As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
A Honda Lead 110, vendida de meados de 2009 até 2016, foi uma scooter de grande sucesso, com características que até hoje fazem dela um modelo muito admirado e desejado.
Quatro eram as opções de cores no ano de seu lançamento: preta, prata, bege metálico e vermelho metálico. Seu motor OHC monocilíndrico de refrigeração líquida, de 108 cm3, garantia 9,2 cv de potência e 0,97 kgf.m de torque.
Tais números se revelaram mais do que razoáveis para fins de desempenho, especialmente levando em conta o baixo peso a seco, de apenas 109 kg. O câmbio era o CVT e os freios (disco na dianteira, tambor na traseira) eram dotados do sistema CBS – Combined Brake System – atuavam em rodas aro 12 polegadas na frente e 10 polegadas atrás.
Dotada de um chassi tubular de aço tipo monobloco (underbone), a Lead era muito ompacta, esteticamente bem resolvida e, como toda scooter, muito econômica e fácil de pilotar. Quando chegou ao mercado superou tecnologicamente todas as outras concorrentes, sendo a única dotada de sistema de injeção eletrônica de combustível, o consagrado PGM-FI.
Outro grande trunfo da Honda Lead 110 era o amplo espaço sob o banco, capaz de abrigar dois capacetes, um item de praticidade muito apreciado. Além disso, trazia um ótimo bagageiro, robusto e capaz de receber um baú. Item de grande comodidade era o compartimento com chave na face posterior do escudo frontal. O belo painel era outro atrativo, com marcador de combustível e de temperatura do líquido de refrigeração, além do velocímetro e hodômetro.
Resistente, muito prática e com um design atemporal, a Honda Lead 110 pouco mudou durante o período em que foi comercializada, e ainda hoje é um modelo muito valorizado pelos fãs das scooters. Exatamente 96.589 Honda Lead 110 foram produzidas na fábrica de Manaus, e a decisão de encerrar sua produção, muito lamentada, foi causada pela impossibilidade de seu motor atender as normas estabelecidas pelo PROMOT 4.
Uma scooter Honda Lead 110 em bom estado de conservação tem preço de mercado situado entre 7 e 10 mil reais (dado da tabela FIPE de julho de 2025), porém, modelos com baixíssima quilometragem e em impecável estado de conservação podem alcançar valores bem maiores, superando os 15 mil reais.
Moto Honda Lead verde vista lateral
Bagageiro da moto Honda Lead aberto