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E-CLUTCH: saiba mais sobre a nova tecnologia Honda

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

E-CLUTCH: saiba mais sobre a nova tecnologia Honda

Na Garagem 23/05/2025
Diagrama do sistema Honda E-Clutch, destacando os componentes internos e a tecnologia de embreagem automatizada.

O Honda E-Clutch é uma tecnologia inovadora que automatiza o acionamento da embreagem, permitindo que o piloto troque de marcha apenas utilizando o pedal de câmbio. Isso significa que não é mais necessário acionar a alavanca da embreagem, proporcionando uma experiência de pilotagem mais fluida e intuitiva.

Por que escolher o Honda E-Clutch?

Desenvolvido sob o conceito “Take you to the NEXT STAGE”, o sistema foi projetado para elevar a experiência de pilotagem a um novo nível. A combinação de esportividade, conforto e facilidade de operação resulta em mais diversão ao pilotar sua moto Honda.

Vantagens do Honda E-Clutch

Operação simplificada: com o E-Clutch ativado, você pode passar ou reduzir marchas sem usar a alavanca da embreagem, tornando a pilotagem mais eficiente.

Melhor controle: a eliminação da necessidade de operar a embreagem permite que os motociclistas se concentrem em outras habilidades, como frenagens, acelerações e trajetórias.

Versatilidade: diferentemente do sistema DCT (Dual Clutch Transmission), que está presente em modelos como a GL 1800 Gold Wing, CRF 1100L Africa Twin e NC 750X, o E-Clutch oferece ao piloto o controle total sobre as trocas de marcha.

Como funciona o Honda E-Clutch?

O sistema E-Clutch é composto por dois motores elétricos pequenos que atuam no acionamento da embreagem, controlados por uma ECU (Electronic Control Unit). Esta unidade gerencia dados de múltiplos sensores, como:

  • RPM do motor
  • Ângulo de abertura do acelerador
  • Marcha engatada
  • Pressão no pedal de câmbio
  • Velocidade e rotação das rodas

Com base nessas informações, o E-Clutch aplica a ação adequada à embreagem.

Design e manutenção

Durante o desenvolvimento do Honda E-Clutch, a prioridade foi criar componentes leves e compactos. O sistema garante um acionamento da embreagem mais rápido do que o manual, sem aumentar o número de componentes, facilitando a manutenção e a simplicidade das operações.

Pilotagem sem limites

Pilotar uma motocicleta equipada com o E-Clutch é uma experiência única que combina tecnologia e controle. Você pode optar por desligar o sistema e operar a alavanca de embreagem manualmente ou acionar a embreagem a qualquer momento, sem comprometer o desempenho da moto. Em nenhum momento a alavanca de embreagem necessitará ser utilizada, inclusive em paradas constantes, como, por exemplo, ao rodar em congestionamentos em baixa velocidade.

O sistema E-Clutch foi desenvolvido para atender às mais diferentes situações de pilotagem. Seja no uso esportivo ou em deslocamentos urbanos, ou mesmo em viagens longas, não ter que operar a alavanca da embreagem ajuda a reduzir a fadiga do motociclista e a proporcionar paz de espírito. Em estradas sinuosas, o E-Clutch dá ao motociclista a possibilidade de se concentrar no aperfeiçoamento da aceleração, frenagem e troca de marchas, permitindo assim um maior controle do comportamento da motocicleta.

O sistema Honda E-Clutch deriva da constante busca pelo aperfeiçoamento de tecnologias da empresa, que em seu desenvolvimento aplicou conhecimentos de robótica e de controle eletrônico preciso derivados do desenvolvimento de sistemas como o câmbio DCT ou mesmo o robô ASIMO.

O Honda E-Clutch, em síntese, oferece um nível ainda maior de conforto na pilotagem em cidades, diversão no uso em rodovias e possibilidade de maior concentração na pilotagem esportiva.