Encontrar uma concessionária

Qual a próxima trilha?

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Qual a próxima trilha?

Na prática 19/08/2020
Piloto olhando paisagem em moto de trilha Honda CRF 250R

Fazer uma trilha de moto é uma experiência inesquecível. Mergulhar na natureza ao guidão é tudo de bom, um lazer que pode virar o hobby de todos os finais de semana, uma verdadeira atividade esportiva, boa para a cabeça, boa para o físico, que todos da família podem curtir.

A prática do off-road está embrenhada nos brasileiros, pois temos a vantagem de viver em um país de topografia variada, onde achar florestas, dunas e desertos é fácil e as restrições à prática são mínimas.

À pergunta clássica “qual a melhor moto de trilha da Honda”, a resposta genérica é... “A que estiver a seu alcance! ” Sem exagero, quem conhece o Brasil sabe que em muitas localidades as pequenas Pop 110i, Biz e as lendárias CG são usadas para encarar terrenos difíceis sem nenhuma cerimônia. Mas aqui é papo é outro, é recomendar a Honda de trilha certa para cada tipo de uso, e para cada tipo de usuário.

Você é iniciante, e quer começar pelo primeiro degrau, como deve ser? Então as leves e fáceis NXR 160 Bros darão conta do recado se o objetivo for encarar estradinhas de terra sem grandes dificuldades. Equipadas com pneus mistos, bons no asfalto e fora dele, as NXR trazem outros itens adequados ao off-road como guidão largo e alto, boa distância livre em relação ao solo, suspensões robustas e uma ergonomia exata para controlar a moto em terrenos escorregadios.

As NXR 160 Bros estão em um mesmo patamar que as XRE 190 e 300: todas encaram estradas ruins, e mesmo não sendo 100% específicas para o off-road servem para dar os primeiros passos na terra sem que seja necessário modificá-las. O que muda de uma para outra é a potência e peso, e assim, a escolha entre 160, 190 e 300 dependerá mais de sua experiência, biótipo e disponibilidade financeira do que do tipo de trilha a ser encarado.

Já para os “segundos passos” no off-road, ou para aqueles iniciantes que desejam uma moto especificamente projetada para uso na trilha, a Honda criou as CRF 230F e CRF 250F, motos 100% voltadas para uso em off-road, capazes de encarar desde a mais tranquila estradinha de terra ao mais cascudo trecho de aventura. Aliás, as CRF 230 e 250F são motos que podem, inclusive, servir de porta de entrada no mundo das competições, escola para o salto seguinte: as profissionais CRF 250R e RX e CRF 450R e RX, destinadas a pilotos experientes.

Criadas a partir do grande know-how da Honda quando o assunto é rali, enduro ou motocross, as CRF 230 e 250F “Made in Manaus” são motos ao mesmo tempo simples, robustas, fáceis de pilotar, perfeitamente ajustadas para rodar no planeta terra, literalmente. E então, está esperando o quê para experimentar a magia do off-road ao guidão de uma Honda?