Encontrar uma concessionária

Honda NX 500: a evolução, das antigas gerações até a novidade

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Honda NX 500: a evolução, das antigas gerações até a novidade

O poder dos sonhos 04/07/2025
Honda NX500 2024 branca estacionada à beira-mar

A estreia da Honda NX 500 no Festival Interlagos 2025 foi um sucesso. Com ela, o mundo Adventure ganhou uma nova dimensão; a moto honda agradou tanto aos que querem entrar no mundo da alta cilindrada com um modelo fácil, versátil e sobretudo cheio de estilo como atraiu os motociclistas mais experientes, sempre atentos em características técnicas diferenciadas, que resultam em economia sem perda da necessária atitude que se espera de uma Honda que ostente a sigla “NX”. Por isso mesmo, vale dar uma repassada na história desta Honda...

Honda-NX-200-cor-roxa-detalhes-rosa-e-brancos

Qual foi a NX pioneira?

Em janeiro de 1989 os brasileiros foram apresentados às NX 150. Design moderno – a carenagem de farol e o tanque formava um conjunto único – e pegada off-road conquistaram imediatamente muitos fãs. A inspiração do design vinha da imponente Honda NXR 750V, um protótipo que venceu o Rally Paris-Dakar nada menos do que quatro vezes consecutivas, de 1986 a 1989.

(https://www.honda.com.br/motos/blog/honda-nxr-750v-moto-rainha-do-deserto)

Qual a mais famosa das NX?

No Brasil a Honda NX 350 Sahara, produzida da metade de 1990 até o final de 1999, pode ser considerada a mais desejada Honda a envergar a sigla NX e tudo aquilo que ela significa. Motos que encaram na boa tanto o uso no dia a da quanto esticadas rodoviárias de qualquer tamanho, além de poder enfrentar estradas ruins sem sofrimento. No exterior, a Honda NX 650 Dominator, produzida de 1988 a 2003, fez um enorme sucesso e, assim como nossa antiga Sahara, é um modelo cobiçadíssimo pelos colecionadores.

(https://www.honda.com.br/motos/blog/honda-nx-350-sahara-o-deserto-como-inspiracao)

Como foi a evolução da primeira Honda NX?

A NX 150 foi comercializada de 1989 até 1993, quando conviveu durante alguns meses com a recém-lançada NX 200, mais potente, e que foi fabricada até o início de 2001. A NX 350 Sahara ficou praticamente uma década no mercado sem sofrer alterações relevantes.

Qual foi a NX mais potente?

A Honda NX4 Falcon, com seu motor 30 cv de potência, foi a mais potente da família. Lançada no finalzinho de 1999, ocupou o lugar da NX 350 Sahara. Seu destacado design e o motor 400 cc fizeram dela um sucesso que durou até 2008. Quando saiu de cena, deixou saudade. Pouco mais de três anos depois, atendendo ao apelo dos fãs, a Honda retomou a comercialização do modelo através da Falcon NX 400i, modernizada pela substituição do carburador pela mais moderna injeção eletrônica, entre outros detalhes. Tal versão, a última da primeira série de motos NX nacionais, saiu de cena em 2015.

Qual a diferença das NX anteriores para a nova Honda NX 500?

Uma década de evolução tecnológica separa a NX 400i Falcon da NX 500. E não é apenas o número de anos que mostra isso: 49,6 cv de potência contra 28,7, 4,5 kgf.m de torque contra 3,27, três freios a disco com freio ABS contra dois discos simples. Deixando de lado a frieza dos números, a NX 500 não é somente um real passo à frente em termos de desempenho e segurança, mas também em prazer ao pilotar por conta da tranquilidade oferecida pelo controle de tração HSTC, quantidade de informações oferecidas pelo painel e, claro, pela modernidade e beleza. Tá esperando o que para ir fazer um test-ride na concessionária Honda mais próxima?