Encontrar uma concessionária

Honda domina a competição Rally Dakar 2024 na categoria de motos

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Honda domina a competição Rally Dakar 2024 na categoria de motos

Na Competição 29/02/2024
Equipe Honda Racing à frente de um caminhão e com motocicletas à frente  do time

Pilotando uma Honda CRF 450 Rally, o norte-americano Ricky Brabec venceu o Rally Dakar 2024. É a segunda vez que Brabec leva uma Honda ao lugar mais alto do pódio. A primeira conquista do piloto aconteceu no Dakar de 2020, no primeiro ano em que essa competição foi disputada na Arábia Saudita depois de onze anos realizada na América do Sul.

Considerado o mais duro rali do planeta, essa edição do Dakar – 46ª na história – se estendeu por 14 dias em um roteiro de exatos 7.967 km, dos quais cerca de 4.700 km de etapas de “mão no fundo”. Todo o percurso foi cumprido por Ricky Brabec em 51 horas, 30 minutos e oito segundos. Seu mais duro adversário, o botsuanês Ross Branch, completou a prova com cerca de onze minutos de desvantagem em relação à Brabec. O francês Adrien Van Beveren, também piloto do Team Honda, completou o pódio na 3ª colocação, com 12 minutos de atraso em relação ao líder.

Para a equipe Honda, o Dakar 2024 foi uma demonstração prática da eficiência da CRF 450 Rally de nova geração, motocicleta vencedora de 7 das 12 etapas cronometradas, obtendo nada menos do que 21 pódios entre 36 possíveis no decorrer do rali deste ano. Outros pilotos da equipe Honda, como os experientes chilenos José Ignácio Cornejo Florimo (6º colocado) e Pablo Quintanilla (17º colocado), enfrentaram problemas, mas demonstraram a força da CRF 450 Rally vencendo etapas. O estreante na equipe, o jovem espanhol Tosha Schareina, começou seu primeiro Dakar como piloto oficial Honda vencendo o prólogo, que define a posição de largada para a 1ª etapa do Dakar, na qual ele infelizmente sofreu um acidente sendo obrigado a abandonar prematuramente a prova.

Nestes últimos cinco anos no qual o Rally Dakar é disputado na Arábia Saudita, cujo terreno alterna dunas, pedras e longas extensões de pistas de areia em pleno deserto, a Honda venceu três edições, estabelecendo uma hegemonia que relembra as quatro históricas vitórias consecutivas, de 1986 a 1989, com a incrível Honda NXR 750V.

O domínio da Honda no Dakar 2024, 1ª etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid, permite pensar que o título de 2024 está ao alcance dos pilotos da CRF 450 Rally. Abaixo, confira as datas das próximas competições:

Abu Dhabi Desert Challenge – 25 de fevereiro, Abu Dhabi

BP Ultimate Rally-Raid – 2 de abril, Portugal

Desafío Ruta 40 – 2 de junho, Argentina

Rallye du Maroc – 5 de outubro, Marrocos