Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Capacetes e motociclistas são uma dupla inseparável. É o que determina o atual CTB – Código Brasileiro de Trânsito –, que impõe aos condutores e passageiros de motos, scooters e motonetas o uso deste importante item de segurança. Sem ele, a multa salgada é seguida da apreensão do veículo...
Felizmente, o hábito de usar o capacete está disseminado em praticamente todo o território nacional, parte pelo rigor da lei, parte pela conscientização sobre os graves danos à saúde que podem ser causados nos acidentes em que cabeças de condutor e passageiros não estejam devidamente protegidas.
Porém, olhar pelo retrovisor da história nos faz ver que nem sempre foi assim: a primeira menção à obrigatoriedade dos capacetes foi feita no CTB de 1966, que estabeleceu a necessidade do uso para condução de motocicletas apenas em rodovias. Mais de quinze anos depois, em 1982, o capacete de moto se tornou obrigatório para uso também no perímetro urbano.
As primeiras motocicletas da Honda vendidas oficialmente no Brasil chegaram em 1971, importadas, e junto a elas veio um grande lote de capacetes: como empresa que sempre priorizou a segurança de seus clientes, a Honda percebera a falta de cultura no uso de tal equipamento no país, e assim decidiu oferecer a seus primeiros clientes um capacete de brinde. Ou seja, quem comprava uma Honda, levava junto um capacete Honda original, que tinha toda a excelente qualidade da marca japonesa. Até então, nenhuma outra marca de motocicleta havia incentivado de maneira tão prática e direta o uso do capacete no Brasil.
A iniciativa teve prosseguimento com o lançamento da grife Honda Way no começo dos anos 1980, que disponibilizava não apenas capacetes de vários tipos nos showrooms das concessionárias autorizadas como também itens como botas, jaquetas e luvas entre outros equipamentos.
Está prática em prol da segurança do motociclista brasileiro visou criar o hábito, inexistente à época, de se usar equipamento especificamente criado para andar de moto quando o costume era, quando muito, usar uma jaqueta de couro, coturno, óculos e um capacete mambembe apenas em rodovias.
Atualmente, a Honda dá continuidade a sua filosofia de segurança, e não apenas oferece motos e scooters construídos com a melhor tecnologia – o que implica em segurança elevada – como também disponibiliza a linha Honda Store, uma completa seleção de vestuários e equipamentos de segurança pensados para os motociclistas.
Quer saber mais? Visite Honda Store ou vá a uma concessionária autorizada e veja toda a coleção de capacetes Honda e demais itens. Você vai se surpreender com a qualidade e variedade dos equipamentos!
Homem a frente da moto segurando seu capacete honda vermelho
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