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O que é torque, potência, cilindrada do motor?

Na Garagem

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O que é torque, potência, cilindrada do motor?

Na Garagem 21/06/2021
Torque e potência da moto Honda Cb Twister 250

Quando você dá a partida no motor de sua motocicleta ele produz torque e potência, duas grandezas físicas ligadas entre si, muito comentadas em rodinhas de aficionados. No entanto, apesar de estarem “na boca do povo”, o conceito exato de torque e potência é bem pouco compreendido, e assim vale a pena explicá-lo.

Ao girar o acelerador, com motor ligado, o que acontece? Uma porção de ar misturado a combustível entra na câmara de combustão (ou câmaras, no caso de motores de mais de um cilindro). Esta mistura explode por “culpa” da faísca da vela, e a energia gerada por tal explosão empurra o pistão – ou pistões – violentamente, uma força longitudinal que é transformada em movimento circular pela biela ligada ao virabrequim, ou árvore de manivelas.

O torque, geralmente expresso em kgf.m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia. Já a potência, usualmente expressa em cv (cavalo vapor) ou kW (quilowatt), é a quantidade de força que um motor pode realizar em um determinado período tempo.

Complicado? Então vamos dar um exemplo um tanto quanto tosco, mas que ajuda a entender melhor tais conceitos. Imagine você usando uma chave de fenda para sacar um parafuso: quando você faz força no cabo da ferramenta e o parafuso está emperrado, por mais que ele não gire, você está fazendo força, ou seja, aplicando torque. Caso ele gire, potência será este torque multiplicado pela velocidade máxima com a qual você vai conseguir girar a chave de fenda. Comprova este exemplo o fato de que, matematicamente, potência é torque multiplicado por rpm, as rotações por minuto.

Para produzir mais potência, o motor requer ou mais torque, ou mais rotações por minutos, ou ambos. Na prática, especialmente no mundo dos motores motociclísticos, podemos simplificar as coisas da seguinte maneira: os motores terão mais torque – e consequentemente mais potência –, quanto maior for seu tamanho, e aí chegamos ao terceiro elemento citado lá em cima, no título: a cilindrada.

Você sabe o que é cilindrada do motor? Bom vamos lá, este substantivo feminino exprime o volume interno do cilindro (ou cilindros) de um motor a combustão, o seu tamanho, usualmente indicado pela abreviação (cc ou cm3, dá na mesma) da unidade de medida comumente usada no Brasil, centímetros cúbicos.

É errado dizer que a potência de um motor “é de 350 cm3”, pois este é seu tamanho e potência deve ser expressa em cv ou kW. Porém, relacionar tamanho, a quantidade de cm3 (a cilindrada!) com potência, tende a ser correto. Porquê “tende”? Pela razão de que, dependendo do tipo de construção e destinação, um motor de cilindrada menor pode ter mais potência que um bem maior. Um bom exemplo é comparar duas motos com motores de tamanho idêntico, mas com potências bem diferentes: a Honda CB Twister com a Honda NSF 250R, que compete na Moto3, categoria do Mundial de Motovelocidade.

A NSF 250R, projetada para competição, tem 48,3 cv de potência a 13.000 rpm e torque máximo de 2,85 kgf.m a 10.500 rpm. Já a CB Twister, pensada para o uso no dia a dia, tem 22,4 cv a 7.500 rpm e 2,24 kgf.m a 6.000 rpm. Esta brutal diferença se explica não apenas pela evidente diferença do regime de rotação máxima de seus motores, mas por outras características construtivas e materiais empregados, e principalmente pelo tipo de uso, a finalidade do projeto. Outra diferença gritante entre estas motos é o peso: 84 kg para a NSF 250R e 137 kg na Twister, o que nos dá a deixa para um assunto futuro, e muito importante para fins de desempenho, consumo e maneabilidade: a relação peso-potência. Aguardem...