e possibilita uso do câmbio e freio sem problema. Fuja das botinhas para trekking pois cadarços não combinam com motocicleta.
     
  4. Bagagem bem acomodada: a melhor solução para bagagem em motos são as malas específicas, que podem ser rígidas ou flexíveis, instaladas em suportes laterais. Acompanhadas do “top case”, o popular baú ou bauleto, elas resolvem a vida. Porém se você viaja desacompanhado uma maleta de tamanho médio pode ser a solução desde que bem fixada no banco ou bagageiro traseiro de sua moto. Mas, atenção: exagerar no volume da bagagem é dar chance para o azar, assim como exceder o peso recomendado nas malas laterais, alforjes e baú traseiro, o que afeta a dirigibilidade e segurança. Uma solução muito prática é a bolsa de tanque, que pode ser engatada em fechos específicos ou ser do tipo preso por ímãs.
     
  5. Para brisa: a pressão aerodinâmica, especialmente em viagens por rodovias rápidas, é um fator de estresse físico. Se sua moto não tem nenhum tipo de para-brisa, ou ao menos um defletor que desvie parte do vento em velocidade, é o caso de equipá-la com um acessório deste tipo. Eles são projetados para serem facilmente instalados e não prejudicar em praticamente nada o visual de sua moto. Com este equipamento os músculos da parte superior de seu corpo serão bem menos exigidos e a viagem mais prazerosa.

O que mais? Uma pequena mochila impermeável é uma boa desde você não exagere na carga. Peso nos ombros tira mobilidade e prejudica a pilotagem. Ferramentas? Toda moto tem um kit quando sai de fábrica, mas confira se as suas estão ok e se as necessárias para a remoção de uma roda para conserto dos pneus estão presentes. Você pode não saber nada de mecânica, mas ter ferramentas na sua moto em uma viagem é essencial. E já que falamos em pneus, existem vários tipos de reparadores em spray no mercado e ter um de boa qualidade à mão na hora que o pneu perde pressão pode, dependendo de onde você estiver, ser equivalente a ganhar um prêmio na loteria...