Encontrar uma concessionária

Moto XRE 190 ou Scooter ADV: qual a melhor Honda para você?

Primeiros passos

Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.

Moto XRE 190 ou Scooter ADV: qual a melhor Honda para você?

Primeiros passos 31/07/2023
Moto Honda Scooter ADV em movimento, cor esmeralda e preta à esquerda do banner, e à direita Moto Honda trail XRE 190 em movimento, cor vermelha e preta

A moto trail aventureira XRE 190 estreou na linha Honda brasileira em 2016 e, desde então, se propõe como uma válida opção entre a ágil NXR 160 Bros e a mais potente XRE 300.

Já a Scooter ADV tem menos tempo de estrada, tendo sido lançada no princípio de 2021 como uma esperta (e singular!) opção de seu segmento, capaz de encarar os “corres” urbanos e também umas esticadinhas em estradinhas de terra.

Uma é uma moto, outra é uma scooter, que são coisas bem diferentes entre si em termos de conceito. Porém, a trail XRE 190 e a Scooter ADV têm mais pontos em comum do que se imagina. O principal, e talvez mais importante, seja o preço sugerido, que é bem parecido – a XRE é cerca de 10% mais em conta. Fora isso, há o peso idêntico (127 kg), o visual aventureiro e a versatilidade, que fazem delas ótimas opções.     

Mas, afinal, XRE 190 ou Scooter ADV, qual a melhor para você? Abaixo, algumas dicas que poderão ajudar você na escolha. Vamos lá!

 

ESCOLHA A XRE SE...

√ Precisar encarar estradas ruins, nas quais suas rodas maiores (aro 19 na dianteira) e suspensões de maior curso ajudarão a engolir buracos e irregularidades com maior facilidade.

√ Quiser ter a opção de abastecer com etanol ou gasolina, ou misturar esses combustíveis.

√ Rodar em rodovias ou vias expressas com frequência, já que a potência 20% maior da XRE ajudará a manter as velocidades adequadas a tais condições.

√ Valorizar reduzir as idas ao posto de gasolina, através da maior autonomia proporcionada pelo tanque de 13,5 litros.

√ Levar frequentemente passageiros ou carga, tarefa facilitada pela maior potência e torque, pelo maior curso das suspensões e existência de bagageiro.

 

ESCOLHA A ADV SE...

√ Rodar a maior parte do tempo em áreas urbanas, por conta da maior facilidade em estacionar uma scooter e pela simplicidade de pilotagem oferecida pelo câmbio automático CVT.

√ Quiser a praticidade oferecida pelo compartimento de 27 litros de capacidade sob o banco.   

√ Precisar de um assento com menor distância do solo, indicado para motociclistas iniciantes ou de estatura baixa.

√ Valorizar tecnologias exclusivas, como o sistema Idling Stop, a praticidade da Smart Key, a porta USB para recarga de smartphones e a iluminação full LED.

√ Adorar o estilo moderno e singular de uma scooter aventureira, algo que só a Honda oferece.

 

E MAIS...

A XRE 190 e a Scooter ADV são opções de categorias distintas, mas que podem atender a necessidades muito parecidas. Ambas são adequadas para motociclistas iniciantes, oferecem a segurança do freio ABS na roda dianteira, consomem pouco combustível e a despesa de manutenção delas é mínima. Fora isso, encaram estradinhas de terra e podem ser usadas tanto para o vai e vem do dia a dia quanto para passeios de fim de semana.

Então, já escolheu qual é a que melhor se encaixa em seus sonhos e necessidades práticas?