A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.
O motor de sua Honda pode ser refrigerado a ar ou por líquido, e é exatamente sobre as particularidades desta última tecnologia que vamos tratar. Também conhecida como refrigeração a água, o sistema que se destina a manter a estabilidade térmica do motor, fator essencial para o bom funcionamento de qualquer motor, além de conter o excesso de temperatura, que pode provocar uma quebra mecânica.
O calor gerado pela queima da mistura ar + combustível no interior do motor é dissipado por um processo que envolve a circulação do líquido de arrefecimento em um circuito fechado, formado por galerias entre a parede externa do motor e o cilindro. O líquido, que circula pela ação da bomba d’água, passa por um radiador que, exposto a um fluxo de ar gerado pelo movimento da motocicleta – e por vezes pela ação de uma ventoinha –, resfria o líquido.
Mas o que é o líquido de arrefecimento? Trata-se de uma mistura de água destilada com etilenoglicol, composto químico que retarda o ponto de ebulição a cerca de 120 ºC, quando o normal é 100 ºC, e também reduz o ponto de congelamento para temperaturas inferiores a 0 ºC. Além disso, o etilenoglicol protege o motor contra corrosão interna.
Toda motocicleta ou scooter dotada de motor com arrefecimento a líquido tem um vaso de expansão, um reservatório de plástico translúcido com a indicação de nível máximo e mínimo do circuito de refrigeração, nível que varia de acordo com a temperatura do motor. É fundamental que o nível do líquido de arrefecimento esteja sempre entre essas marcas. Se necessário, é recomendável completar o nível usando o Líquido de Arrefecimento Pro Honda. A redução do nível com grande frequência, sem que a motocicleta ou scooter tenham sido usados em condições de calor extremo ou em longos percursos, demanda imediata verificação por parte de um mecânico.
A capacidade do líquido de arrefecimento varia de acordo com o tamanho do motor: na scooter Honda PCX, a capacidade total do sistema é de 1,2 litro; na Honda GL 1800 Gold Wing, a capacidade é de 2,9 litros. De acordo com o Manual do Proprietário, o nível do sistema de arrefecimento de todas as motos e scooters Honda deve ser verificado a cada 12 mil quilômetros e a troca integral do líquido realizada a cada 3 anos.
Um equipamento presente nas motos e scooters que têm motores arrefecidos a líquido é o indicador de temperatura no painel de instrumentos, que pode ser analógico ou digital. Através dele, é possível controlar a temperatura em tempo real, o que evita danos maiores ao motor na hipótese de ocorrer um superaquecimento.
O sistema de arrefecimento a líquido é especialmente indicado nos motores tecnicamente mais sofisticados e/ou de potência elevada. Porém, o maior número de componentes implica em manutenção mais complexa, e esta é mais uma das razões por não ser adotado em motocicletas ou scooters de pequena ou até média cilindrada, visando redução de custo e maior simplicidade construtiva e de gestão.
É sempre recomendável realizar os procedimentos relativos à manutenção de sua moto ou scooter nas concessionárias Honda. A grande importância do sistema de arrefecimento determina rígida rotina de verificação do nível, atenção a qualquer variação anormal no indicador de temperatura do motor e, claro, respeitar os intervalos determinados pelo Manual do Proprietário, assim como utilizar o Líquido de Arrefecimento Pro Honda. Procedendo desse modo, a durabilidade e o bom funcionamento de sua moto Honda estarão garantidos.
Radiador Moto Honda RC
Sistema de Refrigeraçõ líquida em motor de 4 cilindros