Encontrar uma concessionária

Combustível caro? Aprenda a evitar desperdício

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Combustível caro? Aprenda a evitar desperdício

Na Garagem 08/06/2022

Quem escolhe uma motocicleta ou scooter como meio de locomoção leva muita vantagem nestes tempos de combustível caro. Seja usando etanol ou gasolina, a conta no final do mês favorece quem deixa o carro em casa ou se livra do aperto e incertezas do transporte público.

Mesmo se você já pertence à tribo dos felizes motociclistas, privilegiados economizadores de tempo e dinheiro, é importante lembrar que algumas pequenas atitudes podem aumentar sua economia, e melhorar ainda mais a eficiência de sua moto e a rentabilidade de seu dinheiro. Vejamos o que é importante, divididos em três itens:

PILOTAGEM

Acelerar à toa é como jogar dinheiro pela janela, e o mesmo vale para esticar marchas, levar a rotação do motor nas alturas sem necessidade. Outra coisa importante para fazer o combustível durar mais no tanque é pilotar suavemente, evitar acelerar muito para depois ter de frear forte. Tenha em mente que a energia que o combustível produziu nas entranhas do motor acaba sendo desperdiçada se você pilotar freando continuamente por não prestar atenção no fluxo do trânsito. Óbvio que freios devem ser usados para sua segurança e a dos outros a sua volta, mas é importante você aprender a rodar em um ritmo constante e suave, acelerando o suficiente e freando apenas o necessário, para o bem de seu bolso.

MANUTENÇÃO

Alguns itens exigem maior atenção quando o tema é economia de combustível. A vela de ignição, por exemplo, precisa ser trocada de acordo com a prescrição determinada no manual do proprietário, e não custa lembrar que no site da Honda você tem à disposição manuais de todas as Honda, atuais e do passado. Uma vela de ignição cansada “mata” a possibilidade de seu motor queimar direito a mistura ar-combustível, e resulta em gasto besta de combustível. Velas precisam ser verificadas a cada 6 mil km e trocadas (use sempre as peças originais!) a cada 12 mil nas Pop, Biz, CG (em outros modelos tal recomendação pode ser diferente). Outra coisa que derruba a economia é pneu descalibrado ou excessivamente gasto, ou uma relação de transmissão sem lubrificação. Por fim, fique atento a qualidade do combustível. Abasteça sempre que possível em postos seguros, desconfie sempre de precinhos camaradas.

TRAJETOS

Preste atenção nos caminhos que você percorre. Se são rotineiros, estude os trajetos: às vezes vale mais a pena alongar um pouco o percurso do que encarar trechos que te obriguem a exigir mais do motor e, portanto, queimar mais combustível. Outra atitude que ajuda à economia é manter a velocidade constante sempre que possível, e antecipar ações, como por exemplo tomar embalo para encarar uma subida no lugar de esperar para acelerar quando já está nela, ou desacelerar gradualmente antes de curvas e lombadas no lugar de frear forte “na boca” delas.

RESUMÃO: seja suave no acionamento dos comandos, atento nos trajetos e cuidadoso na manutenção e na escolha do combustível. Muito importante também é não alterar as características originais de sua moto ou scooter, especialmente no que diz respeito à parte mecânica, sistema de escape e de rodagem (pneus e rodas). Todas as Honda foram projetadas visando a máxima eficiência em termos de desempenho global, mas boa parte da economia que elas podem te proporcionar sempre dependerá de você.