Encontrar uma concessionária

Qual o melhor óleo para sua moto? Semi sintético, sintético ou mineral

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Qual o melhor óleo para sua moto? Semi sintético, sintético ou mineral

Na Garagem 10/05/2021
Piloto mulher olhando mecânico trocando óleo de moto Honda  CB 650F

saúde do motor de sua moto ou scooter depende de uma perfeita lubrificação. Não basta apenas respeitar o prazo recomendado pelo fabricante para a troca do óleo; também deve se dar muita atenção ao tipo do lubrificante.

A melhor opção é usar, sempre, o lubrificante recomendado pela Honda, testado exaustivamente durante o desenvolvimento de sua moto, e portanto o que melhor atende com as exigências técnicas do motor.  É o óleo que foi colocado no motor de sua moto na linha de montagem, e também o utilizado nas concessionárias.

No manual do proprietário consta a exata especificação do óleo recomendado pela Honda para sua moto ou scooter, cuja formulação garante a melhor performance, seja em desempenho como em proteção o contra desgaste.

Atualmente, a Honda produz dois óleos exclusivos para os veículos de duas rodas; o Pro Honda 10W30 MA é destinado às motocicletas, enquanto o Pro Honda 10W30 Scooter MB é o mais adequado para as Scooters. Ambos são lubrificantes semissintéticos modernos, dotados de aditivos especiais como antioxidantes, inibidores de corrosão, detergentes e redutores de atrito

Óleos semissintéticos ou sintéticos vem substituindo os lubrificantes puramente minerais, que eram o padrão usado nos motores até há pouco tempo atrás. Portanto, vale a pena explicar o que os diferencia.

ÓLEO MINERAL – Obtido através do refino do petróleo cru, o óleo mineral é o mais comum e mais barato do mercado. Necessita de adição de aditivos para atingir uma boa capacidade de lubrificação. Todavia, o óleo mineral tende a formar depósitos e a tão temida carbonização, assim como sua  eficácia se reduz rapidamente, obrigando assim à trocas mais frequentes.

ÓLEO SEMISSINTÉTICO – É um mistura entre o óleo mineral e sintético, cuja fórmula busca o equilíbrio entre custo acessível e lubrificação eficiente, garantindo performance superior à do óleo mineral puro. maior durabilidade e menor tendência à formação de depósitos – conhecida como borra – e carbonização.

ÓLEO SINTÉTICO – Fabricado através de um extenso processo industrial no qual reações químicas resultam em um produto cuja característica mais marcante é a extrema durabilidade, que é acompanhada de uma capacidade de lubrificação superior. Todavia, é o tipo de óleo mais caro, e por isso deve ser usado apenas em motores de altíssima performance cujo fabricante os indique explicitamente.