Encontrar uma concessionária

Qual o melhor pneu para sua moto ou scooter?

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Qual o melhor pneu para sua moto ou scooter?

Na Garagem 13/06/2023
Atendimento de Pós venda em Concessionária Honda Motos

Pergunta rápida: Qual o melhor pneu para sua moto? Quem respondeu – “Um novinho em folha!” – mandou bem, mas não acertou a resposta toda. A resposta que mereceria nota 10 seria – “Um novinho em folha, de marca boa e medida correta!”

Pneus são o ponto de ligação entre sua moto e o solo. Quanto melhor for este contato maior será sua segurança. Há uma série de fatores para determinar a qualidade de um pneu e sua adequação, tanto à sua moto como ao tipo de uso que você faz dela.

Infelizmente para alguns motociclistas pneu “é tudo igual”: preto, redondo e com um buraco no meio, e na hora da troca acaba prevalecendo a opção pelo mais barato. Porém, como diz o velho ditado, “o barato sai caro”.

Não há milagre: pneus de preço baixo são feitos com materiais baratos e com pouca ou nenhuma tecnologia. Um dos menores problemas de pneus baratinhos é a baixa durabilidade, os mais graves são a piora na estabilidade, na capacidade de frenagem, no controle em piso molhado e resistência a impactos.

Motociclistas experientes sabem que pneus são componentes onde fazer economia não vale a pena. Muitos aprenderam de maneira dolorosa como economizar em uma parte tão fundamental não vale a pena. O melhor é seguir a recomendação de quem estudou o assunto a fundo: o fabricante de sua moto.

Sim, isso mesmo: no manual do proprietário de sua motocicleta você encontrará a melhor indicação de marca e modelo para a trocar os pneus de sua motocicleta ou scooter.

A vantagem de usar os pneus recomendados pelo manual está no fato de que eles passaram pela homologação oficial do fabricante de sua moto, o que significa que foram estes os pneus utilizados durante a fase de desenvolvimento do modelo.

Resumindo, os pneus citados no manual do proprietário foram projetados levando em conta as características de sua moto, e receberam o OK dos pilotos de testes como sendo os mais eficientes em termos globais.

Na fase de projeto de uma moto ou scooter, milhares de quilômetros são rodados e um dos mais exaustivos trabalhos é a definição do melhor tipo de pneu, cujo resultado final soma a experiência da fabricante da moto com a da fabricante de pneus envolvida no processo.

Não é preciso dizer que o interesse de ambas as partes tem um só objetivo: proporcionar o melhor em termos de segurança, durabilidade, aderência no seco ou no molhado, resistência a impactos e baixo índice de ruídos.

Portanto, na hora de escolher pneus novos para sua motocicleta, não invente moda. Siga o que está escrito no manual do proprietário. Em certos modelos de motos há mais de uma opção quanto à marca e modelo de pneus. Aliás, uma leitura atenta do manual te dará muitas outras dicas a respeito dos cuidados a se ter com os pneus, aspectos que vão bem além da simples verificação do desgaste da banda de rodagem e da pressão recomendada, coisa que deve ser feita periodicamente.

Caso você não tenha, ou não lembre, onde guardou o manual do proprietário de sua Honda, sem problema: acesse o site e procure Pós-Venda Honda. Ali você encontrará uma aba que te levará a todos os manuais das motos e scooters Honda comercializadas no Brasil desde sempre, e que podem ser visualizados ou baixados em pdf.