Encontrar uma concessionária

O passo a passo para tirar a habilitação de moto

Primeiros passos

Nem todo começo tem que ser difícil: a experiência de quem sabe para aqueles que querem e precisam ficar sabendo.

O passo a passo para tirar a habilitação de moto

Primeiros passos 30/09/2020

Andar de motocicleta é um sonho e quando a idade mínima para tirar a CNH de moto – Carteira Nacional de Habilitação – é atingida, o tão esperado 18 anos, a ansiedade de estar aguardando dá lugar ao processo que, quando terminado, permitirá a pilotagem segura e acima de tudo, respeitando as leis.

E então começam os questionamentos de quem deseja ser um piloto iniciante, “como tirar a carta de moto?” O primeiro passo para tirar a CNH de moto é fazer o cadastro no site do Detran de seu estado e agendar um atendimento presencial para apresentação de documentos, como: RG, CPF e um comprovante de residência atualizado (entregando também, as respectivas cópias). Na mesma ocasião, dados biométricos são coletados junto com a assinatura do candidato, que também deve fazer um teste que comprovará a alfabetização.

Nesse processo todo, também se incluem os exames de saúde física e mental. Além de uma avaliação psicológica. Tudo isso é obrigatório para dar início ao processo da 1ª habilitação e deve ser realizado em clínicas de profissionais credenciados pelo Detran. Estando tudo OK – documentação e aprovação nos exames clínicos – chega a hora da matrícula na moto escola, que deve ser credenciada no Detran, estar bem cotada pelos ex-alunos e cobrar um valor que caiba nas finanças. É importante exigir um contrato claro, onde discrimine tudo que estará incluso no valor.

Uma vez feita a matrícula na moto escola, virão as 45 horas/aula do curso de instrução teórica sobre as leis de trânsito que envolvem o ato de dirigir. Noções de direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica também serão temas abordados nessas aulas.  Ao final deste curso, um exame é realizado e em caso de aprovação, se iniciará as aulas sob a supervisão de um instrutor. Após concluir esse processo, chegará o tão esperado e temido dia da prova prática de moto.

São exigidas pelo menos 20 horas/aula antes de poder realizar o exame prático. Todas as aulas deverão ser realizadas em local especificamente preparado, que simula o roteiro do exame ou em alguns casos, é o próprio lugar onde será feita a avaliação pelos fiscais do Detran.

É importante destacar que a aprovação no exame prático não dá acesso direto à CNH: durante um ano o recém-habilitado usará um documento chamado PPD, a Permissão Para Dirigir. Ela tem validade de um ano, período no qual as multas – uma gravíssima, grave ou ainda mais de uma média – fará todo o processo voltar a zero. Ou seja, a CNH só será conseguida definitivamente depois de um ano de bom comportamento no trânsito.

Uma questão fundamental é quanto custa para tirar a CNH de moto por conta das taxas cobradas pelo Detran variarem de estado para estado – assim como os valores cobrados pelas moto escolas –  uma resposta exata não pode ser dada. Porém, valores ao redor de RS 1.800 a R$ 2.200 para todo o processo refletem a atual realidade.