A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.
A evolução da eletrônica nas motocicletas é uma realidade que nos deu motos e scooters melhores. Segurança, economia e eficiência se escondem por trás de siglas como PGM-FI, a injeção eletrônica da Honda, o sistema ABS, que garante frenagens mais seguras, e o menos conhecido HSTC – Honda Selectable Torque Control, o controle de tração desenvolvido pela Honda e aplicado a diversos modelos.
Para que serve o controle de tração? Ele limita o patinamento da roda traseira na fase de aceleração e, com isso, a perda de aderência em terrenos escorregadios. A consequência é reduzir a chance de perda de equilíbrio, aumentando a segurança do motociclista. A primeira motocicleta Honda a ser equipada com controle de tração, no já distante ano de 1992, foi a Honda ST 1100 Pan European, uma touring de grande porte
Desde então, a tecnologia só evoluiu, e hoje equipa diversos modelos da marca. No Brasil, o HSTC está presente nas versões ABS da scooter PCX e nas scooters Forza 350 e X-ADV. Nas motos, o HSTC equipa a gigante GL 1800 Gold Wing, a CBR 1000RR-R Fireblade SP, as CB 1000R, NC 750X MT e DCT e as maxitrails CRF 1100L Africa Twin em todas as suas versões.
Mas o que é o controle de tração e como funciona? Sensores detectam quando a velocidade de rotação da roda traseira ultrapassa a velocidade da roda dianteira, o que indica derrapagem. Instantaneamente, a ECU – Electronic Control Unit, o dispositivo que gerencia o funcionamento do motor, age, limitando a potência enviada para a roda e, com isso, o patinamento da roda é reduzido ou até mesmo cancelado.
Usar o controle de tração ligado ou desligado? Na PCX, há uma tecla para tal, e, em alguns modelos mais sofisticados, é possível inclusive selecionar o nível de atuação do HSTC. O desligamento ou mesmo a redução da ação visa atender a situações de utilização extremas, nas quais pode ser desejável que a roda patine, como, por exemplo, em um lamaçal para sair de um atolamento ou em pilotagem off-road nas motos Africa Twin, quando uma pequena perda de aderência auxilia na pilotagem mais esportiva. Mesmo discurso se aplica à Fireblade quando utilizada em pista.
O sistema de controle de tração efetivamente contribui para a segurança dos motociclistas, e a tendência é que venha a equipar cada vez mais modelos, garantindo assim uma pilotagem mais tranquila aos motociclistas inexperientes e uma tocada mais efetiva para os mais habilidosos.
Painel digital da CB 1000R com luz do controle de tração acesa
Painel digital da PCX com luz do controle de tração acesa
Piloto em sua Fireblade fazendo curva em pista