Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
Janeiro, mês de Rally Dakar. Pela 48ª vez na história, centenas de competidores largarão no próximo dia 3 de janeiro para aquela que é considerada a mais desafiadora competição off-road do planeta. Nesta edição, que se encerrará dia 17 de janeiro, o percurso terá cerca 8.000 km dos quais 5.000 de etapas especiais, contra o cronômetro, disputadas nas areias da Arábia Saudita.
A Honda estará empenhada na disputa pela vitória do Rally Dakar com seu time oficial, o Monster Energy Honda HRC. Ao guidão da CRF450 Rally estarão o estadunidense Ricky Brabec – vencedor do Dakar em 2020 e 2024 –, seu compatriota Skyler Howes, o francês Adrien Van Beveren e o espanhol Tosha Scahreina, que neste ano de 2025 foi vice-campeão do Dakar e vencedor do Rally dos Sertões 2025.
A trajetória da Honda no Rally
O histórico da Honda no Rally é pontilhado de vitórias históricas, a primeira delas logo no segundo ano de participação da equipe, em 1982, com uma XR550 praticamente de série. De 1986 a 1989 a Honda dominou com o incrível protótipo Honda NXR 780V, em uma época na qual o Rally Dakar era disputado na África. Após esta sequência de vitórias a Honda deixou de participar oficialmente do Dakar, voltando apenas em 2013, quando a disputa migrou para a América do Sul, com o objetivo de desenvolver a CRF450.
A era moderna: CRF450 e a retomada as glórias
A primeira vitória da Honda nesta nova fase aconteceu em 2020, quando o Rally Dakar passou a ser disputado na Arábia Saudita. A vitória se repetiu em 2021 e em 2024, sempre com a Honda CRF450 Rally, um protótipo diretamente derivado da Honda CRF450 de normal venda ao público. Para encarar a maratona a CRF450 recebe tanques de combustível suplementares, alcançando um total de 35 litros e adequações específicas para o uso em rally, como uma completa torre de navegação e um motor que supera os 70 cv.
De acordo com o português Ruben Faria, chefe de equipe do Monster Energy Honda HRC, o Rally Dakar é a mais importante competição do ano para o time, sendo a primeira e mais dura etapa do W2RC, o Mundial de Rally-Raid, que terá um total de cinco etapas:
Dakar Rally – de 3 a 17/1Rally de Portugal – 17 a 22/3Ruta 40 Argentina – 24 a 29/5Rally do Marrocos – 28/9 a 03/10Rally Abu Dhabi – 22 a 28/11
Siga o Rally Dakar 2026 pelas redes sociais da Honda Motos, (hondamotosbr e hondaracing no Instagram) no Youtube (@HondaMotosBrasil, @HondaRacingGLB) e também pelo site da organização do Dakar (https://www.dakar.com)
Grupo de pilotos de rally acelerando juntos
Moto de rally vista pela direita
Piloto descendo uma duna inclinada
Piloto fazendo curva agressiva na areia
Quatro motos de rally cruzando o deserto em fila