Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.
Se você é um iniciante ao guidão é importante ter em mente que, por mais talentoso que seja, apenas a experiência –quilômetros rodados –irá garantir o pleno controle de motocicleta ou scooter. Como escolher as melhores motos para iniciantes? Uma boa dica é optar pelas menores e mais leves, ideais para iniciantes.
O mercado é bem servido, com grande oferta de modelos de motos e scooters novos e usados As melhores motos para quem começa não são as mais impactantes, mas sim as que cabem no seu orçamento, e principalmente estejam de acordo com sua experiência ao guidão. Fuja da tentação de escolher algo mais imponente, que agrade aos olhos e impressione a galera, mas que pode se tornar um problemapelo custo elevado e exigir um talento que você ainda não tem.
No fundo, a escolha das melhores motos para comprar exigirá de você ser inteligente, sobretudo humilde e nem um pouco guloso. É preciso levar em conta o que já foi dito lá no começo, que somente o tempo permitirádominar o guidão com propriedade. E para que isso aconteça, quanto menor e menos potente for o veículo, tanto melhor. É o velho caso do “menos é mais”.
Com uma moto ou scooter pequena e leve as manobras são mais fáceis, e os riscos em caso de erro, menores. O controle de um veículo que não é exagerado nem no peso e na potência acontece de maneira mais natural, o que é perfeito para quem ainda não desenvolveu todas as manhas.
A melhor forma de aprender é gradualmente, passo a passo, sem saltos traumáticos. O exemplo mais óbvio é o da escada: o melhor jeito de subir, de maneira segura, é pisando firme degrau por degrau, e não aos pulos,pois um tropeço pode levar a um tombo.
Para saber qual a melhor moto da Honda para iniciantes, basta verificar quais são as mais acesíveis em termos de preço: Pop 110i, as Biz, a Elite 125 e até mesmo as CG e Bros são adequadas. Nelas você sentirá segurança, praticando em um veículo leve, cuja gestão da potência não é uma ameaça. Permitem focar em fundamentos importantes da condução de como o equilíbrio em manobras de baixa velocidade, as mudanças de direção, a frenagem e a absolutamente necessária intimidade com os comandos. Antes de mais nada, saber sair da imobilidade de modo adequado e parar de maneira segura.
Motocicletas são meios de locomoção que, mais do que outros, exigem uma coordenação de movimentos afinada. O que de início parecerá muito complexo –acelerar, apertar a embreagem, trocar de marcha, ligar o pisca, reduzir, frear e... começar tudo de novo –com o tempo entra em “modo automático”.Para quem acha isso tudo muito complicado, a scooter Elite e seu câmbio automático, ou mesmo as Biz, cuja embreagem é automática, facilitam a vida.
Porém, lembre sempre que o início é sempre complicado, mas com o tempoa pilotagem vaise tornando automática, instintiva. Para alcançar esse estágiode modo seguro,o melhor caminho é começar com modelos simples, leves e de potência limitada.