Encontrar uma concessionária

A importância dos espelhos retrovisores

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

A importância dos espelhos retrovisores

Mobilidade 15/11/2021
Espelho Retrovisor da Moto Honda Bros 160

Ter boa visibilidade através dos espelhos retrovisores de sua motocicleta ou scooter é um aspecto muito importante, que tem tudo a ver com segurança, claro, mas que também influencia, e muito, no prazer de pilotar.

Espelhos que vibram e oferecem baixa visibilidade traseira tornam a pilotagem estressante. Afinal, ver com clareza o que se passa atrás de você ao pilotar uma moto ou scooter, onde quer que seja, é praticamente tão importante quanto enxergar bem o que está à sua frente.

Motos podem ter espelhos retrovisores de diversos formatos: redondos, quadrados ou trapezoidais. Podem estar fixados nas extremidades do guidão, na carenagem ou mesmo nas proximidades do para-brisa. A variedade de modelos e estilos visa atender tanto o aspecto estético quanto o prático, pois os espelhos retrovisores devem harmonizar com o design e funcionar bem, garantir a melhor visibilidade possível.

Na ânsia de personalizar suas motos, alguns optam por substituir os espelhos retrovisores originais por modelos disponíveis no mercado paralelo. Infelizmente, esta é uma iniciativa pouco recomendável tendo em vista o alto padrão de qualidade aplicado pela Honda ao componente. Em geral, o campo de visão destes espelhos “paralelos” é menor, assim como a qualidade da matéria prima utilizada, o que implica em pouca durabilidade e extrema fragilidade.

Espelhos retrovisores não originais geralmente vibram, se desregulam com facilidade e, muitas vezes, geram multas pelos agentes de trânsito, que justamente interpretam a substituição como uma descaracterização da originalidade do veículo, o que é contra a lei.

Como dito lá no início, o prazer de pilotar uma moto ou scooter está totalmente vinculado ao bem estar do motociclista, a estar à vontade e se sentir seguro. Para entender como isso tem a ver com bons espelhos retrovisores, faça uma experiência radical: desregule-os e dê uma voltinha rápida. Você vai perceber na prática como espelhos retrovisores são importantes, e como a qualidade da visualização oferecida é fundamental.

Enfim, mais do que um mero componente, espelhos retrovisores são essenciais. Devem ser bem cuidados e, em caso de avaria, serem substituídos por componentes originais, o que garantirá não apenas a boa visibilidade em qualquer condição de uso como a durabilidade padrão das motos e scooters Honda.